Marighella #Livre

Marighella #Livre




Resenhas - Marighella #Livre


15 encontrados | exibindo 1 a 15


Anderson.Gama 11/08/2024

Uma boa introdução
Acho que minha nota baixa é justamente por esperar mais. Do livro, achei ele raso em relação a vida e as ações de Marighella, mas gostei da narrativa do "E se marighella ainda estivesse entre nós ".

Enfim, o livro tem potencial, mas acho que poderia ir mais afundo na história e nas narrativas criadas a partir dela também.
comentários(0)comente



Marcos 02/06/2024

Conhecer Marighela é conhecer a história do Brasil
Perseguido por pensar um mundo melhor. Marighella se tornou o inimigo público número 1 da ditadura. Foi assassinado pelo Estado de maneira barbara sem passar por processo na justiça e sem haver pena de morte. Ainda hoje é pintado como um guerrilheiro comunista subversivo (do meu ponto de vista, um elogio visto de quem vem). Mas Marighella foi um herói da nação, lutou contra a opressão e se tornou um exemplo.
A HQ é muito boa, retrata momentos chave da vida de Marighella e, para mim, foi um ótimo complemento do filme.
comentários(0)comente



gabrielt3norio 05/04/2024

Essa reunião do trio apreciada logo após Paulo Freire Presente me tirou um pouco do peso enquanto uma HQ biografica, mas ainda assim muito boa
comentários(0)comente



Juninho 29/02/2024

Uma história em quadrinho que narra três histórias de Marighella. A primeira é sobre a tortura que sofreu na ditadura militar. O segundo foi o episódio o qual foi baleado no cinema. Por fim, a sua morte.
comentários(0)comente



@tigloko 01/12/2023

" E o que aterroriza os poderosos?"
Nesta HQ são abordados três períodos da vida de Carlos Marighella, político e líder revolucionário, sendo eles: a prisão e tortura em 1936, a luta e posterior prisão dentro de um cinema em 1964 e a sua morte através de uma emboscada 1969.

Gostei de conhecer a história do Marighella, que eu sei pouco, apesar da HQ ser bem breve em contar esses momentos. Mesmo assim deu para compreender a importância dessa figura histórica até para os dias de hoje.

As duas primeiras partes da HQ tem um traço mais simples e para mim não combinaram tanto com a história, que envolvia tortura e violência. A última parte tem um traço mais rebuscado, dando o tom sombrio que o momento pede.

É uma HQ interessante como introdução na história do Marighella e porta de entrada para buscar mais sobre sua vida em outras fontes.
comentários(0)comente



Lucas Rey 17/11/2023

Curto e bonito.
Um curto, bonito e respeitoso quadrinho que conta as três principais passagens da vida de Carlos Marighella. E, principalmente, joga mais luz aos fatos da sua morte, como por exemplo, o fato de ele estar desarmado e, mesmo assim, os militares terem matado um policial com fogo amigo; o ápice da incompetência e da mediocridade que sempre esteve presente em qualquer militar.

Como o próprio prefácio diz, Marighella poderia ter sido uma grande personalidade. Digo, participado da vida política do país, ser um grande intelectual, escritor... Mas a nossa República de Bananas o relegou a luta armada que, ainda assim, ele o fez muito bem.
comentários(0)comente



dricolina 12/09/2023

Um lixo
Apesar de eu amar a história do Marighella, que gibizinho mais bunda hein... Achei super mal roteirizado pqp
comentários(0)comente



Gabriele71 10/05/2023

Excepcional...
Um olhar sensível dos autores em trazer o sofrimento sofrido por Marighella e as nuances desse sofrimento mas também como foi importante em vida. Gostei muito. Parabéns aos autores por essa hq!
comentários(0)comente



@salvejorgelucas 31/10/2022

revolução no brasil tem um nome.
sempre bom reviver a memória de carlos marighella. Ainda mais, quando ela é bem escrita e bem desenhada dessa forma.
comentários(0)comente



sofia.ivankio 21/10/2022

Marighella Livre!!!
O jeito que essa hq traz à tona alguns acontecimentos atuais e também alguns "episódios" da vida de Marighella é incrível.

Além de fazer uma crítica ao atual também relembra como era e é difícil para as pessoas que se dizem comunistas ou apoiam o comunismo; fala também da corrupção do governo na época dele.

De um jeito de fácil compreensão e rápida leitura. Incrível!!
comentários(0)comente



Davenir - Diário de Anarres 15/09/2021

HQ para ler e se inspirar!
"Marighella #livre" é uma HQ da Editora Draco de 2020. Tem roteiro de Rogério Faria e desenhos de Ricardo Sousa e Jefferson Costa. A HQ não foi feita para fazer média com o leitor, muito menos se desculpar de qualquer coisa. É uma celebração e uma biografia dos momentos mais intensos da vida do guerrilheiro que foi preso diversas vezes apenas por ser comunista. Apesar de Marighella ser mais conhecido por sua trajetória durante a Ditadura Militar, onde entrou para a guerrilha armada, a história mostra momentos onde foi torturado na era Vargas, mostrando que a tradição do autoritarismo não nasceu em 1964. A história vai e vem no tempo enganchando momentos até o ápice trágico. A opção pelos desenhos em preto e branco ajuda o leitor a entrar no clima de época e valoriza principalmente a sequência final. Não adianta nada curtir a estética cyberpunk e seus heróis revoltosos e cheios de atitude e ignorar nossos próprios exemplos de revolta.

Marighella Vive!

site: http://wilburdcontos.blogspot.com/2021/09/resenha-199-marighella-livre-rogerio.html
comentários(0)comente



Lucas Lima 13/10/2020

resistência
4.5 considerando que é um projeto independente e realizado por meio do Catarse. com mais recursos poderiam ter feito de maneira mais detalhada.
comentários(0)comente



Virgilio_Luna 02/09/2020

Liberdade!
Acho que a HQ do Marighella consegue exprimir muito sobre aspectos que continuam presentes em nossa sociedade: a violência policial, a discriminação por classe e por opção política. A própria estrutura repressiva do Vargas, que é a base da democracia burguesa, se manteve em Magalhães e na ditadura - até hoje, na verdade, sentimos os resquícios da repreensão. "Já desistiu de ser comunista?", perguntou um de seus torturadores do período Vargas, "Por ora, não". Como sempre, os comunistas são atacados por todos os lados, até mesmo pelo povo, sua luta não é reconhecida. Mas ela só começou. Ressaltar a imagem de Marighella é lembrar da importância de um grupo político basilar para a defesa dos ideais campesinos e proletários, para a esquerda. Lembrar de Marighella é deixá-lo livre. A luta só começou, Marighella vive!
comentários(0)comente



Ingrid Bays 15/06/2020

Uma HQ Maldita!
Que Marighella siga representando essa ideia de insubordinação, de revolta. Que sigamos nos inspirando, com o auxílio de obras como essa! Marighella vive!
comentários(0)comente



15 encontrados | exibindo 1 a 15