David Copperfield

David Copperfield Charles Dickens




Resenhas - David Copperfield


480 encontrados | exibindo 46 a 61
4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |


thexanny 27/02/2024

David Copperfield
David Copperfield é um romance de formação sobre o personagem que dá nome ao livro, aqui nós conhecemos sua história desde o nascimento, literalmente, e acompanhamos sua jornada. Uma jornada muitas vezes difícil, como qualquer outra, mas autêntica e, no geral, feliz. O romance tem algumas partes e trechos autobiográficos, tanto que o autor considerava esse o seu filho preferido. Muita da vida de Dickens está no livro de forma cautelosa e não tão óbvia assim. Há questões que eu só fui saber depois que terminei o livro, por outras pessoas, já que não tenho um profundo conhecimento da sua obra.
Uma das principais coisas que mais me chamou atenção na vida de David Copperfield é o papel das pessoas, as pessoas são essenciais pra qualquer ser humano, principalmente quando se é jovem e precisa de mais ajuda. A questão aqui no romance é que sempre haverá personagens/pessoas, boas e ruins que vão ser importantes pra essa trajetória do David. É interessantíssimo chegar ao final desse livro e rememorar tudo que o David passou, percebendo que cada coisa, cada erro, amigo ou inimigos, foram importantes para a sua formação. Acredito que a jornada do herói não existe sem as pessoas. Aqui há muitas delas, todas com personalidades singulares.

Um ponto que sempre me impressionou e me agrada muito na história que o Charles Dickens construiu é como o David tem a capacidade de aprender com seus próprios erros, ser gentil e paciente. A forma como o David lida com as diversidades da vida é, no mínimo, maduro. Ele reconhece seus erros e, apesar de sentir medo, ficar aflito, ele consegue contornar e seguir em frente. Acho que isso também define muito a sua história: seguir em frente. Há muito o que aprender aqui.

Apesar de não ter se tornado meu romance de formação preferido e, nem mesmo, o livro do Dickens preferido (considero “grandes esperanças” difícil de superar), o livro foi bom, a leitura, a pesquisa, a experiência no geral. Por fim, quero apenas enaltecer a escrita do autor, ela é viciante e contagiante. O jeito que ele conta as histórias deixa o livro mil vezes melhor.
comentários(0)comente



Fabio.Nunes 24/02/2024

Trot, te falta ódio!
David Copperfield - Charles Dickens
Editora: Zahar, 2021

"De todos os meus livros, este é o de que mais gosto. Seria de se acreditar que sou um pai orgulhoso de todos os filhos de minha imaginação e que ninguém seria capaz de amar esta família com tanto carinho quanto eu. Mas, como muitos pais dedicados, tenho, no mais fundo de meu coração, um filho favorito. E seu nome é David Copperfield."

Eis a declaração do próprio Dickens sobre este livro, conhecido por possuir muitos elementos autobiográficos. Um clássico realista da era vitoriana que abriu muitas portas na literatura. Uma obra que mescla uma boa estória, com pitadas de humor, tristeza, redenção, amor e crítica à sociedade da época.
?Ain, mas é um livro muito grande! Dá preguiça.? Eu também pensei assim sempre que tentava ler essa obra. Por isso o melhor conselho que dou é: Organize-se, jovem! Leia pouca coisa a cada sessão de leitura. No meu caso entrei numa leitura conjunta, cuja meta diária era de um capítulo apenas. Em mais ou menos 60 dias estava tudo lido. E valeu à pena todo o esforço. Meus agradecimentos à Vanessa Castilhos e ao Fábio Junkeira pela generosidade do convite.
Neste livro acompanhamos a vida de David Copperfield, numa narrativa em primeira pessoa em que nosso protagonista, já amadurecido, nos conta sua história desde seu nascimento. É o famoso romance de formação, onde vemos a personagem crescer e se desenvolver. Ao longo da leitura, fácil por sinal, passamos a conhecer toda uma gama de personagens bem caracterizados que despertam na gente sentimentos muito diversos.
A maestria aqui reside na escolha obviamente consciente de Dickens em apresentar figuras diversas e algumas até estereotipadas para estruturar sua estória e conduzir as emoções do leitor.

Não vou falar do enredo, pois tudo pode ser ?spoiler?. Entretanto, posso garantir que você criará relacionamentos afetivos com quase todas as personagens, mesmo nas fases tediosas do livro (sim, elas existem). Deixo aqui menções honrosas à Srta. Betsey Trotwood (uma das minhas personagens preferidas), Traddles (referência de amizade), família Micawber (referência de redenção), Dr. Strong e Sr. Dick (personagens aparentemente desconectados da realidade, mas que se mostram como referências morais), Ham (referência de dignidade), e Sr. Peggoty (referência de amor, paternidade, humildade e gentileza ? outro preferido). E o David? Bem, a ele em muitos momentos eu me vi gritando ?Copperfield, te falta ódio!?

