Uma Dobra No Tempo

Uma Dobra No Tempo Madeleine L'Engle




Resenhas - Uma Dobra no Tempo


599 encontrados | exibindo 46 a 61
4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |


Queria Estar Lendo 05/09/2018

Resenha: Uma Dobra no Tempo
Uma Dobra no Tempo é um elogiadíssimo clássico de Fantasia e Ficção Científica que ganhou uma mega edição especial pela Editora Harper Collins. A obra, da autora Madaleine L'Engle, coloca uma garota à frente de uma aventura entre galáxias e o desconhecido.

Na história, acompanhamos Meg. Ela não entende seu lugar na família, na escola e no mundo. Questionadora e extremamente teimosa - e birrenta - Meg não tem muita expectativa para seu futuro. Com o desaparecimento misterioso do pai em uma missão para o governo, a garotinha só quer continuar emburrada e reclamando de tudo até que o universo resolve colocá-la a prova.

Meg, seu irmãozinho genial e incompreendido chamado Charlie e um garoto que ela só conhecia de vista, Calvin, mas que aparentemente também se encaixa nessa questão de "não se encaixar em lugar algum" são convocados por três entidades esquisitas a viajar para muito longe de casa a fim de salvar a vida do pai da Meg - e, quem sabe, o próprio planeta Terra.

"O escuro tem algo de tangível, é possível se mover através dele, você pode senti-lo; no escuro, você caminha e pode bater a canela; o mundo das coisas segue existindo ao seu redor. Aquilo em que ela estava perdida era o vácuo horripilante."

Uma Dobra no Tempo foi uma leitura agradável, leve e bastante refrescante para o cenário da Ficção Científica. A obra, publicada nos anos 60, se tornou um clássico aclamado justamente por desafiar o padrão, dando o protagonismo a uma garota, usando linguagem mais simples para explicar situações complicadas sobre viagem entre dimensões, física, mundos novos e uma galáxia de possibilidades. E também por usar muito de religião em um cenário questionador.

Madeleine tem uma narrativa bastante juvenil; familiar a quem acompanha séries como Percy Jackson e Magisterium, mas com um humor bem mais delicado e com personagens menos rebeldes ou exaltados. Crianças de sua época, de fato.

"- Guarde a fúria, pequena Meg. Você vai precisar dela agora."

Meg é um pé no saco, mas é parte da sua história e do seu arco agir de tal maneira. Não acho suportável, mas justificável. Ela não evolui, exatamente, dentro da trama; não existe uma crescente de desenvolvimento ou de melhora em sua postura porque a história precisa que ela seja furiosa e birrenta.

Charlie, por outro lado, é o lado racional e perspicaz. O doce garotinho, considerado problemático para as pessoas que não o conhecem, é de uma inteligência e sagacidade que completam os conhecimentos específicos da irmã - e forma o equilíbrio perfeito às birras e chatices de Meg.

Calvin, por último, cai de paraquedas no grupo e acaba se entendendo muito bem com os dois irmãos. Crescido em uma família gigante e com pouca atenção sobre si, a consciência e a sabedoria de Calvin vêm para completar o que o trio tinha até então. Onde Meg é furiosa e Charlie é sagaz, Calvin é empático.

Guiada por três Senhoras esquisitas e que pouco fazem sentido - pelo menos até que você entenda, de fato, o que elas são - a jornada das três crianças pelo universo é rápida, sem grandes enrolações. Somos apresentados a três cenários distintos dentro desse mundo de possibilidades, o que deixa em aberto sobre até onde a autora pode levar os personagens na missão de salvar o mundo da Escuridão; uma massa de sombras desconhecida que se arrasta pelo universo e devora planetas e deixa o caos para trás.

"- Acho que, dentro das nossas limitações de ser humano, nem sempre somos capazes de entender as explicações. Mas, veja bem, Meg: não é porque não entendemos alguma coisa que essa explicação não existe."

Usando artifícios sutis, a autora explora religiosidade e ciência dentro da trama principal. Tal como As Crônicas de Nárnia, Uma Dobra no Tempo levanta questionamentos sobre fé e devoção, o poder do amor e da esperança - ao mesmo tempo em que cria esse mapa de planetas e tecnologia e explora ideias malucas e bizarras que, aqui, fazem bastante sentido.

Das figuras coadjuvantes ao trio principal que fazem parte do bizarro, as Senhoras se destacam. Elas são entidades misteriosas, cada uma com seu jeito peculiar de falar e de se portar, convenientemente escondendo respostas nos momentos certos para que as crianças descubram tudo sozinhas.

A edição da Harper Collins está um capricho. Definitivamente uma homenagem à saga que conquistou tantos leitores com o passar de todos esses anos; capa dura, diagramação agradável e revisão impecável.

"- Você ajudou muito porque me deixou furiosa, e quando eu fico furiosa, não sobra espaço para o medo."

Uma Dobra no Tempo é um bom livro para quem gosta de viagens no espaço e mundos fantásticos embasados em ciência; uma jornada sobre coragem, amor e esperança com um fim curioso que deixa um gostinho de "quero mais".

site: http://www.queriaestarlendo.com.br/2018/09/resenha-uma-dobra-no-tempo.html
Alana226 05/09/2018minha estante
undefined




Idalina 06/08/2020

Tempo e espaço: Uma viagem relativa
O que você faria se fosse possível viajar pelo tempo e espaço? Murry e Charlei tentam encontrar seu pai, viajando através das dimensões e de planetas esplendidos. Durante essa grande aventura, eles descobrem a magia da física quântica, o poder do pensamento e a fortaleza da amizade e do amor.
Ao ler fazemos essa grande viagem, nos emocionamos, e criamos a consciência de que, nossas emoções e ações afetam todo o cosmo e todas as possibilidades da nossa realidade. Um livro fluido e sonhador que entre algumas de suas frases mostra os imaginários que são tangíveis, alguns deles podendo ser provado pela física.
Portanto, viaje sobre essa onda de possibilidades, talvez você consiga dobrar o tempo.
comentários(0)comente



Victória Guimaraes 02/07/2022

Uma Dobra no Favoritado
====== Resenha ======

Meg Murry nossa querida protagonista sempre foi uma
menina sem concentração e que tinha muita
dificuldade na escola, diferente de seus irmãos,
Sanduy e Dennys porém não tão diferente de Charles
Wallace, seu irmão mais novo, seus pais eram
cientistas famosos e por isso era sempre alvo de
piadas na escola...

Junto de seu irmão caçula e seu amigo Calvin O'Keefe,
Meg decide embarcar em uma jornada perigosa e
arriscada onde grandes perigos a esperam para
procurar seu pai que desapareceu em uma viagem a
trabalho há muitos anos.

Os três passam por diversas dimensões com a ajuda
de três adoráveis senhoras que levam eles para onde o
pai de Meg está, porém não é só a vida de seu pai
que está em jogo, lutaram grandes batalhas antes de
conseguir voltar para casa.

====== OPINIÃO ======

Nunca fui muito de ler livros ou HQ's de ficção
científica mais essa obra literalmente me deixou
arrepiada, li ela em pouquíssimas horas, acho que
foram 3 horas pra ser exata.

A energia da Meg de buscar as respostas para os seus
problemas e para buscar seu pai é linda e contagiante,
estou doida para ler a versão em livro, que também é
uma opção para aqueles que não curtem HQ's.

Eu só conhecia o filme até que consegui comprar essa
HQ (que eu tava procurando a tempos...) e de verdade,
valeu muito a pena porque ela é incrível, amei muito
ela e claro, sendo uma edição da @darksidebooks eu
não esperaria uma edição mais perfeita e caprichada.

Espero que tenham gostado da resenha e até a
próxima publicação, me contem nos comentários se
vocês gostam de HQ's também.

#darkside #darksidebooks #hq #resenha
#resenhaliterária #ficção #umadobranotempo📚
#resenhanacional #resenhadeficção #resenhadeHQ
#booktan

site: https://www.instagram.com/p/CfkOvHhoPh0/?utm_source=ig_web_copy_link
comentários(0)comente



Matheus Pedrosa 15/03/2021

Coloquei muita expectativa
Olhava esse livro, na minha estante, com os olhos brilhando, pois li muita coisa boa sobre a brilhante obra de Madeleine L?Engle, então esperava algo mais surreal.

O livro se arrasta muito, mesmo com as cenas passando de forma muito rápida de uma pra outra. Há momentos que parece um livro descritivo ao máximo, porém, subitamente muda para cenas cuspidas.

Um dos maiores pontos positivos é que cumpre o prometido sobre ficção científica, mas sabe quando você pensa: mas foi assim...tão fácil? Fica essa sensação quando o assunto é Aquele.

Esperava um pouco mais do livro, mesmo sendo curto. Aguardo que Um Vento a Porta mude minha concepção da obra.
comentários(0)comente



Heloisa.Alexandre 20/02/2022

Fofinho mas mais raso que piscina de criança
? Uma Dobra no Tempo é um livro de sci-fi infanto juvenil levinho e rápido, porém muito fraco.

? Arrisco a dizer que a trama é até bobinha, porque tudo é tão jogado e sem explicação alguma. Enredo previsível e desconexo, acho que foi por isso que foi tão confuso. Eu não entendi absolutamente nada!

? Os personagens são fofinhos e tals, mas é só, não são desenvolvidos e não cumprem aparentemente objetivo nenhum, só a protagonista Meg e mesmo assim é bem superficial.

? A mensagem e o plot final foram tão previsíveis, assim como o resto da história.

? O livro é fraco demais no quesito narrativo, mas tem alguns momentos fofinhos e é levinho, levou 2,5 estrelas por somente esse mérito, infelizmente.
comentários(0)comente



folkpotato 08/05/2021

ficção científica (pouco) instigante
estou ansioso pra ler o próximo e achei o enredo da história legal em alguns pontos, mas em outros achei entediante e previsível. amei os seres diversos, mundos, o envolvimento científico e a construção do mal, mas não gostei tanto assim dos personagens e isso pra mim teria feito muita diferença se passasse do estereótipo de menina esquisita que age de forma egoísta. no entanto, entendo o motivo de todos os personagens serem meio teimosos e egocêntricos ? são crianças enfrentando problemas grandões.

só senti a leitura estagnando em alguns momentos (principalmente nos capítulos finais, cujo clímax achei muito chato) e fiquei com uma pulga atrás da orelha pela continuação depois do último parágrafo basicamente. não sou muito fã desses livros em que o tempo não é tão regular (muitas páginas pra um acontecimento, dois parágrafos resumindo um mês), mas achei bem interessante.
comentários(0)comente



Alan (@coracaodeleitor) 26/10/2020

Olá literárioooooos.

hoje iremos falar da adaptação em quadrinhos do livro "Uma dobra no tempo" que foi lançada pela @darksidebooks nessa edição perfeita e sem defeitos haha.
.
.
.
Meg é uma garota considerada um pouco estranha pelos que a cercam e ela tem um certo estigma pois seu pai que era um físico muito conhecido desapareceu.

Certo dia ela está em sua casa e recebe uma visita inesperada de uma senhora muito esquisita chamada de, Senhora Quequeé, que vai levar Meg, seu irmão e um amigo deles para uma aventura que vai muito além da compreensão de cada um deles.

E se inicia assim uma busca pelo pai de Meg que será cheia de forças malignas e desafios ao longo do caminho.

Apesar de ser bem infanto juvenil eu posso dizer que curti bastante. Gostei mais até da HQ do que do livro em sí. Já que é bem ilustrado e traz uma ideia mais sólida do que é dito.

É uma aventura repleta de ficção científica então aí já ganhou muitos pontos comigo pois sou fã do gênero.

Fica aqui uma ótima indicação para jovens leitores e pessoas que gostem de aventuras repletas de teorias científicas.
comentários(0)comente



Ju 10/02/2022

Me surpreendeu, li sem nenhuma expectativa e acabei amando tanto que terminei no mesmo dia.. trás ensinamentos sobre ser diferente e o quanto isso torna cada um único, sobre não ter medo de sentir medo e sobre a importância do amor e de amar. ?
comentários(0)comente



Michele 02/05/2020

Ideal para complementar a leitura do livro
A Graphic Novel é ideal para completar a leitura do texto original.
É uma delícia de ler
comentários(0)comente



Lucas1429 14/02/2023

Vale muito a pena! ?
Sem dúvidas é uma aventura fofa e interessante onde vc vai sentir raiva da protagonista birrenta e o coração aquecido em algumas partes e fora que é bem apresentado os personagens e a ideia da dobra no tempo, é umas das melhores HQs que já li!
comentários(0)comente



ruanway 05/12/2021

Mais do que eu esperava
Ai gente, posso falar? Eu realmente não entendi as críticas que li desse livro por aqui, me apaixonei pela atmosfera, me apaixonei pelos personagens, é tudo tão inocente, é sobre imergir na delicadeza das coisas acontecendo e no ambiente fora da nossa realidade, sem precisar de tantas explicações. Se as pessoas entrassem nessa saga cientes de que é uma leitura infanto-juvenil, talvez não acabassem se decepcionando.
Feliz que pra mim foi total um achado e tô ansioso pra conhecer mais. ???
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Gabie 17/03/2020

A história não me conquistou, não senti empatia pelos personagens e achei que a própria relação entre eles foi muito rápida e confusa. Além disso, e apesar de toda a premissa, o final foi rápido e fácil, deixando pouca vontade de ler a continuação.
Cla 17/03/2020minha estante
Achei o mesmo quando li!
Apesar ter uma escrita super rápida de ler, acabei demorando obstante por conta disso...


Cla 17/03/2020minha estante
*bastante rsrs




Lau :) 10/01/2022

tão fácil de ler...
eu falei que sentia que esse livro ia ser bom, e eu tava certa.
sinceramente, eu adorei a história do início ao fim. Mesmo achando que o final não foi muito instigativo pro próximo livro (o qual eu ainda não pretendo ler) eu sei que a história deve continuar, ja quem toda essa coisa misteriosa de mal e escuridão tem afligido a terra. Eu amei a construção dos personagens e eu amo o Fortinbras mas que todos, até mesmo do Calvin. A relação dos Murrys é tão linda e da até uma inveja da família que eles são. As senhoras Q's então! Fofas demais
e eu reparei no fundo bíblico de toda a coisa, o que me fez pensar muito em como isso tem influência em quem lê a obra. Levado em consideração a época em que ela viveu e a cultura que a Madeleine estava inserida, não posso dizer que não entendi.
Helvark 10/01/2022minha estante
Falo tudo bestie!!!????




599 encontrados | exibindo 46 a 61
4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR