regifreitas 11/03/2024
INTERNACIONALISMO OU EXTINÇÃO: REFLEXÕES SOBRE AS GRANDES AMEAÇAS À EXISTÊNCIA HUMANA. COM PREFÁCIO SOBRE O CORONAVÍRUS (Internacionalism or extinction, 2020), de Noam Chomsky; tradução Renato Marques.
Noam Chomsky, o renomado intelectual e linguista estadunidense, tem sido há décadas uma voz proeminente na crítica ao imperialismo, ao capitalismo desenfreado e às ameaças ambientais. Aqui estão reunidos ensaios, palestras e entrevistas, que vieram à luz nos últimos anos, sobre esses temas. O texto de abertura é uma entrevista concedida em 28/3/2020, em pleno isolamento social, tratando dos efeitos da pandemia de Covid-19 e como seria o mundo depois disso.
Os textos tratam principalmente da questão das mudanças climáticas, da desigualdade social global e da ameaça da proliferação das armas nucleares para o futuro da humanidade. Para Chomsky, o atual paradigma político e econômico deve ser revisto. A busca desenfreada pelo lucro a curto prazo, camuflada nos interesses corporativos, e as políticas governamentais tendenciosas, poderão trazer consequências catastróficas, tanto ao meio ambiente, quanto à estabilidade política global. Somente a cooperação internacional, através de uma ordem verdadeiramente democrática, poderá construir um mundo mais justo e sustentável.
A repetição de argumentos, contudo, acabou me cansando um pouco na leitura. Algumas questões são tratadas superficialmente, e senti falta de um aprofundamento maior nas soluções propostas. Contudo, a discussão é muito importante, e a lucidez na argumentação de Chomsky, com seus 95 anos de vida, é oportuna e nos convida a repensar o futuro em um mundo cada vez mais interdependente e interconectado.