Valéria 07/11/2024
O amor pode realmente mudar as pessoas?
Quando terminei esse livro, percebi o quanto gostei dele. Os sentimentos no decorrer da leitura foram conflitantes em alguns momentos.
A narrativa se passa inicialmente em Nápoles, depois muda para Milão, Londres, interior da Inglaterra e vai um pouco pra Nova York tbm.
A história trata de uma garota italiana de família humilde mas que tem um talento sem igual para o canto. Uma na cantina do seus pais, em meio a uma festa, ela canta para uma pequena plateia. Uma das pessoas que lá estavam era Roberto Rossini, um estudante de canto da escola de Milão. Este imediatamente percebe o grande potencial de Rosanna (nossa protagonista) e alerta a família que a voz da menina deve ser preparada para que ela vire uma grande estrela mundial.
Contudo sua família não dava muito atenção a pequena Rosana e investir nesse tipo de coisa estava fora de questão. Contudo seu irmão Luca (?) faz todo o esforço para pagar as aulas e dar cobertura a irmã para que ela faça as aulas escondidas. Ao passar alguns anos, ela se apresenta em um recital na casa de seu professor e encanta a todos, ganhando uma bolsa de estudos pra tão aclamada e desejada escola de canto de Milão. E lá embarca nossa mocinha na companhia do irmão mais velho (Luca?).
Rosana logo se destaca e lá acaba aproximando-se de Roberto Rosini. Acompanhada dele vai a Londres fazer uma apresentação durante algumas semanas. Sabendo de todo o seu histórico de mulherengo irrefreável ela tenta se afastar o máximo dele, contudo a pobre jovem é apaixonada por ele desde a noite que cantou pra ele na cantina do pai. O que ela não sabia era do sentimento de despertará em Roberto (sentimento esse que era difícil até pra ele assumir, pois nunca tinha sentido nada por nenhuma outra Mlr).
A paixão acabou sendo mais forte que os dois e eles se casaram lá mesmo em Londres. Eles viveram anos dourados de puro amor, comprometimento mútuo e muito, muito sucesso nos palcos. As coisas começaram a mudar quando Rosanna ficou grávida e teve que abandonar os palcos no fim da gestação.
Depois de alguns acontecimentos houve uma separação dolorosa e os dois amargaram quase 2 anos de saudade e muita dor. Até o dia em que se reencontraram casualmente e não resistiram ao amor que ainda sentiam um pelo outro. Foram mais alguns dias felizes, até Rosanna ser levada a uma nova separação.
Toda a história foi contada entre uma narrativa que ela fez a Nico (seu filho com Roberto) e lembranças narradas como se estivéssemos no tempo presente.
Eu achei uma história forte a sua maneira. O amor pode realmente mudar as pessoas? É possível duas pessoas se amarem tanto que seja impossível elas ficarem juntas? O que estamos dispostos a sacrificar por amor?
Livro muito bom, recomendo a leitura!