spoiler visualizarCamila1856 23/03/2017
Incrível demais, amei.
Maldosas é o primeiro livro da série Pretty Little Liars composta por 16 livros e escrita pela escritora norte americana Sara Shepard. Essa série além dos 16 livros divididos em 4 Arcos contem ainda mais três livros extras.
Nesse primeiro volume, somos inicialmente apresentados a cinco amigas: Alison, a garota mais popular da escola, Aria, Hanna, Spencer e Emily. Todas tem grandes segredos e apesar de nunca terem sonhado em serem amigas, através de Alison se tornam inseparáveis, mesmo com grandes diferenças.
No entanto, as coisas aparentemente não são flores na amizade, Alison é como um sol e quer todas as outras ao seu redor, mas de forma a serem manipuladas, além disso conhece os segredos de todas. Tudo começa a complicar quando Spencer e Alison brigam numa "noite do pijama", antes de ingressarem na 8ª série, e Alison sai furiosa e... nunca mais volta. Desaparece sem explicação.
No começo toda a cidade de Rosewood se mobiliza em sua busca, mas com o passar dos dias, semanas, meses e anos tudo indica que Alison morreu. Após 3 anos, a vida de Hanna, Aria, Spencer e Emily está bastante diferente, sobretudo porque as quatro não são mais amigas e dificilmente se cumprimentam na escola.
Essas quatro garotas estão passando por momento bem diferentes: Hanna tenta manter o peso e luta contra a bulimia além de furtar objetos do shopping com sua amiga Mona, Aria volta do exterior e beija um rapaz num bar que posteriormente descobrirá se tratar de Ezra Fitz, seu professor de inglês, Emily começa uma amizade com Maya a garota nova e Spencer continua, mais do que nunca, com a rivalidade com a irmã, Melissa.
A verdade é que as quatro tem muitos segredos que não podem ser revelados, mas tudo se complica quando passam a receber mensagens assinadas por "A" falando dos segredos delas e ameaçando contá-los. As quatro jovens começam a suspeitar que se trata de Alison, mas não conseguem entender. Até que um corpo aparece.
Esse é o primeiro volume de uma série bem extensa, então só posso afirmar que Maldosas é um livro introdutório, e como as meninas estão separadas vamos acompanhando as histórias separadamente, até que todas se reúnem - nas "cenas" finais do livro - e descobrem que todas estão recebendo mensagens, e-mail e bilhetes de "A" e é agora que a história provavelmente vai começar, ou seja, no segundo volume da série (pelo qual já estou ansiosa pela leitura).
Relutei bastante em ler PLL porque a série é enorme e dá uma preguiça enorme começar, mas agora que peguei o primeiro livro para ler... Estou impressionada: a narrativa é muito boa, fluida, deliciosa, viciante. Eu não conseguia parar de ler o livro de maneira nenhuma e quando o fechava para dar uma descansada na vista, ficava com a estória martelando na minha cabeça. Que fantástico. Há tempos não me sinto tão empolgada com uma série.
E o mais impressionante é que as personagens principais não são as mocinhas, elas são bem "perigosas", tipo, nem sempre elas fazem o bem ou o que é "politicamente" correto, ou seja, elas são quase como anti-heróis e ao mesmo tempo não tem como não se identificar com Aria, Hanna, Spencer, Emily e até mesmo Alison, são personagens fortes, com problemas e eu consigo sentir o potencial de cada uma separadamente e em grupo. Como a Sara Shepard conseguiu criar algo assim? Personagens reais que a gente consegue incorporar? UAU.
Logo, logo leio Impecáveis e venho contar para vocês sobre essa continuação, porque estou muito ansiosa. Portanto, se estou bastante eufórica, nem preciso dizer que recomendo o livro, né? Uma ótima e sedutora opção de leitura.
>>>>Fiz uma releitura em 2024 e segue abaixo:
Sabe aquela série que você sempre diz que vai ler, tem TODOS os livros, mas fica adiando a leitura? Esse é o meu caso com a série Pretty Little Liars, da Sara Shepard, inclusive, em 2017 li o primeiro livro da série (resenha AQUI) achando que ia engatar, mas não dei continuidade, sendo que AMEI o livro, além de cinco estrelas tinha favoritado. Agora me decidi ler a série e para isso, resolvi reler Maldosas e as expectativas estavam altas, porque tenho uma lembrança boa lendo o volume, então tive medo de mudar de opinião, mas esta releitura se mostrou tão surpreendente quanto na minha 1ª leitura. Vamos ver se agora consigo ler toda a série, não é mesmo?...
Vou situá-los no enredo que, para quem assistiu a série de TV vai perceber que é semelhante, mas o livro é bem diferente do que encontramos na adaptação: aqui conhecemos Alison (Ali), Aria, Hanna, Emily e Spencer, cinco garotas populares que foram unidas graças a amizade que cada uma tinha por Alison, Todas moram em uma cidade fictícia chamada Rosewood e estudam em Rosewood Day.
Contudo, nenhuma dessas garotas é completamente boazinha, na verdade temos uma série de anti-heroínas, pois as protagonistas são meninas más, mentirosas e manipuladoras. É por conta dos muitos segredos e muitas mentiras que todas as meninas acabam orbitando em torno de Alison que conhece o segredo de todas elas, mas mantém seus próprios segredos muito bem guardados, através de chantagens.
Com esse tipo de relação de amizade tão tóxica, é claro que essa amizade iria ruir, então, numa noite de pijama, no último dia em que estavam no 7º ano, quando todas estavam reunidas Alison e Spencer discutem e Alison vai embora, no entanto, o problemas é que após esse incidente Alison desaparece e toda a cidade se mobiliza para encontrá-la, porém os anos vão passando e nunca descobrem o paradeiro da adolescente.
Três anos depois, Aria, Hanna, Emily e Spencer já não são mais amigas e Aria sequer morava em Rosewood mais, porém a história inicia - de fato - com o retorno de Aria da Islândia para Rosewood e tendo que encarar a vida toda transformada.
A verdade é que, mesmo tendo se distanciado, as quadro jovens mantém segredos supersecretos que não podem ser revelados e tudo se complica quando começam a receber mensagens chantagistas e estranhas assinadas por "A", todas começam a suspeitar se tratar de Alison, até que o corpo da jovem é descoberto e tudo fica ainda mais complicado do que imaginam.
Maldosas é um livro bem introdutório, mas temos, sim, todos os elementos necessários para nos prender na narrativa, a princípio acompanharemos cada uma das mentirosas de forma separada, até porque elas recebiam as mensagens, e-mails e bilhetes de "A", mas não suspeitavam que as outras também estivessem recebendo, somente quase no final do livro é que as quadro se ""reúnem" e descobrem que todas estão recebendo mensagens de "A". É agora só no final do volume que percebemos que elas vão começar a criar suspeitas sobre quem seria "A" além de ter que lidar com os próprios segredos que não querem que sejam revelados e com o luto de agora terem encontrado o corpo de Alison.
Tal como na primeira vez que li Maldosas o potencial dessa história é estrondoso, é super viciantes, as personagens são interessantes e todas as artimanhas também são envolventes. Estou bastante feliz com essa releitura, pois não mudei minha opinião sobre o livro, só reforço o quanto o amei e continuo gostando bastante dele.
Dessa vez, enquanto escrevo esta resenha, já iniciei a leitura do segundo volume Impecável, portanto, breve terá aqui no site meu veredito sobre o ele.
site: www.delivroemlivro.com.br