David Copperfield

David Copperfield Charles Dickens




Resenhas - David Copperfield


480 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |


Marina 25/07/2024

Um romance de formação, do nascimento ao amadurecimento do personagem título, David Copperfield. Com alguns elementos autobiográficos, apresenta um retrato da sociedade vitoriana do século XIX, focado principalmente nos estratos sociais baixos e médios.

Escrever uma história de mais de mil páginas de forma coerente e interessante, com elementos cômicos e dramáticos, é impressionante. Charles Dickens passa por muitos anos de vida do David, seguindo toda uma gama de núcleos e personagens sem nunca se perder ou se enrolar no meio do caminho. Tem um certo tom moralista no rumo e destinos dos personagens, mas é meio que o normal das obras dessa época.

Foi minha primeira leitura do autor e não digo que amei, mas gostei o suficiente para querer ler outras obras e consigo entender a importância da obra na história da literatura. Vale a pena encarar o calhamaço.
comentários(0)comente



Rebeca_Moledo 24/07/2024

Gostei muito dessa primeira experiência com o Charles Dickens, apesar de ter descoberto só depois que o livro é muito maior do que essa versão que eu tenho. Preciso ler algum original agora. Porém muito gostosa a narrativa, e foi muito legal acompanhar o crescimento do personagem.
comentários(0)comente



ClAssia.Costa 23/07/2024

É impossível não se apaixonar por esse romance incrível
Charles Dickens é absolutamente impecável. David Copperfield, pra mim, é tão bom quanto Oliver Twist. Tudo que Dickens escreve é lindo. Dá um quentinho na alma.
comentários(0)comente



jojo 13/07/2024

De aquecer o coração
David Copperfield é um clássico dos clássicos. Pode meio q assustar pelas suas 872 páginas porém flui muito bem a leitura. Confesso que nós capítulos finais já estava emocionada e sem querer me despedir dele.
Esse livro tb é considerado uma autobiografia de Charles Dickens que define o realismo inglês no século XIX
Uma história de formação, o próprio David nos conta desde seu nascimento, seus perrengues de doer na alma que passou quando criança e assim vamos conhecendo o crescimento deste incrível personagem. Fora as pessoas envolta dele que são incríveis (alguns maléficos de dar vontade de socar com os próprios punhos).
É um livro que todos devem ter em sua estante .. amei demais ?
" serei eu o herói da minha própria história ou qualquer outro tomará esse lugar?"
comentários(0)comente



MARYNHA 07/07/2024

DAVID COOPERFIELD
OBS. Coloco somente o ano que li pois nao anoto tudo. No meu instagran tem videos sobre cada livro resenhado. Grata amigos. neste livro tem alguns desenhos que fiz e outros da rede no video. Confiram se vcs desejarem. Grata

DAVID COPPERFIELD ( Favoritos 5 estrelas)
Charles Dickens
Resenha também na amiga @livroscit

David Copperfield foi o livro preferido do próprio escritor, cuja edição da @editorazahar traz um excelente prefácil ( leia depois ) com curiosidades sobre a obra. O livro consta com uma introdução, duas aliás, escritas com alguns anos de diferença, pelo próprio autor, onde sentimos o amor dele pelo livro. E é compreensível pois DAVID COPPERFIELD tem muito da própria vida do escritor, uma infância sofrida onde por pouco a educação não lhe foi negada e a oportunidade de ser um escritor mundial ser tolhida. Mas há destinos cujo DEUS toma em suas mãos e Dickens foi um. Um escritor denunciador de maus tratos sobre as crianças, crianças são protagonistas em muitos livros dele, e nos sentimos em suas peles, dores e amores. Dickens expunha realidades convividas em seu passado e ainda vistas em sua vida adulta, então mais que um escritor que entretinha a sociedade DICKENS foi um imputador de reflexão social, com personagens humanos, com suas podridões e virtudes, nada fictício aliás. Rimos muito também com personagens cujas ações e emoções pulam em nossa mente. Em se falar em protagonistas seus livros são recheados de personagens indispensáveis e cada um com sua importância pois sem eles os protagonistas não seriam o que foram. Uma simetria com nossas vidas cujas outras vidas, pai e mãe principalmente são sempre colocados como o suporte moral ( ou imoral em alguns casos ) e ou fazendo extrema falta em quem não os tinha. Dickens crê que o caráter e as virtudes humanas triunfem !Simplesmente lhes digo, leiam CHARLES DICKENS e para iniciantes leiam DAVID COPPERFIELD sem medo de ser feliz! 😊
E tem um epilogo maravilhoso.
Pode ser lido sozinho pois é muito fluido.

É a historia de DAVID COPERFIELD, desde seu nascimento, em resumo, juventude, amores, casamento, desafios, estudo, trabalho. E varios personagens indispensaveis.

Vc vai amar.

LIDO EM LEITURA COLETIVA



site: instagran @miniarte21 @livroscit @deleituraemleitura @estantedamila @Bianca
comentários(0)comente



Guilherme2709 24/06/2024

David Copperfield
"Quando lemos Dickens, reformulamos nossa geografia psicológica; esquecemos que algum dia já sentimos os prazeres da solidão ou observamos com assombro as intricadas emoções de nossos amigos, ou nos deslumbramos Com as belezas da natureza."
Virgínia Woolf


O que dizer de David Copperfield?
Aí que livro maravilhoso, em tudo, todos os aspectos.

Enredo, contrução textual, personagens cativantes.

Acho que até agora, esse foi o melhor livro que eu já li em toda minha vida. O texto é fluido (sim são 1121 páginas fluidas) engraçado divertido, triste, melancólico 1001 emoções.

Os personagens tem camadas são tão incríveis, bons ou ruins, a tia Betsey "a mulher mais extraordinária do mundo" como diria o Sr. Dick, Peggotty com certeza minhas personagens favoritas.

A trama se inicia com o nascimento de David, e então vamos acompanhar toda a trajetória dele, o livro em si tem 1121 páginas nessa edição da Penguin e cada página vale a pena.

Senti o final um pouco apressado mais, também foi um dos melhores finais que eu já li.

Apenas leiam esse livro, não tenham medo por ser um calhamaço, você lê 200. Páginas parece que você leu 80.

Não consegui e, acho, que nunca irei conseguir expressar em palavras como esse livro é incrível.

Apenas faça um favor a você e leia essa história maravilhosa.

Obrigado David e Obrigado Charles Dickens.
comentários(0)comente



arrobasamara 24/06/2024

Fiz essa releitura só pra reafirmar que é um dos meus favoritos da vida sim <3
David começa sua narração, desde seu nascimento até a vida adulta, nasceu em uma sexta- feira a meia noite (eu amo esse começo, e amo a tia dele indo embora porque ele não é uma menina). Seu pai morreu seis meses antes do seu nascimento, viveu sua infância com sua mãe e Peggotty, sua babá. A mãe de David se casa com o Sr Murdstone alguns anos depois, o padrasto leva a irmã para morar com eles (e daí pra frente só pra trás), a vida do personagem se torna um inferno, por não seguir as “regras” do padrasto, David é mandando para um internato. Ele perde sua mãe, é obrigado a abandonar a escola e trabalhar em uma fábrica (Dickens em seus livros denuncia o trabalho infantil na Inglaterra). David é um grande observador, detalha sua vida, suas paixões, amizades, sua passagem da infância pra vida adulta, sempre procurando seu lugar no mundo e lutando por isso.

São tantos personagens tão memoráveis, como não rir dos trambiques do Sr. Micawber? Ou sentir um desconforto do Uriah Heep e sua mãe? Como não adorar o cuidado da Babá e não sentir empatia pelo Sr Peggotty? E como não rir da sua Tia, Betsey Trotwood que sempre menciona a irmã que ele nunca teve? Como não odiar o Steerforth? Como não querer dar um abraço na Agnes por ser sempre tão carinhosa?

Adoro acompanhar romances de formação, mas esse aqui me toca de uma forma diferente, mesmo na releitura estou em todas as páginas torcendo pelo bem do David, torcendo pra que ele acorde em relação a Agnes, que ele pare de admirar tanto o Steerforth e notar que ele é tudo o que ele pensa que o amigo é. É um misto de sentimentos acompanhar sua jornada do herói, eu choro, rio, passo raiva e me divirto...
É um livro enorme mas cada página é uma delícia de ler
comentários(0)comente



Neila Porto 20/06/2024

A história segue a vida de David Copperfield, desde sua infância difícil até a maturidade. O romance começa com o nascimento de David e os desafios que enfrenta com a morte precoce de seu pai e a subsequente tirania de seu padrasto, Edward Murdstone. Enviado para um internato severo e depois forçado a trabalhar em condições miseráveis, David conhece uma série de personagens memoráveis que moldam sua vida.

Entre esses personagens estão sua bondosa e excêntrica tia Betsey Trotwood, o manipulador e fraudulento Uriah Heep, o generoso e bem-humorado Sr. Micawber, e a trágica e leal Emily. Cada personagem é desenhado com a mestria característica de Dickens, cheio de detalhes que os tornam vivos e inesquecíveis.

À medida que David cresce, ele enfrenta muitos desafios e triunfos, buscando sucesso pessoal e profissional. Sua jornada é marcada por momentos de profunda tristeza e grande alegria, refletindo a complexidade da experiência humana. O romance aborda temas universais como a luta pelo autoconhecimento, a importância da amizade e da integridade, e as injustiças sociais.

A narrativa é rica em detalhes e oferece uma visão vívida da sociedade vitoriana, com críticas sutis e agudas às suas falhas e hipocrisias. O estilo de Dickens, com sua prosa eloquente e humor afiado, faz com que a leitura seja tanto uma experiência emocional quanto intelectual.

O livro é frequentemente citado como o romance mais autobiográfico de Dickens, e o próprio autor afirmou que o livro era seu "filho favorito". Essa conexão pessoal se reflete na profundidade emocional e na autenticidade das experiências de David.
comentários(0)comente



Alexsander.Rosa 12/06/2024

Que eu ainda possa te encontrar ao meu lado, apontando para o alto
Sem dúvidas, umas das histórias mais lindas e marcantes que já li. Acompanhar as fases de vida do David me tocaram bastante; desde criança, passando por desafios inimagináveis (porém, tão reais) para sua idade, seu desenvolvimento, suas paixões, amizades, inimigos, provações... enfim, toda a sua jornada até se tornar o que se tornou.
Me diverti com o personagem, me emocionei e chorei com suas tristezas, frustações; comemorei sua felicidade e suas conquistas... aprendemos nessa obra sobre o amor, a amizade, a inveja, a humildade.
Os personagem que atravessam sua vida e deixam suas marcas são cativantes, cada um nos ensinando uma lição.
Uma das personagens que mais me emocionou foi a Dora, antes eu tinha uma certa aversão por ela, mas, aos poucos, fui me cativando, e o arco final dela é lindo e muito tocante... e o que descobrimos no final do livro pela Agnes me fez ter um respeito e admiração enorme pela Dora... só de lembrar dela já me faz ter um nó na garganta.
E a Agnes... que personagem fantástica, incrível, tão cheia de bondade e paixão, e com um final maravilhoso, que me surpreendeu bastante, mas só me fez ficar mais feliz.
Enfim, esse livro se tornou meu favorito, lado a lado com Os Miseráveis. São histórias bem diferentes, mas com mensagens bonitas, e que me cativou desde as primeiras páginas até o final. É uma obra-prima e uma lição de vida.
comentários(0)comente



Gláucia 08/06/2024

David Copperfield - Charles Dickens
Como não amar Dickens? Como não amar sua infinita galeria de personagens inesquecíveis?
Mesmo os mais secundários, alguns nem isso, que aparecem apenas numa única passagem ganham seus traços caricatos e deliciosamente divertidos.
Um grande observador da sociedade de sua época, coloca seu olhar aguçado sobre essas figuras e nos traz de forma exagerada mas não menos realista dos setores sociais que representam.
Terceira leitura desse clássico delicioso, relido para acompanhar minha filha de 15 anos que se sentiu arrebatada por essa história, por esses personagens que permanecerão vivos por muito tempo em sua memória, em seu coração. Assim como no meu.
Traddles e sua querida Sophie, meu grande preferido
comentários(0)comente



Edméia 06/06/2024

Uma vida bem vivída !!!
Tradução : José Rubens Siqueira.
Editora : Companhia das Letras.
Livro físico.
Páginas : 1.121.

Minhas impressões :

Comecei a leitura desse famoso clássico da literatura inglesa em janeiro deste ano e terminei agora, em Junho ! Gostei; claro !!!
Trata-se de uma boa novela que , dizem ! , é um romance autobiográfico e o predileto de Charles Dickens !
David Copperfield é um menino que não conheceu o pai porque o mesmo faleceu quando ele era um bebê e que foi maltratado pelo segundo marido de sua mãe e, também, sofreu algumas rejeições na escola !
O começo da história é muito triste e, por isso, quase desisti da leitura do mesmo ! Mas, gosto de Dickens e dei continuidade à minha leitura !
David Copperfield é bem cuidado e amado pela sua babá , a senhora Peggotty, irmã do senhor Peggotty , uma família boa , de pessoas decentes e humanas !
Irritou-me o amor dele, na juventude, por Dora ! Na verdade, eu fazia gosto dele com Agnes, a filha do senhor Wickfield ! David morou na casa dele para poder continuar com os estudos !
Admirei a firmeza de caráter da tia dela , a senhorita Betsey Trotwood !
David conservou a amizade de algumas pessoas por toda a vida e entre essas , a de Sterrforthy e a de Traddles !
O senhor Dick, amigo e hóspede da sua tia, foi um personagem admirável ! Uma pessoa simples, pura , ingênua, bondosa e que a gente percebe uma leve deficiência mental. Ele foi muito amigo de David, a vida toda !
Outra pessoa boa na história foi Ham, o primo de Emily e que , infelizmente, sofreu muito por causa de uma escolha errada desta última !
Dickens fala sobre a vida de pessoas HUMANAS , simples e que lutam pela sobrevivência , lutam para serem melhores !!!
A devoção de Peggotty para com David foi realmente a salvação dele !!! Um anjo bom que Deus colocou na vida dele !
David começa a pegar gosto pela arte de escrever romances quando já está casado com Dora e trabalha como um funcionário concursado da Casa Civil.
É impressionante quantas falcatruas comerciais, quer dizer, negócios desonestos, ilícitos, ele presencia entre pessoas do trabalho dele e entre alguns conhecidos de familiares dele !!!
Percebo como a mulher só tem valor quando é boa dona-de-casa, esposa atenciosa e mãe zelosa ! No máximo , é permitido a ela a atividade de professora !
Dickens não é muito aplaudido por excelentes escritores à toa , quero dizer com isso que ENCANTOU-ME a linguagém poética do texto dele !!!
Este é um livro para ser "degustado" , ou seja, lido com atenção e calma !!!
São muitas as histórias e eu fiquei satisfeita com o final do romance.
Esse foi o segundo livro de Dickens que eu li.
Recomendo essa leitura e dou nota , ( de zero a 5 ) , 5 para a mesma.
Não pretendo reler esse calhamaço !

Guaratinguetá, Junho de 2024.






site: www.mesadeestudo.blogspot.com
comentários(0)comente



Nil 26/05/2024

História
Uma história hora emocionante, hora revoltante mas, muito bonita. Trata de vida, vivências, amizade, saudade e batalha para crescer.
comentários(0)comente



dreamfool 11/05/2024

Obra Prima
Sinto que nenhuma palavra poderia descrever exatamente o que sinto e o que senti ao ler esse livro. Foram tantas emoções, tantas coisas que passei ao decorrer dessa história, que por conta disso, sinto que nada poderia descrever a felicidade e sorte que tive ao conhecer essa história.

Ah, ver todo o progresso e dilemas que David passou. Tantas provações, seus altos e baixos, que me senti vendo a história de um amigo muito querido. Não foram as vezes que chorei e ri com o querido protagonista, feliz por ver tudo o que ele conquistou. Ah, sem contar todas as pessoas queridas que ele conheceu ao longo do caminho. Personagem esses cativantes cada qual ao seu modo.

Enfim. Não me surpreendo por essa obra já estar entre os meus favoritos do ano. Nessas poucas linhas já deixo registrado o quanto me apaixonei pela história e pelos seus personagens. Aos meus olhos nenhuma defeito consigo ver.
comentários(0)comente



Camila Felicio 28/04/2024

A razão me faria dar 3,5/4?? mas vou avaliar com o coração porque ler Dickens é ler sobre sentimentos!!
A primeira parte resultou-me enfadonha, pensei se deveria realmente prosseguir na leitura ou encarar outro livro, por esta razão tardei bastante em engranar e fui deixando a leitura de lado. No entanto, um dia decidi colocar meu empenho e a coisa fluiu.... Quando entram personagens como a família Peggotty, Steeforth, os Micawber, URIAH, Dick e Tia Betsy a narrativa fica encantadora!
Vejo o David como um personagem mais plano, sem muito aprofundamento psicológico o que me incomodou bastante quando o foco era ele no início do livro, mas com o andar da história e tantos arquetipos foi impossível não ADORAR o livro! Creio que se a história seguisse pelo drama central David e Murdstones, David e Betsy, David com Dora e David e Agnes eu não teria gostando tanto, o forte do Dickens é a construção de personagens inesquecíveis e fui arrebatada por Ham e Sr Peggotty, ri muito com o Sr Wilkins, amei odiar o Uriah e me encarinhei com Betsy e Dick.
As 5 estrelas vão para dois eventos: O final de Uriah com os diálogos mantidos no cap 61 e o FANTÁSTICO "A Tempestade" que me devastou, que capítulo sensacional nos brindou Dickens tanto em forma como conteúdo, não à toa elogiado por Tólstoi!
??
comentários(0)comente



Renata1004 25/04/2024

O Dickens sabe o que faz
David Copperfield é o livro favorito de Dickens, e não é a toa. Os elementos da era vitoriana mesclados com a narrativa envolvente, fazem desse livro uma tapeçaria de vida, sendo semelhante ao realismo/naturalismo brasileiro.

O que me chamou atenção particularmente foi a construção individual de cada personagem, sendo habilmente desenvolvidos e desempenhando bem o seu papel. A trama é uma tragicomédia que gira em torno da complexidade humana, o que cria personagens interessantes e realistas.

Super bom, recomendo ?
comentários(0)comente



480 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |