David Copperfield

David Copperfield Charles Dickens




Resenhas - David Copperfield


481 encontrados | exibindo 226 a 241
16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 |


Ellen - @anotacoesliterarias 28/10/2021

David Copperfield é um romance de formação, onde vamos acompanhar a trajetória de vida do David, da infância até a vida adulta.⁣

David, nasceu órfão de pai e teve uma infância feliz até sua mãe se casar com o Sr Murdstone e tudo mudar.⁣

Uma história marcada pelo abandono, perda, decepções, luto, descobertas, amor e amizades. Cheia de personagens memoráveis e alguns detestáveis.⁣
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Andrea.Garcia 23/10/2021

Romance de formação
Nessa obra conhecemos o personagem David Copperfield do nascimento a maturidade.
O livro é escrito em primeira pessoa em formato de memórias, dessa forma ao longo da leitura dos capítulos presenciamos os sentimentos envolvidos ao reviver aquelas lembranças, além de ganchos para os acontecimentos de capítulos futuros.
É uma leitura lenta, mas muito agradável, principalmente os capítulos que descrevem a infância do David Copperfield e o desfecho que o autor apresenta para cada personagem.
comentários(0)comente



Chele 22/10/2021

Romance de formação preferido do próprio autor Charles Dickens, narra en primera pessoa a história do incrível e doce David Copperfield. Esse é um livro pra agradar todos os paladares, pois tem drama, comédia, sátiras, emoções, suspense, enfim um solo fértil com uma gama bem variada. Admirado por muitos escritores de seu tempo, e dos seguintes, Dickens se mantém como um dos escritores ingleses mais influentes de todos os tempos. A descrição feita da vida de Copperfield desde a infância até a fase a adulta são insuperáveis, visto que sentimos a mudança narrativa de acordo com a mudança e crescimento do personagem, como se cada fase fosse contada pelo autor em seu respectivo momento. Uma trama com mais de 50 personagens muito bem delineados e sem pontas soltas, cheio de muito sofrimento (oh como sofre o coitado) mas também de muitas alegrias e felicidade. É pra rir, é pra chorar, é pra amar ...
comentários(0)comente



de Paula 27/09/2021

Ah, Charles Dickens!
Que obra primorosa desse autor que acabei de conhecer, mas já se tornou um dos mais estimados para mim! É um calhamaço? Sim, com certeza. O que importa é que vale a pena cada palavra nele escrita.

Mergulhar nas memórias de David Copperfield, um inocente e singelo garoto que vive desde a idade mais tenra as angústias da vida, vendo o seu crescimento no passar das páginas até a sua verdadeira felicidade, é algo delicioso de se fazer, principalmente acompanhado de personagens tão maravilhosos e humanos, tão bem construídos. Deixo minha menção honrosa a Peggotty, Mr. Barkis, Ham, Mr. Peggotty, Marta, Mr. Dick, Mr. e Mrs. Strong, Miss Mowcher e Mr. Mell, que personagens!

Agora vou falar dos meus queridinhos e o motivo deles serem tão importantes. Primeiramente falar de Betsey Trotwood, que mulher incrível! É tão importante ter alguém como ela na história da literatura, considerando sua publicação em 1850. A tia era uma mulher muito a frente do seu tempo, sendo empoderada, independente, forte, batalhadora, que não esmorecia diante das dificuldades e, sobretudo, humana. Cheia de arrependimentos e erros, mas com um coração tão puro e com a capacidade de enxergar o que as pessoas mais sãs e sábias não podem. E de sua inteira responsabilidade a formação do seu querido sobrinho-filho Trot, assim como a salvação do Mr. Dick. Que mulher!

Ainda falando de mulheres incríveis, que não faltam nessa narrativa, tenho que falar da querida Inês/Agnes. Dona de uma força e abnegação tão grandes, não surpreende sua felicidade encontrada depois de tantas tristezas e desenganos, que suportou com tanta resignação, só mostram o quanto o autor sabia valorizar as virtudes femininas tão importantes na construção do David Copperfield.

A família Micawber é um charme a parte. Suas lutas diante dos desenganos da vida industrial inglesa noa mostram que caráter não se compra, em absoluto, e que sempre é tempo de reconstruir e recomeçar. Não é fácil ser proletariado e ainda ter condições financeiras para manter os seus, mesmo diante de todas as dificuldades, a união e o amor que une essa família é algo admirável e exemplar.

Não vou falar dos "vilões" dessa história, porque não quero dar vazão a estes em minha resenha, embora os considere em sua essência completamente humanos. Sei bem o que é ter um Uriah Heep na vida, por isso não penso que sua narrativa seja o cerne da história, embora na vida nos separemos com figuras tão vis e perversas. Outra parte que não vou comentar são os personagens que pelas suas atitudes ou escolhas tornavam, por vezes, difícil a tarefa da leitura, por questões pessoais e pífias.

Por ser um romance de construção, quero dizer que apreciei cada momento de David Copperfield, com muito gosto e, por vezes, raiva, confesso, pela integridade e pureza do querido Davy. É uma grande obra da literatura inglesa e mundial, apreciada por mentes brilhantes de várias eras.

É uma literatura simples, que nos mostra o cotidiano de uma era tão conhecida pela humanidade, a revolução industrial, mas, por ter personagens tão humanos, tornar a obra acessível. A das melhores leituras da minha vida, sem dúvida.
comentários(0)comente



Leo 24/09/2021

5 RAZÕES PARA LER: DAVID COPPERFIELD
"Seja o herói da sua própria vida"

Autor: Charles Dickens
N° de páginas: 1151

- SINOPSE:

David Copperfield nasceu nas primeiras horas de uma noite de sexta-feira. A partir do nascimento do menino, acompanhamos sua história até a vida adulta ? história recheada de aventura, mistérios, segredos, reviravoltas e vilões detestáveis.

Conheça o menino que enfrentou a dura realidade da Inglaterra em meados de 1830. Conheça as pessoas que o protegeram e as que fizeram de tudo para prejudicá-lo. Conheça a vontade de vencer, a resiliência e a coragem dele. Conheça David Copperfield.

- RAZÕES:

I - ESCRITA CINEMATOGRÁFICA
A escrita de Charles é tão primorosa, que as cenas se formam nitidamente em nossa cabeça. Ler esse livro é como assistir um filme (um filme muito bem dirigido).

II - INFÂNCIA DE DAVID E A FORMA DE NARRAR
O livro é narrado em primeira pessoa por David. Inicialmente, o narrador é uma criança. Então, ver a pureza e a inocência com as quais ele enxerga o mundo é maravilhoso. Além disso, a narrativa vai mudando à medida que ele cresce, ou seja, amadurece junto com ele.

III - TEMPESTADE
Enquanto David vai visitar uma pessoa que ele ama, uma tempestade envolve a cidade ? e as consequências desse fenômeno natural violento serão devastadoras.

IV - PERSONAGENS
Acompanhar David e seus amigos durante a narrativa é fascinante. Os personagens são muito carismáticos.

V - MOMENTOS ENGRAÇADOS
A língua afiada de certos personagens proporciona momentos muito engraçados. A tia de David, por exemplo, fala tudo na lata e sem rodeios, o que faz nós, leitores, esboçarmos um belo sorriso ao ler a maioria das cenas em que ela aparece.

Responda nos comentários: te convenci a colocar ele na sua lista?
comentários(0)comente



Yansana 01/09/2021

Eu gostei muito desse livro , 4,5 ?? por conta de alguns capítulos maçantes , mas o autor conseguiu construir cada personagem com seu jeitinho e o jeito q eles se desenvolveram amadureceram me fez gostar bastante , não imaginava esse final então me fez gostar mais ainda.
comentários(0)comente



Kleber 01/09/2021

Excelente romance de formação
Foi uma experiência incrível, emocionante e muito divertida acompanhar a trajetória do David Copperfield, desde o seu nascimento até o seu completo amadurecimento.

Me identifiquei com diversas situações pelas quais o David passou, e odiei diversos personagens, assim como amei vários outros.

David Copperfield é sem dúvida um dos melhores romances de formação que já li na vida, e também um dos melhores que já foram feitos. Foi também o MAIOR livro, em número de páginas, que li até bo presente momento. Recomendo bastante que leiam.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Nelson 27/08/2021

Resenha
Um livro longo com vários altos e baixos, bem interessante, difícil parar de ler. Um clássico que vale a pena ler.
comentários(0)comente



Liduina 27/08/2021

Não tem como ler um livro como David Copperfield e não se emocionar. É um romance de formação maravilhoso, marcado por muito sofrimento, muita luta e muito amor. Amei.
comentários(0)comente



Carolina Del Puppo 23/08/2021

Inesquecível
Como é impressionante o que um livro é capaz de fazer, como é possível um autor tecer palavras, incutindo sentimentos e memórias nos corações alheios. Como é possível ter tantas sensações, apenas com fantasias, e estas tornando-se indescritivelmente fundamental para a constituição do eu? É impressionante.
comentários(0)comente



Fla 21/08/2021

Sensacional
Considerado o maior romance do século XIX, David Copperfield é surpreendente desde o primeiro capítulo com a descrição detalhada e comovente de sua infância. Narra com belíssima riqueza de detalhes toda a sua trajetória de vida e mais de 50 personagens complexos e vívidos até o último capítulo. Narrativa brilhante. Imperdível. Excepcional.
comentários(0)comente



Erika 20/08/2021

DAVID COPERFIELD
Tem como dar 10 estrelas? Favoritar 1.000 vezes?
É um livrão! E não estou dizendo de quantidade de páginas não
O autor não errou em nada
Ele não esqueceu de dar um ponto final a nenhum personagem.
Livro que fala da vida
De tristeza, amizade, falsidade, amor e lembranças.
PERFEITO...
comentários(0)comente



Livia.Escudeiro 19/08/2021

“Se serei herói de minha própria história ou se essa posição será ocupada por outra pessoa, é o que estas páginas devem mostrar”.

O livro é um romance de formação e traz as memórias de David Copperfield desde antes de vir ao mundo, numa Inglaterra vitoriana em que o nascimento era fator determinante da condição de vida, até a idade adulta, enquanto escreve a própria trajetória. Foram meses acompanhando sua história até se tornar o próprio herói e, apesar de ser um tijolão (tem 1121 páginas), é uma leitura simples e gostosa.

Como alerta Jerome Buckley no posfácio, a narrativa não deve ser encarada como uma autobiografia de Dickens, mas do próprio Copperfield, apesar de ter alguns pontos de encontro, por exemplo na parte em que David afirma que “se, por qualquer coisa que eu ponha nessa narrativa, vier a parecer que eu fui uma criança muito observadora (...), eu sem dúvida admito a característica”. Com certeza há aí o encontro de personagem e autor, pois a forma como o Dickens constrói as mais de 50 personagens, e descreve as imagens é perfeitamente clara, com profundidade, mas sem excessos e o que mais me encanta em sua escrita!

No prefácio ele afirma que “assim como muitos pais afetuosos, tenho no fundo do meu coração um filho predileto. E seu nome é DAVID COPPERFIELD”. Tem todos os motivos :)


site: https://www.instagram.com/deversoemprosa/
comentários(0)comente



481 encontrados | exibindo 226 a 241
16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 |