O Uraguai

O Uraguai Basilio da Gama




Resenhas - O Uraguai


75 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5


cchoisannie 23/10/2024

"Entro pelo Uraguai: vejo a cultura
Das novas terras por engenho claro;
Mas chego ao Templo magnífico e paro
Embebido nos rasgos de pintura."
leitura arrastaaaaada, arrastada
comentários(0)comente



Jiosvanna 16/09/2024

O Uraguai
Acho que o gênero Épico não é pra todos e graças a Deus essa edição vem com a tradução das estrofes (o texto em prosa), caso o contrário eu, como pessoa, teria que ler e reler para entender (visto que não estou muito acostumada com o gênero e não estou mais na escola), de qualquer forma, é interessante a leitura e a história por trás da história contada, os laços com Portugal por exemplo, é intrigante, vale a pena, mas é cansativo.
comentários(0)comente



Clio0 08/09/2024

O Uraguai na história brasileira é alvo de muitas polêmicas por sua posição de justificaçáõ da guerra e do domínio do Marquês de Pombal. Desditas como essa muitas vezes impedem o apreciar da obra que por si só já merece um bom lugar no rol de poemas épicos.

A história é dividida em três partes: a chegada das tropas portuguesas, o combate entre os mesmos e os indígenas, a descoberta da influência jesuítica no confronto.

A leitura dessa trama é rápida pois Basílio da Gama escreveu apenas cinco cantos (em contraposição aos dez ou mais de obras semelhantes) e valeu-se de versos livres. O resultado são cenas e diálogos rápidos que favorecem o clima de batalha e clareiam muitos dos fatos referenciados.

É muito bom. Recomendo.
comentários(0)comente



Vivianny.Bernaldo 02/06/2024

O Uraguai é um poema épico com versos decassílabos, sem rimas e divididos em cinco cantos, que exaltam a política de Marques de Pombal (uma adulação bem exagerada por assim dizer) contra as missões jesuíticas durante a guerra dos Sete Povos das Missões ou guerra Guaranítica, travada por portugueses e espanhóis contra os indígenas e jesuítas no sul do país.

Um fato curioso é que uma epígrafe da Eneida de Virgílio abre o poema de Basílio da Gama. Pensando nessas duas obras em paralelo podemos conectar a Guerra Guaranítica com a Guerra de Troia. O próprio autor traz muitas similaridades no que tange a relação de Cacambo (chefe da tribo) e Lindóia (mulher de Cacambo) com relação a Eneias e Dido de Eneida. Podemos destacar também sua jornada em uma terra ocupada por inimigos, entre outras similaridades.

Mas valendo ressaltar aqui que os verdadeiros heróis para Basílio são o comandante Andrade e o próprio Marquês de Pombal, assumindo como "certa" uma postura colonizadora muitas vezes, causando uma sensação de estranheza, porém é importante ler o livro sabendo sua ambientação, nesse caso, Brasil colônia.
comentários(0)comente



Vitoria293 14/03/2024

Muuuuuito melhor do que eu imaginei queria ter lido antes.
Ajudou muito ter a versão em texto corrido junto dos versos.
Isabelly.Santos 24/04/2024minha estante
Moça, vc pode me falar uma frase do livro que vc gostou? Estou fazendo um trabalho sobre ele só que infelizmente não tenho condições de comprar o livro, não tem na escola e não acho uma frase na internet. Por favor moça ????


Vitoria293 28/04/2024minha estante
Oii, claro




Ana Monique Souza 28/12/2023

Escola
Um texto muito mais interessante e crítico para se estudar na escola, sem romantização da ação da igreja no Brasil colônia.
comentários(0)comente



Bianca547 09/11/2023

Omg
Foi melhor do que eu esperava... achava que não iria entender nada, e realmente não teria entendido se não fosse a explicação.
comentários(0)comente



akemii 21/10/2023

Uma leitura de suma importância.
O livro é bem descritivo, e tal característica é de suma importância para a narrativa, visto que pode ser usada como uma recordação de um Brasil feito a partir de sangue indígena. Não somente isso, mas também a corrupção dentro das Companhia Jesuítas, as quais usavam das palavras de Deus para encobertar seu poder, status e luxo.
comentários(0)comente



Cesarameno 20/09/2023

Marca da cultura
Leitura melancólica e triste do início ao fim. É também tensa, dramática, aflitiva e reflexiva. Como é terrível pensar nas vidas destruídas pela ocupação europeia no continente latino, como sofremos agora pelos anos de destruição dessa vida que existia e como sobrevivemos da esperança de se salvar ou preservar o que se resta! Esse conto é uma obra de arte emocionante que manifesta um registro da atividade cultural no séc. XVIII. Essa memória é uma riqueza cultural que não pode deixar de ser lembrada.
comentários(0)comente



Maria 24/06/2023

Minha resenha é: espero ir bem na prova! ?? por essa resenha já sei que não vou bem ??????.
comentários(0)comente



Batatinha 23/01/2023

Não entendi muito bem
Deve ser pela língua portuguesa antiga ent pra ser sincera eu não lembro de muita coisa da história e não consegui absorver muito n...
comentários(0)comente



gi 08/12/2022

Horrível
Chato demais. Só dei meia estrela porque não dava pra dar 0. Era melhor os portugueses não terem obrigado esse jesuíta enrustido a escrever essa coisa
comentários(0)comente



Leh 27/11/2022

Esse é um absurdo. Não gostei nem um pouco, se me falar que eu li eu vou duvidar. Como pode algo me dar tanto sofrimento quanto esse poema épico me deu???? Sangrei e chorei rios, absurdo. Odeio a forma como esse poema retrata o indígena a misticidade. Achei o tema do tratado de Madrid interessante, mas foi só isso. O indionismo mais chato de todos.
comentários(0)comente



iamviczinea 21/10/2022

li esse livro para vestibular e achei bem confuso, não entendi as coisas direito, por isso a nota é essa
comentários(0)comente



Rubi 14/10/2022

O índio sofrendo, os portugueses e os espanhóis se achando superior e os religiosas se metendo onde não deviam e achando que estão certos. Eu sei que esse é um livro contra os jesuítas, mas, talvez, ele não esteja tão errado assim em mostrar essa parte mal deles. Um guerra que aconteceu na história e que foi muito injusta mas é considerada justa nessa obra. O Português soava a pátria, afinal a terra é deles, como se os índios já não vivessem lá. Aqui o índio já é enaltecido e mostra a mistura das escolas literários.
comentários(0)comente



75 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR