Marcos606 19/09/2023
Cassius Dio (c. 164 - c. 229/235 d.C) foi um político e historiador romano, seu livro em 80 volumes 'História Romana', levou 22 anos para ser concluída, foi escrita em grego e acompanha cronologicamente a história de Roma desde a fundação da cidade até o reinado de Alexandre Severo (222-235 d.C). Infelizmente, apenas um terço do livro, sendo a parte mais bem preservada o período de 69 a.C a 46 d.C.
Esta tradução foca na parte do trabalho em que o historiador nos relata o reinado de Augusto.
Ao contrário de seus contemporâneos, Cássio Dio datou o início do Período Imperial em 31 a.C. e a ascensão ao trono de Augusto (Otaviano), enquanto outros, como Suetônio em seus Doze Césares, escolheram começar com a ditadura de Júlio César (100-44 a.C.). Em sua história, Cássio Dio escreveu sobre a ascensão do Império Romano:
"Desta forma, o poder tanto do povo como do Senado passou inteiramente para as mãos de Augusto, e desde o seu tempo houve, a rigor, um monarca, seria o nome mais verdadeiro para ele, não importando se dois ou três homens mais tarde detiveram o poder. poder ao mesmo tempo. O nome, monarquia, com certeza, os romanos detestavam tanto que não chamavam seus imperadores nem de ditadores, nem de reis, nem de nada parecido; contudo, como a autoridade final do governo recai sobre eles, eles devem necessariamente ser reis." (Livro 53, pág. 237)
Acrescentou que os imperadores assumiram os títulos e funções do cargo da antiga República Romana. A mudança da república para o império dominou seus escritos. A monarquia proporcionou a Roma um governo estável. Anos mais tarde, durante o “período tirânico”, as pessoas recordaram o reinado de Augusto como sendo um reinado de liberdade moderada, livre de conflitos civis.