MindNotes 27/01/2022Leitura obrigatóriaO Uraguai é um poema épico de Basílio da Gama escrito durante o arcadismo no Brasil (Uraguai faz referência ao rio Uruguai, na época haviam as duas grafias).
José Basílio da Gama frequentou o Colégio de Jesuítas no Brasil, que logo é fechado por Gomes Freire de Andrade por conta da perseguição aos jesuítas feita pela coroa portuguesa. Com isso, Basílio vai estudar em roma.
Basílio é perseguido e preso por ser jesuíta, porém ele faz a epopéia "O Uraguai" às pressas, elogiando os portugueses, principalmente o Marquês do Pombal, e tornando os jesuítas vilões da obra.
O poema possui cinco cantos, 1377 versos brancos, isso é, sem rimas, e todos os versos são decassílabos.
Um aspecto interessante da obra é como são retratados os indígenas, não como povos irracionais e inocentes, mas agindo, lutando e dialogando com os portugueses e com os jesuítas.
Os personagens das tropas portuguesas também são retratadas como benevolentes, piedosos e sensíveis, nem sempre optando pelo combate armado.
Tudo isso não é necessariamente verdade, mas é o que Basílio da Gama queria escrever para agradar o Masquês do Pombal.
Não é bem um tipo de livro que me agrada, mas entendo sua importância histórica. Penso que não conseguiria ler sem o áudiobook com analise do canal Leituras Obrigatórias, do Prof. Marcelo Nunes, recomendo demais.