David Copperfield

David Copperfield Charles Dickens




Resenhas - David Copperfield


479 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Ricardo.Kano 17/11/2024

Leitura essencial
DAVID COPPERFIELD, de Charles Dickens.
Publicado em 1850.
É um romance de formação (bildungsroman) e semi autobiográfico.
Foi considerado pelo próprio escritor como seu filho preferido.
O autor foi admirado e respeitado por autores como: Tostoi, Henry James, Dostoiévski, Frans Kafka, James Joice, etc
O livro narra desde o nascimento até o amadurecimento de David.
Os primeiros capítulos são insuperáveis na descrição da infância. Apresenta uma galeria de personagens memoráveis!
É narrado em primeira pessoa por David Copperfield, que é extremamente carismático. A morte de alguns são impactantes.
O vilão da história Uriah Heep é asqueroso, digno de desprezo e ódio para os personagens e leitores.
Tem uma escrita muito fluida e como estava lendo outros livros junto (Os Bruddebook, Gerra e Paz, Cem anos de solidão) quando sentia que estava perdendo o ritmo de leitura, lia David Copperfield pra reanimar a leitura.
É um calhamaço de 1.243 páginas, mas pra poderia continuar.
É uma leitura maravilhosa. Lamento quem não leu ou não vai ler.
comentários(0)comente



ELOISA 17/11/2024

Sensacional
Um romance de formação sensacional.
David Copperfield se tornou um dos melhores personagens que conheci em 2024.
É extremamente interessante acompanhar o desenvolvimento de David ao longo da história. Percebe-se um desenvolvimento nítido, que apresenta em ambas etapas da sua vida (desde a infância, a adolescência até a vida adulta).

David trata-se de um personagem construído por inúmeras virtudes. Torna-se um homem forte que não se deixa sucumbir pelo traumas e percalços que enfrenta ao longo da sua vida.

David, assim como qualquer pessoa da vida real está rodeado por inúmeras pessoas, cada qual com suas personalidades. Alguns personificam, seres humanos virtuosos, com caráter, que exercem o bem ao outro, como por exemplo o Sr. Daniel Peggotty e sua irmã Srta. Peggotty, a tia Betsey Trotwood, assim como Sr. Dick Trotwood (um senhor alucinado, de coração gigante, que tem os melhores conselhos do mundo), Srta. Agnes Wickfield e Srta. Dora, Tommy Traddles (aquele amigo do peito, quase que um irmão).

E claro!
Os principais antagonistas do romance, Sr. Edward e Srta. Jane Murdstone e Uriah Heep, que exemplificam as pessoas miseráveis que passam por nós em algum momento da vida.
Pessoas más, ambiciosas, traiçoeiras, manipuladoras, egocêntricas, que são capazes de fazer qualquer coisa e ou passar por cima de qualquer um, pra alcançar seus objetivos.

David Copperfield é um livraço com um mix de contrapontos, surpresas, aventuras e calmarias, com personagens que apresentam profundidade, virtuosos ou não.
Uma história bem amarrada e envolvente, que recebe o leitor como aquela pessoa que te convida para uma tarde com prosa e café.
Você precisa apenas sentar e desfrutar da tarde!
comentários(0)comente



bella 05/11/2024

David Copperfield (Grandes clássicos)
Legal essa coleção juvenil pra obras adultas. gostei bastante da facilidade e de ter a história mais resumida como um test drive pra saber se vale a pena a leitura do original - no meu caso, não foi o que aconteceu, mas interessante a ideia.
comentários(0)comente



Lolobela 21/10/2024

David Copperfield
Uma narrativa simplesmente fantástica, que me prendeu do início ao fim (mesmo eu tendo lido em um ritmo mais lento do que o normal, por algum motivo). É uma obra sem gigantescos acontecimentos, mas sim uma sucessão de incidentes menores, um relato da vida do protagonista, tendo como ponto de partida seu nascimento. Recomendo muito!
comentários(0)comente



Sandrinha 19/10/2024

Se serei o herói de minha própria vida, ou se essa posição será ocupada por alguma outra pessoa, é o que estas páginas devem mostrar.

Charles Dickens é um escritor fascinante! Seus livros são verdadeiras obras de arte. São clássicos da literatura inglesa que nunca envelhecem e sempre se mantêm atuais e ganham admiradores por todo o mundo. Independente de faixa etária ou condições sociais, Dickens encanta pela maneira simples e leve de denunciar e evidenciar as discrepâncias sociais.

David Copperfield é um livro que ficará para sempre na minha memória. O romance é fantástico! Charles Dickens é o narrador protagonista de sua história; com tamanha sensibilidade, autenticidade, mostra o cuidado que teve em não deixar passar despercebido nenhum detalhe, seja dos ambientes por onde passou ou situações vividas por ele. Até mesmo a descrição de seu próprio mundo solitário.

