spoiler visualizarClara1829 17/11/2021
Reflexão e amizade (Resumo e Resenha)
Almond de Won-Pyung Sohn, conta a história de Yunjae, que narra a história a partir de seu ponto de vista. Ele tem uma doença mental chamada alexitimia, que é quando você nasce com uma parte do seu cérebro chamada amígdala, menor que o normal, isso faz com quê você, de uma forma resumida, não sinta emoções como qualquer outra pessoa, emoções como medo, compaixão, raiva, alegria... não são sentidas. Yunjae põe não sentir e não saber identificar as emoções, cresce sendo treinado por sua mãe a reconhecer expressões faciais, e expressões gramaticais que indicam as emoções mais básicas. Por não ser uma criança "normal" e não ter sentimentos, ele era taxado de aberração (o que não o incomodava, já que ele não sentia emoções e com isso o impacto daqueles ataques), por tanto ele cresceu tentando não se destacar ? por orientação da sua mãe? e com isso não tendo amigos.
Até que em um natal, a vida dele muda e vira de cabeça para baixo, quando sua mãe e avó são atacadas por um homem, que golpeia sua mãe na cabeça com um martelo e esfaqueia sua avó. A avó morre e a mãe sobrevive mas entra em coma. A partir daí, o garoto sem emoções, tem que se virar do melhor jeito que podia, dessa vez, sem conseguir se desviar das perguntas das crianças curiosas e maldosas, e mais uma vez, sendo uma aberração.
Mas dessa vez, surge algo em sua vida: Professor Yun e seu filho desaparecido Leesu. Yun o implora para que ele se passasse pelo filho desaparecido a 13 anos, no leito de morte de sua esposa, o que ele aceita. Mas sem saber exatamente que estava tomando o lugar de outra pessoa.
Leesu, após o falecimento da mãe, aparece no funeral, se mostrando um garoto problemático, o que não era o que o Sr.Yun queria que a esposa visse antes de morrer e por isso, pediu a Yunjae fizesse aquilo de se passar por Leesu. Leesu é então, Gon, que mais tarde vai espancar Yunjae na escola, e depois de alguma forma, se tornam genuinamente amigos, mesmo que Yunjae não compreenda totalmente o significado daquilo. Gon se torna então uma pessoa importante para Yunjae.
Ao final do livro, Yunjae é espancado e quase morto por um criminoso chamado Steel Wire, para defender Gon. Ali Yunjae começa a sentir.
EU SEi, resuminho tosco, mas eu juro que o livro é muito, muito mais que esse resumo tosco e nada empolgante. É o tempo inteiro o Yunjae refletindo e analisando, tentando entender as coisas e as pessoas... tem passagens que você se indentifica com ele de uma forma interessante, por falta de outras palavras. Alguns detalhes eu nem contei no resumo, como por exemplo Dora, a garota corredora que fez o coração de Yunjae disparar pela a primeira vez, nem falei muito sobre a Vovó, que era uma forte e determinada, e muito menos disse o que acontece com a Mamãe depois do ocorrido no natal.
Eu sei apenas, que Yunjae e Gon, me mostraram mais ainda o que é uma amizade e o poder que ela pode ter. Eu fiquei encantada com o livro. Em alguns momentos, Yunjae tem reflexões incríveis sobre a vida, como por exemplo quando ele diz que ser comum é mais difícil do que ser diferente, algo que eu concordo completamente com ele. Enfim, é isso, eu acho. Sou tenho que melhorar minha habilidade com resenhas.