Internacionalismo ou extinção

Internacionalismo ou extinção Noam Chomsky (Em Português)




Resenhas - Internacionalismo ou extinção


77 encontrados | exibindo 16 a 31
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6


Erika1159 19/11/2024

Muito bom
Um ótimo livro para repensar a sociedade em que vivemos e como a queremos no futuro. Os temas citados são de extrema importância e precisam ser, ainda mais, debatidos e conversados para gerar a mudança que o mundo precisa.
comentários(0)comente



Cintia 23/08/2020

É um livro muito interessante que trata das ameaças da existência humana como por exemplo os armamentos nucleares, o efeito estufa e as ações feitas por nossos representantes em repúblicas contra a democracia.
comentários(0)comente



Thayssa.Tannuri 16/01/2022

Chomsky é de uma lucidez sempre assustadora. O texto obviamente não é otimista, mas muito necessário...
comentários(0)comente



Joao 14/01/2022

Importantíssimo
O autor do livro acaba por nos trazer temas importantíssimos, os quais, infelizmente, são tratados como se nada fossem. Bombas Nucleares, Aquecimento Global e o Enfraquecimento da Democracia, deveriam estar na ponta de nossas línguas, dado que ao deixarmos de falar, damos liberdade àqueles que possuem o poder nos mencionados temas, deixando-os livres para fazerem o que quiserem, mesmo que essa liberdade gere a nossa extinção. Noam nos alerta e traz uma série de informações, as quais são capazes, se usadas de uma forma correta, de atrair milhares de ativistas, para, juntos, combater esses males que nos rondam, a fim de manter o mundo intacto e pronto para ser a morada de nossos filhos e netos.
comentários(0)comente



Marcos.Almeida 10/01/2022

O autor faz um bom panorama sobre duas questões que culmulativamente podem levar à nossa extinção: a ameaça nuclear e o aquecimento global. O livro é interessante tanto para aqueles que desejam se interar melhor sobre os assuntos pela capacidade de síntese do Chomsky, quanto para os já iniciados que podem refletir sobre pontos muitas vezes ignorados do debate ou que ficaram apagadoa nos períodicos acadêmicos. Como lição, Chomsky levanta que toda ajuda é bem vinda diante da calamidade e nos momentos difíceis nos convida a pensar: qual é a alternativa? Sentar e esperarem destruírem tudo?
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Karol 22/12/2021

Interessante
No contexto, em que vivemos, é um pouco estranho entender o mundo como o autor o faz, já que, para nós do terceiro mundo, a guerra nuclear se equivale à falta de comida e políticas básicas, para continuar vivendo. Então, seria interessante se essa preocupação externada pudesse ser assim para todos, o que hoje é improvável.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Bruno Palmeiras 24/07/2021

Noam Chomsky SEMPRE necessário
Em mais um livro o Noam aborda um tema importantíssimo: ou caminhamos para a luta internacional ou caminhamos a passos largos para extinção. As empresas só pensam no lucro imediato, os governos, muito pelo lobby dessas empresas, pouco fazem para minimizar ou eliminar a exploração do meio ambiente em larga escala. E esse lobby, além de comprar governos, manipula pessoas através de redes sociais, mídia e etc, há muitos negacionistas dos problemas relacionados ao meio ambiente. E ainda há mais um agravante nos últimos tempos: o crescimento da extrema direita autoritária e totalitária (sim, são pleonasmos) no mundo.
comentários(0)comente



Gui Luz 14/03/2021

Um ícone do progresso
Chomsky é sem dúvida o maior nome progressista da modernidade. Sua profundidade de entendimento das estruturas do capitalismo, junto a sua experiência de vida com guerras mundiais e ameaças nucleares o colocam certamente como o maior ícone do socialismo libertário.

