Bargeri 15/09/2021
Resenha - Conto A Cartomante
Machado de Assis foi um jornalista, contista, cronista, poeta e um dos maiores representantes da literatura brasileira, nasceu no Rio de Janeiro, em 21 de junho de 1839, e faleceu dia 29 de setembro de 1908. É autor de diversas obras, como "Dom Casmurro", "Póstumas de Brás Cubas", entre muitas outras. As caraterísticas principais de seu trabalho são o humor e reflexão, frases irônicas e sugestivas e formalidade gramatical, além de estar muito ligado ao realismo que é a escola literária que analisa a realidade. Tem sua origem na França e chegou no Brasil logo após o Romantismo. Marcado pelo objetivismo, pela veracidade e pela denúncia social.
Como em um dos seus contos chamado " A Cartomante", que contém Rita, uma dama de trinta anos, formosa, tonta, graciosa, casada com Vilela e amante de Camilo, Vilela um homem burguês, que aos vinte e nove anos é casado com Rita, vive em uma casa em Botafogo e tem um escritório de advocacia, Camilo um funcionário público, com vinte e seis anos, amigo de infância de Vilela e amante de Rita, e a Cartomante uma mulher com cerca de quarenta anos, italiana, morena, magra e com olhos grandes, ela era como um oráculo para Rita e Camilo “verem” o futuro. A história fala sobre um triângulo amoroso entre Vilela, Rita e Camilo. Onde Rita e Camilo são casados e vivem juntos em Botafogo, mas com o passar do tempo Rita se sente angustiada com a sua relação amorosa e resolve consultar, às escondidas, uma cartomante. Ela que era apaixonada pelo amigo de infância do seu marido Camilo, e ambos tinham uma relação oculta e se encontravam na Rua dos Barbonos. Porém o problema surge quando Camilo começa a receber cartas anônimas de alguém que revela saber da relação estreita deles, Camilo sem saber como reagir, se afasta de Vilela, que estranha o afastamento do amigo. Preocupado e desesperado após receber um bilhete de Vilela convidando-o para um encontro em sua casa, ele vai a procura da cartomante, que o diz que nada dará errado e que Vilela nunca descobriria a traição. Ele assim fica mais calmo e vai encontrar o amigo em sua casa, mas acaba se surpreendendo.
Por fim é notável perceber que o casamento é baseado no financeiro e não no amor que, deveria unir o casal. Eles são ricos justamente por se apresentarem como seres não perfeitos, com atitudes boas e más, generosas e baixas. Não dá para dizer que no conto há um herói ou um vilão, pois todos carregam atitudes positivas e negativas.