Mick 23/03/2013
"Um grande baile de máscaras"! Assassinatos misteriosos, álibis irrefutáveis e uma pergunta: Quem matou Lord Edgware?
Mais um livro da Agatha Christie!Esse eu queria ler faz muito tempo, pois gosto muito de mistérios que envolvem um grupo de pessoas, no qual um deles é o assassino... No entanto, acho que o livro não foi bem da forma que eu pensei, embora mesmo assim não tenha deixado de ser interessante... Eu preferiria o título original “Lord Edgware Dies” (A Morte de Lorde Edgware) do que a versão em português “Treze à mesa”, pois acho que se dá pouco destaque a questão dos demais participantes do jantar...
Num mundo de aristocratas e de atrizes e atores famosos se tecem os fios da complexa e inquietadora intriga deste romance publicado em 1933... Assim como no teatro, nem tudo é o que parece, e muitas dessas enganosas aparências podem contribuir para ocultar o rosto de um implacável e frio assassino.
Eu gosto muito das aventuras com Poirot, do seu leve sotaque francês e de sua inteligência perspicaz... Sou admirador de Poirot assim como seu amigo Arthur Hastings! Nesse livro, como o seu próprio título original afirma (Lord Edgware Dies), trata do assassinato de Lord Edgware, do qual a sua esposa, Jane, é a principal acusada, uma vez que a mesma já fora vista publicamente a ameaçar o seu marido caso não lhe concedesse o divórcio (embora Lord Edgware, antes de morrer já havia confirmado que lhe daria)... Aí que está o mistério, ela nega o crime e também existem outros envolvidos que parecem ter interesses na morte da vítima (a própria filha de Lord Edgware, o sobrinho, a amiga de Carlotta Adams, dentre outros)! Outro personagem regular da autora que participa da história é o Inspetor Japp, da Scotland Yard, que paralelamente a Hercule Poirot também busca desvendar esse crime...
No decorrer da história, tudo vai começando a se complicar e o mistério vai ficando muito instigante, visto que tudo indicava ser um crime muito fácil, mas aos poucos alguns elementos vão surgindo e a gente começa a perceber que não será tão fácil assim... Lord Edgware tinha sido apunhalado, assim, como a esposa havia dito que faria. Sua culpa era evidente, se não fosse por um pequeno detalhe: “Na hora do crime, ela estava jantando em companhia de doze testemunhas”. Dois grupos afirmam que viram Lady Edgware no dia e hora do crime: As pessoas da festa VS As pessoas da casa em que Lord Edgware foi assassinado. Quem está falando a verdade? Qual o real motivo do crime? Mais um caso "impossível" para Hercule Poirot resolver? Nenhum crime é impossível, quando se trata de Hercule Poirot!
O final é convincente, e embora “Treze à Mesa” não seja de longe o melhor livro de Agatha Christie, é sem dúvida um livro interessante, e vale à pena os fãs da rainha do crime se adentrarem nessa instigante aventura.