A narrativa encanta pela simplicidade e variedade de acontecimentos dramáticos vividos por David, após se tornar órfão em busca de seu lugar e sua identidade. Mas também tem momentos de felicidade junto aos amigos.

A capacidade de criação de Dickens é incrível. Ele conseguiu colocar em uma mesma trama mais de cinquenta personagens inesquecíveis. Alguns amamos, outros odiamos. 

Como o Sr. Micawber, Srta. Mowcher, Steerforth(?) O asqueroso Uriah Heep e o bondoso Sr. Peggoty, exemplo de honestidade e dedicação aos familiares e amigos.

Foi um prazer viver essa experiência com Charles Dickens em David Copperfield. David deixará saudades.

 
comentários(0)comente



maria 15/10/2024

Eu estava muito deprimido; muito solitário
"David Copperfield é uma história de iniciação e apredizado da difícil arte de viver"...
Declaro aqui que após 1 mês e 10 dias a minha história com esse livro está terminada. Durante um período muito importante em minha vida, David Copperfield foi mais que um só livro, foi um queridíssimo amigo, cujo compartilhei histórias, tristezas, dores e alegrias.
Nele, acompanhamos a jornada do heroí-David Copperfield-, nascido na inglaterra dos anos 1820. Que é pertencente a grandiosa massa de personagens desfavorecidos e miséraveis, que a literatura mundial presenteou com o protagonismo.
Charles Dickens, nos emerge no universo da inglaterra durante a revolução industrial, onde os valores e distribuição de lucro não são justos e libertarios. Assim, nosso protagonista vive grande parte de sua vida sendo oprimido por outrem, ou, vivendo nas ruas em busca de estabilidade. E como todo bom protagonista, David, não teve uma boa relação com sua "família"- que teve um pai morto, e uma mãe submissa a seus opressores-, porém cultivou diversas relaçõe especiais ao longo da vida. Como: Pegotty, Tommy Tradles, Em'ly(que foi o seu primeiro amor), Sua tia, e.t.c. Nosso heroí, também não teve o destino a favor do amor, ele amava intensamente e com ardência, mas nem sempre foi correspondido. Entretanto, apesar de toda a desgraça que segui-o durante grande parte de sua vida, Copperfield, sempre buscou escapar através dos livros,que eram sua valvúla de escape." Esse tempo todo, eu estava tão consciente de ter rompido todas as promessas e de estar irremediavelmente abandonado, que teria me sentido um completo infeliz, sem dúvida, se não fosse pelos velhos livros"- diz o próprio.
Apesar da escrita de Dickens ser um pouco insossa em certos momentos, é um livro facíl de comprender.
Nesse romance de formação, aprendemos que a vida não é algo breve, ela é de infinitas oportunidades, experiências, paixões, tristezas, desgraças e conquistas, paralelas a o nosso vasto mundo interior.
Até logo, Copperfield!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Dida 24/09/2024

Esse é um daqueles livros que quando termina você sente saudade dos personagens como se fossem pessoas reais que você conhece. A escrita de Dickens é extremamente fluida, os personagens muito bem desenvolvidos e TODOS com seu devido final apresentado, tudo bem redondinho. A tia Betsey e o Sr Dick são dois personagens tão maravilhosos e excêntricos que eu queria que eles fossem meus parentes. O David em si também é um personagem muito bem construído, o pobre sofre tanto quando criança que vc quer ir la pessoalmente e ajudar o coitado! Não a toa esse livro é o preferido do autor, é muito maravilhoso! Apesar de ser um livro grande, vc mal vê passar pq fica querendo saber oq vai acontecer. Recomendo demais a leitura!
comentários(0)comente



PAULA 23/09/2024

Falar de um livro desse, não é algo simples, requer sabedoria no uso das palavras, por trata-se da jornada de uma pessoa no decorrer de sua vida, desde a infância, até a sua fase adulta.
Logo no início, já é possível se ter uma noção de que vida do David, não será nada fácil, seu sofrimento, angústia, raiva e frustrações foram, simultaneamente, sentidas por mim e por todos aqueles que acompanharam sua leitura.
Mergulhei intensamente em sua jornada e tive o prazer de aprender muito sobre a vida, sobre as pessoas e sobre como uma pessoa do bem deve seguir.
Amei muito a leitura, amei mais ainda David por sua bravura, insistência, bondade e persistência em suas conquistas. É exatamente assim que se cresce e se conquista o mundo, seguindo em frente, sem deixar, jamais, que as mazelas da vida nos devie dos nossos propósitos.
Guilherme2709 23/09/2024minha estante
É simplesmente maravilhoso, né? Tornou-se (até então) meu livro preferido! Viva Dickens!


