Fernanda631 05/07/2023
Princesa Mia (O Diário da Princesa #9)
Princesa Mia (O Diário da Princesa #9) foi escrito por Meg Cabot.
Não posso afirmar com todas as letras que a Mia está muito mais madura, porém ela se torna mais responsável e consciente de sua atitude e posições, e que algumas coisas, feliz ou infelizmente precisam ser mudadas para que ela alcance a "auto-realização" ou seus outros objetivos. Mia parece infantil demais em alguns aspectos enquanto em outros eu devo dizer que ela foi muito corajosa por fazê-lo na idade que tem. Ainda assim, acho gostoso a leitura ser feita por meio do diário dela - alguns dias curtos, outros mais longos, mas com a linguagem do dia-a-dia deixa mais fácil para os leitores.
Toda a espera pra Mia amadurecer valeu a pena, ainda não acredito que ela deixou de ser vegetariana por causa de um colapso nervoso.
Nesse livro, Mia finalmente começa a perceber que a Lilly é uma péssima amiga.
J.P. finalmente contou pra Mia o que todo mundo já sabia desde que eles começaram a ser amigos: que está apaixonado! (Gostei muito do fato da princesa não demorar tanto tempo pra reconhecer seus sentimentos como ela teria feito alguns livros atrás.)
Lana resolve fazer amizade com a Mia, algo que funciona surpreendentemente bem. (Sem falar que os diálogos entre elas fazem dar boas risadas.)
Mia vai enfrentar uma das maiores dores de sua vida, o término com Michael.
Ela entra numa espécie de depressão e um dos pontos altos do livro são as sessões de terapia.
Mia acaba por descobrir um segredo escondido sobre Gênovia e isso muda toda a história do país. Mia descobre o diário de mais uma de suas muitas ancestrais chamadas Amelie. Acontece que essa princesa em particular tinha 16 anos quando assumiu o trono e seu reinado durou apenas 12 dias, e é isso que chama a atenção da princesa. (Esse diário deu início à uma das maiores reviravoltas até agora.)
Mia ainda tem que lidar com um site horrível sobre ela, enquanto prepara um discurso para uma sociedade de elite que Grandmère quer participar.
E tudo que a princesa quer é ficar na cama vendo reprises de séries, comendo carne e sorvete.
A leitura do livro foi ágil e muito fluida. Talvez porque nesse volume foram abordados temas mais sérios como tratamento psicológico, depressão e o ato de sair da zona de conforto, o que, apesar de serem temas mais pesados, são tratados aos poucos, o que deixou também melhor para acompanhar. Amizade também é levada em consideração nos temas tratados.