Malu 02/09/2020"Humildes somos, humildes fomos e humildes seremos"Esse clássico da literatura britânica publicado no século XIX conta a história da vida, desde o nascimento, de David Copperfield, é contada por um David mais velho que narra os acontecimentos importantes de sua vida.
Logo no início da narrativa percebemos que não foi uma vida fácil e simples. Ele vem ao mundo já sem a presença do pai, que morreu antes de seu nascimento e o autor anuncia esse fato de uma maneira bem tocante.
Nesse primeiro capítulo, que possui foco no nascimento do David, já nos é introduzido vários personagens e ao longo da narrativa é acrescentado uma leva de outros, o interessante que esses personagens, mesmo sendo muitos, não passam nem um pouco despercebidos, eles sempre possuem uma certa relevância na vida do herói e uma personalidade muito marcante que não os deixa serem simples coadjuvantes dentro do livro.
Existem varios núcleos em que esses personagens estão inclusos, cada núcleo possui uma ligação com David mas também problemas que não se relacionam com ele, ele na maioria das vezes é um mero expectador acompahando de perto o desenrolar das tramas a sua volta.
O lado bom de contar com tantos personagens é que amenisa o fato do personagem principal ser um frouxo, facilmente manipulado e enganado, em muitos momentos da leitura passei pano pra ele por que ele era só uma criança ou por que sofreu demais e por isso ele agia como agia, mas ele não muda muito essa personalidade conforme cresce e isso fez com que eu tivesse vontade de entrar dentro do livro e falar "ACORDA PRA VIDA DAVID".
Mesmo tendo mais de 1000 páginas e se tratar de um clássico, diferente do que parece, a leitura flui muito bem, a linguagem é de fácil compreensão e a história, contando com tantos personagens fascinantes, ajuda muito a prender o leitor.
Os diálogos todos de uma riqueza impressionante, com um humor muito perspicaz ou com um teor mais dramático, parecendo uma novela, com coincidências absurdas, mascara do vilão caindo, discussões, brigas e dramas, o que não falta é drama e é muito divertido acompanhar todos esses elementos na história.
Foi o meu primeiro calhamaço e não poderia ter começado com um livro melhor, tive a oportunidade de ler em conjunto na leitura coletiva do canal Ler antes de morrer e conhecer essa história fascinante. Super recomendo essa obra, principalmente pra quem gosta de clássicos!