Ler Chomsky é uma dádiva, é um choque de realidade com uma centelha de esperança.
Faziam meses que não lia um autor que abria caminhos concretos de possibilidades de transformação na minha mente, um novo mundo literário se abriu. Já estou ansioso para as futuras leituras.
comentários(0)comente



Josi 21/02/2021

Um alerta sobre as grandes urgências globais
Nesse texto Chomsky traz algumas reflexões sobre as duas maiores ameaças atuais à existência humana, o aquecimento global e o descaso com os tratados de não proliferação de armas nucleares (encabeçado pelos EUA e seguido por outros países). É fato entre a comunidade científica que estamos passando pela 6ª extinção em massa (algo que não é novo na Terra, porque obviamente tivemos outras 5 edições desse acontecimento), o que não sabemos ainda é se iremos além dela ou não. Ou se nos adiantaremos a ela apertando o botão do cataclisma nuclear por algum posicionamento idiota de algum político idem. Chomsky ressalva a importância do manifesto e organização popular para a pressão dos políticos e companhias ao redor do mundo para que tomem as ações necessárias a fim de preservar a vida humana, já que de outra forma não o farão. Os interesses capitalistas, como bem vemos na conjuntura atual, se orientam pelo maior lucro, não importa quanto sofrimento seja infligido às populações ao redor do mundo. Um importante entrave é, além de tudo, a ameaça ao estado democrático em diversos países na figura de chefes de estado de extrema direita partidários de autoritarismo e do negacionismo científico. Não tem salvador da pátria, se quisermos que as coisas mudem, teremos que nós mesmos nos juntar e organizar para fazer algo.
comentários(0)comente



Giu 04/02/2021

Meu primeiro contato com o pensamento do Noam Chomsky, e já aprendi tanto em tão poucas páginas.

Infelizmente, sou um pouco mais cética e pessimista do que o pensador, não tendo expectativa alguma de que a gente possa reverter os danos que a humanidade já causou e evitar a extinção.

Mas, talvez, se todos parassem para ouvir ou ler a palavra de Chomsky, teríamos uma chance. Por isso, indico a leitura a todos, principalmente quem pretende ter ou já tem filhos e netos e deseja que eles tenham um futuro e um mundo para habitar.
comentários(0)comente



Igor (@igormaneiro_) 27/01/2021

CHomsky é brabo
Terminei de "Internacionalismo ou extinção" no
Noam Chomsky. Chomsky é o maior ativista vivo atualmente.
A história dele é curiosa, no começo da carreira se
posicionou contra o Behaviorismo, que era bastante popular
na época, e fundou a linguística moderna. Mas talvez seja
ainda mais conhecido pelo ativismo e por se opor a
desastrosa política externa dos estados unidos. Hoje o autor
se reconhece como socialista libertário (já foi
anarco-sindicalista). Esse livro consistem em uma palestra
epônima de 2016. Todo ano Chomsky vai pra rua e debate
com uma animada multidão. No livro ele responde questões
como: "Como não desanimar com o mundo?" a e resposta é
desconcertantemente simples: "Que alternativa temos? Qual
é o mundo que queremos para nós?". É um livro bem curto,
da pra ler numa tarde, há um prefácio sobre o coronavírus e
também indicações à leituras do autor. Pra quem quer
conhecer a obra do Chomsky, pensar ativismo no século 21
ou pensar a extinção da espécie é uma excelente
indicação.



site: https://www.instagram.com/naofreud_
comentários(0)comente



Moises.Bauer 29/12/2020

Razoável
Chomsky discute que os estados nacionais (e o neoliberalismo) são impotentes para controlar o futuro e preservar o planeta. Uma visão importante e uma voz incessante, mas pendente em demasia para a esquerda.
comentários(0)comente



Pedro Octaviano 08/12/2020

Um livro sucinto e importante para nos atentar sobre ameaças reais da atualidade. Contudo, senti falta de mais fontes científicas e estudos que corroborem o pensamento de Chomsky, embora os fatos que ele apresenta sejam interessantes.
O livro é baseado em uma palestra dada pelo autor e por isso talvez não haja um aprofundamento maior.
Apesar das críticas, acho um livro válido tendo em vista a linguagem acessível para todos os públicos e justamente pela falta de informações técnicas, que torna o conteúdo mais palatável para o leigo em geral.

site: @descansandoavista
comentários(0)comente



77 encontrados | exibindo 16 a 31
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6