Finalizando, todo calhamaço bem escrito cria raízes na gente; nos acostumamos à companhia das personagens, nos relacionando com elas ao longo da leitura, e depois somos obrigados a nos despedir. Isso sempre deixa uma espécie de vazio, mas também saudade ? e só sentimos isso por aquilo que nos é caro.

Vá em frente e encare esse livro. Dê a si mesmo(a) a oportunidade de se emocionar, quem sabe até derramar algumas lágrimas, como eu o fiz.

"Pra minha filha querida, meu amor invencível. Eu te perdôo."

"Eram tantos quilômetros de estrada aberta diante de meus pensamentos; e, atravessando-a bravamente, vi um menino maltrapilho, rejeitado e desamparado, que viria a chamar de seu aquele coração que batia contra o meu."

Obrigado Fabão e Van!
Jorlaíne 24/02/2024minha estante
Que linda resenha, Fábio. Já vou colocar ele aqui na fila??


Fabio.Nunes 24/02/2024minha estante
Obrigado Jorlaine!


Flávia Menezes 24/02/2024minha estante
Bela resenha, Fábio! Aliás? Não é uma resenha, é uma experiência afetiva! ??????
Eu que sempre tive receio de ler?já quero mergulhar numa leitura como essa, só pra conhecer esses personagens.


Fabio.Nunes 24/02/2024minha estante
Ah Flávia, esse fã clube da amizade é parcial demais rsrs. Mas obrigado pelas palavras. Acho esse livro a tua cara viu. Talvez converse bem com tua sensibilidade. Os últimos 4 capítulos podem trazer lágrimas até quem está em coma.


Flávia Menezes 24/02/2024minha estante
Palavras sinceras? você sabe! ???
Poxa! Agora que estou mesmo interessada em ler. E saber que tem toda essa sensibilidade, me conquista. É o que mais amo nas leituras. Obrigada pela dica!
Obs.: isso quer dizer que você também se emocionou, não é? ?


Fabio.Nunes 24/02/2024minha estante
Sim. Não deu pra segurar rsrs


Flávia Menezes 24/02/2024minha estante
Aaaawn ????
O poder do Dickens! ?


Regis2020 25/02/2024minha estante
Que resenha instigante, Fábio! ?
Minha hora de fazer essa leitura vai chegar e espero me apaixonar por esse livro.


Fabio.Nunes 25/02/2024minha estante
Obrigado Regis. Esse livro tem suas fases tediosas, mas valeu a pena pra mim.


Fabio 25/02/2024minha estante
Fabão, que resenha!
Arrebentou!???


Fabio.Nunes 25/02/2024minha estante
Valeu meu amigo


Lari ... 25/02/2024minha estante
Que resenha linda!! Que livro maravilhoso, com certeza virou um dos meus preferidos.
Betsey Trotwood minha personagem favorita. ??


Fabio.Nunes 26/02/2024minha estante
ôh Lari, mto obrigado por suas palavras! Betsey é demais msm.




Gabriela.Andrade 22/02/2024

Livro lindo
No início eu fiquei um pouco frustrada por não estar achando tão incrível quanto a maioria das pessoas que leem acham

Mas, quando chegou na metade do livro eu comecei a DEVORAR, de tão conectada que eu fiquei com a estória!

Srta betsey trotwood virou meu personagem favorito da vida (até então), se eu me tornar 1% do que ela é estarei satisfeita. Ser humano incrível!

David é encantador e o charles dickens mais ainda por ter escrito esse livro tão lindo!

Até a Dora que eu detestei a maior parte do tempo teve seus encantos!

E pra Agnes: um beijo no seu coração ??
comentários(0)comente



Marcos.Gonçalves 16/02/2024

David sofreu mais que a Juliette
Uma das maiores obras da literatura mundial, aqui é um calhamaço na qual me desafiei a ler e foi uma das melhores escolhas que fiz. Esse é um dos primeiros romances sobre a jornada do herói na qual a gente acompanha Copperfield desde quando nasceu até seus cinquenta e poucos anos.
David sofreu mais que a Ju. Perdeu o pai ainda quando estava na barriga da mãe. A mãe morreu anos depois, teve um padrasto horrível e uma adolescência sofrida. Tudo isso a gente acompanha e dá vontade de ir lá abraçar nosso protagonista.
A escrita de Dickens é incrível e totalmente dinâmica. Quando vi que tinha mais de mil páginas, eu pensei que seria uma escrita mais erudita, mais difícil, mas felizmente me enganei. É uma literatura divertida e viciante, cheia de fofocas, intrigas, tragédias e muita, mas muita fofoca.
Apesar disso, sinto que Dickens do meio para o fim (mais ou menos 60% para os 90%) começa a ficar enfadonho e creio que fez isso para encher linguiça e ganhar mais dinheiro já que era publicado em forma de folhetim. Dava pra ter cortado um pouquinho que não iria atrapalhar a essência incrível dessa obra.
David Copperfield foi uma leitura longa, mas foi incrível acompanhar a história desse cara por mais de 30 dias.
comentários(0)comente



Lina 12/02/2024

Simplesmente amei
O que falar deste livro maravilhoso. Começa com a contação da história de seu nascimento e vai até quando está mais velho. Infância triste, adolescência entre perdas e conquistas, maturidade se desenvolvendo e um final majestoso. Todos os personagens tem o seu final, e detalhe, tem muitos personagens. Um livro grande em tamanho porém leve no desenrolar da leitura. Recomendo muito.
comentários(0)comente



veronicarolinaa 11/02/2024

Não é um clássico atoa!
A escrita maravilhosa do autor e os personagens ricos em detalhes te mantém interessado do início ao fim, mesmo nas partes mais lentas da história.
É um livro triste e emocionante com algumas cenas engraçadas, um verdadeiro novelão.

Por contar a sua história desde o seu nascimento até a vida adulta e em 1ª pessoa, você se sente um personagem da história, como um amigo ouvindo uma fofoca kkkk
Já estou com saudades de ler sobre David e seus amores.
comentários(0)comente



Corquiola 10/02/2024

Já sinto saudade
Sabe quando acompanhamos uma história, nos envolvemos com os personagens, sofremos com eles, ficamos felizes? Então, toda vez que ia começar a ler era como se estivesse reencontrando amigos, e ficava esperando esse momento ansiosamente.
Para quem gosta dessa sensação, se emocionar, divertir, sofrer e ainda ter em mãos uma história bem escrita, a ponto de ter a sensação de viver uma outra vida, esse livro é pra você ??
Dickens, roubou meu coração, quero ler tudo dele!
comentários(0)comente



Aquarisei 02/02/2024

Perfeito
Dickens, inquestionável um grande pai da literatura. Um livro de 1850 que você não acredita ser do ano que é.
Personagens muito fortes, muito bem desenvolvidos, parece uma autobiografia de tão real a leitura sobre cada pessoa, sobre os sentimentos e situações. 5 estrelas, quem sou eu para não dar? Que leitura ótima, que história única. Nunca me esquecerei de David e de seus amores. Devo ter levado 20 dias para ler, um livro cheio de detalhes e bem específico. Não vou negar que o começo e o fim são as melhores partes, mas toda a história é exatamente necessária. Ansiosa para o próximo livro de Dickens que terei o prazer de ler.
comentários(0)comente



Sarah Nimer 29/01/2024

Um dos melhores livros da vida
Este livro é simplesmente espetacular. Sabe aquele livro que você não encontra UM defeito sequer? Que não consegue largar enquanto você não começa o próximo capítulo? Até se ver imerso em um looping e quando percebe, a história acabou e você fica sem chão. Este é David Copperfield.

Um tremendo novelão com tudo que tem direito: risos, choro, vilão, cenas emocionantes, cenas odiosas, amadurecimento, resiliência, etc, etc, etc. E os títulos dos capítulos?? São sensacionais. Não é difícil de entender o motivo dele ser o "fillho preferido" de Dickens, com muito de sua autobiografia nele.

Quem tiver a oportunidade de ler, não vai se arrepender.
comentários(0)comente



Aline.Bernardi 20/01/2024

Clássico como deve ser
O livro é narrado em 1ª pessoa pelo personagem principal, David Copperfield. Ele conta a sua história desde o nascimento até a fase adulta. A escrita do autor é fluida. Conhecemos muitas pessoas que tiveram contato com David durante a sua trajetória de vida. A caracterização dos personagens é criteriosa ao ponto de tornar interessante mas sem aprofundamento demasiado. Parece uma novela. É um clássico como deve ser.
comentários(0)comente



Mandy 17/01/2024

Um calhamaço
Um romance de formação da era vitoriana, David Copperfield apresenta as aventuras e muitas desventuras do personagem título. A história tende a ser um pouco maçante no meio da obra, porém a parte final faz valer a pena.
comentários(0)comente



Laura Neves 14/01/2024

Trama e Poesia?
O romance é capaz de estimular todos os sentidos do leitor, como se estivesse presente nas cenas.

David Copperfield é rico em detalhes - característica da escrita de Dickens - por vezes com capítulos exaustivos, mas ainda assim, um romance insuperável!
comentários(0)comente



livroscit 30/12/2023

David Copperfield
Não é fácil escrever sobre meus dois últimos livros lidos de Charles Dickens...

Acredito que a maioria de vocês já leram, mas como gostamos de ler percepções diferentes, é sempre bom que todos escrevam quando terminam uma história.
David se tornou meu preferido, mesmo amando tudo que já li de Dickens...

Como ele mesmo escreve, são suas experiências de vida, como uma auto biografia, ele se mostra, se revela, nos faz sentir sua solidão, seu desamparo quando criança, seus medos e nos mostra que com coragem, persistência e até mesmo inocência, você pode vencer!!!

Me vi muito na trajetória do Pequeno David, torci muito por ele, assim como desejo vencer em muitos projetos que tenho na minha vida.
A nossa sensibilidade é tocada nessa história, encaramos de perto um dos vilões mais asqueroso que me deparei, senti seu olhar dissimulado sobre mim e tive vontade de fazer o que David fez em sua cara...Como me senti vingada! Ha ha ha

Em meio a essa leitura, tive o prazer de ler um livrinho que Dickens escreveu para ler para seus filhos, a história de Jesus, mas vou deixar vocês curiosos.
comentários(0)comente



Karoline.Sthephany 28/12/2023

Sensacional
Como eu sempre digo: ?não é um clássico à toa?.
Amei a escrita. Dickens tem o dom de entreter os leitores, mesmo com a narrativa sendo extremamente longa.
Quero muito ler os outros livros do autor.

Nosso começo da história achei que estava lendo um livro da saga ?desventuras em série? ???. A vida do do D.C. não foi nada fácil.

Gostei muito. Super indico.
comentários(0)comente



Gabiis. 28/12/2023

Um novelão
Mais um livro da #maratonajaenatal

?? Um clássico novelão!

David Copperfield é um dos livros mais conhecido do Dickens e minha segunda experiência com o autor.

?? Aqui vamos ver a trajetória e infortúnios de David desde seu nascimento a sua velhice.
Narrado em 1 pessoa. É o próprio personagem que conta sua trajetória e apresentar os coadjuvantes que a compõe.

?? -Aqui acho importante mencionar que essa obra tem muitos aspectos da vida real de seu autor-

??Narrativa envolvente, bem construída, embora por vezes maçante ?
-muito comum em calhamaços-
Os personagens são bem construídos, apesar de serem bastante, eles aparecem muitas vezes, então fica fácil de memorizar -estilo Jane Austen-
No fim da obra você tem a sensação que viveu com o David e seus amigos e parentes, além de ter a sensação que compartilhou suas dores e alegrias da jornada que é contada.

Eu fui pra esse livro com expectativas a mil, mas por volta de 35% fui ficando um pouco entediada, os acontecimentos já não me interessavam tanto e isso acabou afetando o fluxo da leitura, sem falar nos capítulos enormes ? que particularmente -as vezes- incomoda por dar a sensação de tornar a leitura ainda mais lenta.
Entretanto a escrita de Dickens é simples, o que embora seja classificado como clássico faz com que a leitura seja fácil.
Por volta de 65% os acontecimentos voltaram a me interessar e me deixarem eufórica pra saber tudo que ia acontecer e como o autor iria fechar a história.
Nesse momento me peguei pensando como seria acompanhar isso semanalmente.
Tipo novela das 21hr.

No fim ler David Copperfield foi um misto de emoções.
Senti tristeza, dor, tédio e dei muitas risadas.
Aqui temos personagens icônicos como o Sr. Dick e "vilões" EXTREMAMENTE detestáveis como os irmãos Murdstone.

Por fim indico a leitura para amantes de clássicos -ou não- e para aqueles que tem coragem de encarar calhamaços e já aviso que estejam preparados para possíveis trechos entediantes.

P.s -> Embora seja fácil de ler, não indico para leitores iniciantes ou que não estão acostumados com livros longos.
Para primeiro contato com o autor indico os livros mais curtos como O conto de Natal
comentários(0)comente



480 encontrados | exibindo 46 a 61
4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR