Thaisa 01/03/2022
Mais um livro instigante protagonizado por Hercule Poirot
O grande detetive Hercule Poirot e seu fiel amigo Arthur Hastings assistem uma performance da jovem Carlotta Adams, uma nova atriz que costuma imitar diversas outras, incluindo a famosa Jane Wilkinson. Logo após, os protagonistas estão jantando em um hotel quando Wilkinson se aproxima de Poirot, pedindo-lhe um favor: ela quer se casar com o Duque de Merton; porém, para isso, ela precisa se divorciar de Lord Edgware, que se nega a assinar os papéis. E como Jane sempre consegue o que quer, Poirot a ajuda.
No entanto, após Poirot e Hastings se encontrarem com Edgware e ele concordar com o divórcio, o homem é assassinado.
Uma testemunha afirma que foi sua esposa, porém ela têm um ótimo álibi. E quando o investigador pensa que poderia ser Carlotta, algo terrível acontece: a moça morre após tomar uma dose excessiva de Veronal. Alguns acreditam em morte acidental, mas Poirot sabe que não, e isso complica toda a situação, nos mostrando que o detetive belga está lidando com um assassino frio e cruel. Mas quem?
Poirot, com a ajuda de Hastings, fará todo o possível para descobrir quem matou Lord Edgware, Carlotta Adams, e está tentando enganar a polícia.
Este foi um livro divertido, não apenas por ser protagonizado pelo excêntrico Poirot, que nunca entende as ironias de Hastings, mas a trama, em si, foi bem gostosa: fluida, rápida e instigante.
Ao ler uma obra da Rainha do Crime, o leitor tem a tendência de seguir os métodos do detetive e usar suas próprias células cinzentas afim de descobrir quem seria o assassino. E, é claro, Agatha faz um bom trabalho ao nos apresentar uma vasta gama de suspeitos, e é capaz de surpreender com os crimes e as revelações durante o enredo.
A história só não entra na minha lista de favoritos por, vez ou outra, a autora tentar esconder do leitor algo óbvio; senti que o assassino não surpreendeu, pois o mesmo aconteceu em outras histórias da Agatha, mas foi bem interessante ter um vilão com características mais sociopatas e menos passionais (clássicas nos romances policiais).
No geral, tive uma ótima experiência!
Mais resenhas no instagram literário @livre_em_livros e no canal do Youtube "Livre em Livros"!