Debora 01/01/2013Maldosas - Sara ShepardEsse é o clima de Maldosas, primeiro livro da aclamada série Pretty Little Liars. Vamos combinar que esse amarelo da capa é horrível, mas a boneca até que é bonitinha.
Bom, Maldosas conta a história de Aria, Emily, Hanna e Spencer, elas são adolescentes aparentemente normais, que possuem alguns segredos. Todas são amigas de Alison, a garota popular e perfeita que todos querem como amiga.
Mas quando Ali desaparece misteriosamente e ninguém consegue encontrá-la, as quatro amigas se distanciam e percebem que sentem alivio por não ter que mais conviver com Alison. Pudera, a garota era no mínimo cruel!
No entanto, três anos depois elas começam a receber mensagens, assinadas por alguém que se intitula “A”, e diz conhecer todos os seus segredos e que vai contá-los. Aria começa a ficar com seu professor (que é lindo e fofo), mas não sabia que ele o era e quando descobre é uma cena muito engraçada. Ela também esconde um segredo de sua mãe. Emily conhece Maya, uma garota maluquinha, e se sente atraída por ela. Mas, shhh, ninguém pode saber.
Hanna era gordinha, mas agora tem um corpo de modelo. O que será que faz para mantê-lo, hein? Ah, ela também é cleptomaníaca, mas isso não me surpreende já que a mãe dela é uma... Bitch! E Spencer é a típica irmã mais nova, competitiva e que odeia a irmã Melissa (cá entre nós, também não gostei dela!), e se apaixona pelo seu namorado. Ops!
Cada uma delas tem uma personalidade, estilo e atitude diferentes, mas com certeza você vai se identificar com alguma. É importante frisar que nesse livro Aria, Emily, Hanna e Spencer não são mais amigas, então elas quase não conversam entre si e guardam o medo das mensagens para si mesmas. O livro alterna os capítulos entre cada uma, dando uma visão bem completa da história.
No começo achei a história bem ‘paty’, elas são muito superficiais, só pensam em garotos, roupas e tal. Mas quando as mensagens começam a ser recebidas... Uau, tudo fica interessante, o mistério de quem é ‘A’ é enorme e a sua curiosidade é elevada ao extremo. Assim como as meninas, comecei a ficar paranóica e desconfiar de todos, tentando freneticamente descobrir quem era ‘A’, a tensão vai aumentando conforme as mensagens cheias de ameaças são recebidas. E elas começam a pensar que talvez seja Alison, mas ela está morta, certo? Ou errado?
A autora consegue te prender com situações cotidianas que demonstram a vida e as dificuldades que os adolescentes enfrentam, principalmente familiares. Com sutileza ela controla o mistério, quase não dando pistas, fazendo a trama evoluir. Mas também há humor, não só o pavor que paira por causa das mensagens; os capítulos, por exemplo, tem nomes engraçadíssimos e sarcásticos.
No geral é um livro muito bom, e como preciso resolver esse mistério (Elementar, meu caro Watson), com certeza lerei o próximo livro!
Mais resenhas minhas em http://vanille-vie.blogspot.com.br/