lais 03/09/2020maravilhosoPra começo de conversa, esse conto é um projeto da editora "Outro Planeta", intitulado como "Pela janela de Casa". Bom, pra ser sincera eu li apenas o livro do Dani, mas estou louca para ler mais sobre esse projeto.
A̶i̶,̶ ̶D̶a̶n̶i̶e̶l̶,̶ ̶v̶o̶c̶ê̶ ̶a̶c̶a̶b̶o̶u̶ ̶c̶o̶m̶ ̶o̶ ̶m̶e̶u̶ ̶c̶o̶r̶a̶ç̶ã̶o̶ ̶c̶o̶m̶ ̶e̶s̶s̶e̶ ̶c̶o̶n̶t̶o̶😢
Em Sete Dias pro Fim do Mundo, conhecemos Bruno e Júlia, dois jovens que se encontram em uma situação bem parecida com a que estamos vivendo atualmente, eles se conhecem num cenário apocalíptico: no meio de uma pandemia. Lendo esse conto, eu juro pra vocês que tive a sensação de realmente, toda história estar acontecendo com algum ser humano da vida real.
O enredo todo é o mais devastador possível: sai nos noticiários que restam apenas sete dias para o fim do mundo. Os mercados estavam fechados, não dava mais para Bruno ir até a casa dos pais, os telejornais tinham parado as transmissões, além disso tudo, Bruno estava com os cigarros contados. No meio disso tudo, Bruno conhece Júlia, sua vizinha de janela com passa a dividir os momentos dos últimos dias do mundo.
- "𝗘́ 𝗰𝗼𝗺 𝗽𝗿𝗼𝗳𝘂𝗻𝗱𝗼 𝗽𝗲𝘀𝗮𝗿 𝗾𝘂𝗲 𝗶𝗻𝗳𝗼𝗿𝗺𝗮𝗺𝗼𝘀 𝗾𝘂𝗲 𝗮𝘀 𝘁𝗲𝗹𝗲𝗰𝗼𝗺𝘂𝗻𝗶𝗰𝗮𝗰̧𝗼̃𝗲𝘀 𝘀𝗲𝗿𝗮̃𝗼 𝗲𝗻𝗰𝗲𝗿𝗿𝗮𝗱𝗮𝘀 𝗻𝗼 𝗕𝗿𝗮𝘀𝗶𝗹 𝗮 𝗽𝗮𝗿𝘁𝗶𝗿 𝗱𝗼 𝗳𝗶𝗺 𝗱𝗲𝘀𝘀𝗮 𝘁𝗿𝗮𝗻𝘀𝗺𝗶𝘀𝘀𝗮̃𝗼(… ) 𝗢 𝗚𝗼𝘃𝗲𝗿𝗻𝗼 𝗰𝗼𝗻𝗳𝗶𝗿𝗺𝗮 𝗾𝘂𝗲 𝗼 𝗣𝗲𝗿𝗶𝗴𝗼 𝗜𝗻𝘃𝗶𝘀𝗶́𝘃𝗲𝗹 𝘃𝗲𝗻𝗰𝗲𝘂. 𝗦𝗼́ 𝗻𝗼𝘀 𝗿𝗲𝘀𝘁𝗮 𝗲𝘀𝗽𝗲𝗿𝗮𝗿 𝗽𝗲𝗹𝗮 𝗰𝗮𝘁𝗮́𝘀𝘁𝗿𝗼𝗳𝗲(…) 𝗙𝗶𝗾𝘂𝗲 𝗲𝗺 𝗰𝗮𝘀𝗮. 𝗢 𝗺𝘂𝗻𝗱𝗼 𝗮𝗰𝗮𝗯𝗮 𝗲𝗺 𝘀𝗲𝘁𝗲 𝗱𝗶𝗮𝘀".
Enquanto Bruno, após ouvir essa transmissão na TV, fica desesperado, contanto os últimos cigarros. Júlia está em se apê, ouvindo tudo isso da forma mais bonita possível: ao som de Elis Regina acompanhada de uma garrafa de vinho e seu cigarro mentolado. Eles começam então uma amizade bem distinta pode-se dizer (Bruno, o cara de cerveja geladinha e tabaco e Júlia com seu cigarro com sabor e vinho barato) com data de validade: só sete dias e tudo acabaria.
Eu não achei que esse conto me deixaria tão destruída, mas a cada capitulo, temos uma versão de Bruno e Júlia, cada um se despedindo do mundo, contando os arrependimentos do que poderiam ter feito e imaginando o que poderiam fazer caso o inimigo invisível fosse embora. São sete dias compartilhando a hora do cigarro e muitas lembranças solitárias.
A escrita do Dani é simplesmente impecável, sou leitora fiel dele desde os tempos do ETC e o acompanho desde lá. Até brinquei (brinquei não, é real) com ele no twitter que, gostaria muito desse conto chegar até a dona Netflix e que eles comprassem os direitos autorais, pois convenhamos, o mundo precisa conhecer o Bruninho e a Jú.
Eu enrolei demais pra ler, não queria me despedir do Bruno e da Júlia, chorei (novidade) e fiquei querendo muito, muito, muito mais algumas páginas. Ao terminar o ebook, me peguei pensando no momento em que estamos vivendo e em como eu reagiria se hoje, ao ligar as redes sociais, soubesse que eu teria apenas sete dias para fazer tudo o que eu ainda não fiz.