PAULA 23/09/2024minha estante
Concordo, tornou-se o meu também.




Pedróviz 07/09/2024

David Cooperfield
Verdade. É um grande livro, com grandes mensagens - um livro cativante -, mas poderia ter sido escrito de um modo melhor, mais enxuto. Não sou um profissional na área da escrita, mas sei quando a comida está insossa.
David Copperfield é um romance de formação que, segundo comentários, contém alguns elementos autobiográficos. O livro oscila entre trechos melosos e piegas - afinal, foi escrito no final do século XIX - que levam o leitor a pular parágrafos e páginas, e trechos que prendem a atenção, divertem e emocionam - moderadamente. As digressões frequentes e trechos excessivamente prosaicos mexem com a paciência do leitor. Logicamente que a banalidade, quando bem aplicada, toca o coração e, de fato, tempera alguns dos melhores trechos do livro. Tudo por conta da narração feita pelo protagonista narrador que conta sua vida desde o nascimento até o "presente": sua infância sofrida, seu esforço, suas conquistas, seus erros, seus amigos, suas paixões, suas perdas e sua vitória. Apesar dos trechos tediosos e das irritantes digressões, o texto desperta a curiosidade do leitor, que quer saber como tudo termina. O livro engloba vários enredos paralelos e aparentemente por isso mesmo dilui-se o potencial para uma excelente história: talvez cada um dos temas fosse melhor desenvolvido em romances independentes, em volumes menores. Mas aparentemente esse livro é um dos precursores das novelas que se assiste na tv: muitos enredos desenvolvendo-se lentamente numa sequência interminável de capítulos. Por vezes se tem a impressão que, apesar do esforço do leitor, o livro não ajuda, de modo que a leitura torna-se mais um desprazer do que uma grata experiência, como certos trechos com o Sr. Micawber falando de seus problemas "pecuniários". Pecuniário, palavra que se repete enjoativamente nos capítulos desse personagem. Outro trecho intragável é a entrevista do protagonista com duas tias de Dora, isso para que ele possa namorá-la sob supervisão. É muito prosaísmo para um leitor que espera mais de um livro. Nem tudo se perde, contudo. Somente um completo insensível não perceberia as pepitas no meio do lodo de pieguice.
Dan 08/09/2024minha estante
Tenho certeza absoluta que esse livro é superestimado. Uma das coisas mais mal escritas que já li! Só gostei do início e do capítulo "Tempestade". De resto, quase nada se aproveita.


Pedróviz 08/09/2024minha estante
Realmente, Dickens pecou bastante na escrita do livro. Era para ser um grande livro, pela sua proposta.




Carol 26/08/2024

David Copperfield é um romance de formação que acompanha a vida de David desde seu nascimento até a meia-idade. A história começa com ele sendo criado apenas pela mãe e pela babá, Peggotty, após a morte de seu pai. Sua vida tranquila é abalada quando seu padrasto, Sr. Murdstone, e a irmã deste, Sra. Murdstone, entram em cena. A chegada deles muda completamente a dinâmica familiar, resultando em David sendo enviado a um internato e sua mãe, pressionada e infeliz, acaba falecendo. Agora órfão, David é forçado a trabalhar em condições duras em Londres, onde convive com a pobreza e enfrenta uma rotina exaustiva.

Determinando a mudar de vida, ele busca refúgio com sua tia, Betsey Trotwood, o que transforma seu destino. A partir daí, David embarca em uma jornada de amadurecimento, estudos e descobertas amorosas, sempre cercado por figuras importantes do seu passado e novas relações que encontra ao longo do caminho.

A narrativa é rica em detalhes e apresenta um elenco de personagens cativantes, cada um com sua própria história. Dickens explora temas como amor, família, rancor e a resiliência diante dos imprevistos da vida. Este romance era o favorito do próprio autor, e é fácil entender o motivo: com sua mistura de realismo e idealismo, o livro capta a complexidade da experiência humana e os desafios de crescer e amadurecer.

Apesar de ser uma leitura extensa e detalhada, cada página vale a pena. As descrições de Dickens são tão envolventes que não cansam o leitor, tornando a experiência rica e gratificante. Como narrador de sua própria história, David reflete sobre suas memórias, admitindo que nem tudo é claro para ele, o que traz uma camada de autenticidade à narrativa.

O livro retrata com precisão o crescimento de David, desde a infância até a idade adulta, mostrando suas qualidades, falhas e mudanças ao longo do tempo. Sua bondade e ingenuidade na infância contrastam com a maturidade e impulsividade de sua juventude, proporcionando uma visão completa do desenvolvimento de um indivíduo.
comentários(0)comente



Edu021 21/08/2024

David Copperfield
Uau! Definitivamente não sei por onde iniciar este meu comentário. Comecei a escrever no caderno uma resenha detalhada, tocando em alguns tópicos, falando da qualidade, mas me deu uma tristeza ao me dar conta que o livro acabou (não há mais páginas para ler, terei que passar para outro), que achei melhor colocar o que estou sentindo agora para fora. A frase que acho que resume o meu sentimento é: "Estou feliz por ter lido, mas triste por ter terminado". Que coisa mais linda é essa história, que personagens incríveis! É inacreditável, acabei de ler e já sinto que devo recomeçar a leitura. É inacreditável! ? ? ?

Impossível não favoritar, é um dos melhores livros que já tive em mãos.
comentários(0)comente



Taty 21/08/2024

Uma emocionante trajetória
O livro conta a trajetória do personagem principal David Copperfield ( romance de formação) desde o seu nascimento já bem sofrido pois o pai já não estava mais presente passando pela adolescência e vida adulta.

Daí já começa uma série de perrengues e muito sofrimento e com muitos personagens envolvidos que no começo nos confunde um pouco mas que no fim das contas percebemos que todos foram necessários para a formação do caráter e amadurecimento do personagem.

Temos a figura muito forte da sua tia Sra Betsey que no dia do nascimento ficou um pouco decepcionada mas depois foi uma das pessoas que mais ajudou e esteve presente nos momentos mais difíceis.

? Precisamos enfrentar as dificuldades com firmeza e não deixar que elas nos amedrontem, querido. Precisamos aprender a interpretar nosso papel e a superar as adversidades, Trot!?

O que dizer daquele padrasto e da irmã dele ? pessoas horripilantes e que pena que ficamos do David e por tudo que ele teve que passar no internato e depois com trabalho infantil ( o autor faz uma crítica forte aqui) .

? Por Deus, eu teria melhorado pela vida toda, talvez tivesse me tornado outra pessoa para sempre, se naquele instante tivesse escutado uma palavra de carinho que fosse. Uma palavra de encorajamento e compreensão, de misericórdia pela ignorância infantil??

Sua babá sra Peggoty e toda sua família também tem um papel fundamental e de muito apoio, principalmente como ele mesmo dizia quando ? o que tinha de fazer era travar de meu machado e abrir caminho por aquele bosque de dificuldades?.
Gostei tanto deste trecho ?

Temos aqui também uma lição de amizade verdadeira e falsa com Tradles e Sterforth. Amor na figura de Emily, Dora e Agnes. Trabalho. Comédia com o Sr Micawber e suas cartas kkk tragédia tbem

Ficamos torcendo a cada página para ele se dar bem na vida depois de tanto sofrimento.

Vale dizer que é (em parte) uma autobiografia do Dickens e um dos livros preferidos dele.

Confesso que em alguns momentos pra mim foi um pouco arrastado, demorei mais na leitura do que previa mas no fim das contas confesso que não é um clássico à toa e o final foi simplesmente maravilhoso.

Só não sei se lerei algo parecido em breve kkk
comentários(0)comente



VitAria 30/07/2024

CHARLES DICKENS, O MAIOR!
Ai, não sei nem como começar! Que livro, que livro, que livro! Acho que NUNCA li nada parecido, que mexesse tanto comigo, que me colocasse pra pensar de várias formas diferentes. Que MESTRIA é a escrita de Dickens nesse livro, que trama dolorosa e verdadeiramente maravilhosa! Ele nos leva numa jornada totalmente única, jamais farão igual, jamais chegarão aos pés! Não atoa que era o ?filho preferido? dos livros do autor, e seu livro mais autobiográfico. Li Oliver Twist e me apaixonei, achei que nada superaria, mas David Copperfield conseguiu. Isso deveria ser leitura obrigatória! Leiam, leiam, leiam!!!!
comentários(0)comente



Marina 25/07/2024

Um romance de formação, do nascimento ao amadurecimento do personagem título, David Copperfield. Com alguns elementos autobiográficos, apresenta um retrato da sociedade vitoriana do século XIX, focado principalmente nos estratos sociais baixos e médios.

Escrever uma história de mais de mil páginas de forma coerente e interessante, com elementos cômicos e dramáticos, é impressionante. Charles Dickens passa por muitos anos de vida do David, seguindo toda uma gama de núcleos e personagens sem nunca se perder ou se enrolar no meio do caminho. Tem um certo tom moralista no rumo e destinos dos personagens, mas é meio que o normal das obras dessa época.

Foi minha primeira leitura do autor e não digo que amei, mas gostei o suficiente para querer ler outras obras e consigo entender a importância da obra na história da literatura. Vale a pena encarar o calhamaço.
comentários(0)comente



479 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR