viihast 02/06/2024
"Nós não somos o resultado de uma só vida."
Esse livro foi uma surpresa muito positiva. Já era um livro que estava na lista para futuras leituras, mas antecipei, após ver a foto do livro aberto, durante as enchentes do Rio Grande do Sul na FERGS.
Haroldo é bem direto na proposta do livro, não enrola, é "curto e grosso", e ainda faz analogias que tornam o entendimento mais fácil e leve.
É uma leitura muito fluida, extremamente didático. O autor não utiliza uma linguagem difícil, muito pelo contrário, usa e abusa da simplicidade e de exemplo de nossos cotidianos, nos dá dicas e muitas vezes nos faz refletir.
Um excelente livro para reforma íntima. Recomendadíssimo!!!
"Nós não somos o resultado de uma só vida."
"Nenhum de nós nasce sem planejamento, e esse planejamento é simples: estar melhor quando for embora do que quando aqui chegou."
"É preciso confiar, porque fé não significa acreditar. Se fé fosse acreditar, não brigaríamos com Deus quando estamos sofrendo."
"(...) em qualquer das aflições que passarmos na vida, se tivermos humildade e brandura suficientes, sentiremos a presença dos seres espirituais que, por nos amarem, profundamente, estão sempre ao nosso lado nos momentos mais difíceis da vida. Nenhum de nós enfrenta suas aflições sem o amparo."
"Vai passar, não importa a tormenta que está causando um terremoto em sua existência. Porque nós somos peregrinos da eternidade. Nós somos espíritos imortais, em uma marcha surpreendente. Cada trecho da jornada, certamente, vai deixá-lo perplexo, mas você prossegue, vivo."
"A existência corporal não é o destino; ela é o trajeto, o percurso. Ela é temporária."
"(...) o amor se alimenta do próprio ato de amar."
"Tem problemas que você não vai compreender, você vai superar. Compreender é mais tarde."
"(...) a oração é a conexão mental com as esferas superiores do progresso, do amor e da inteligência. Orar sempre, trabalhando, servindo, aprendendo e amando, e nunca, nunca, desfalecendo."
"(...) qual é o objetivo do Espiritismo? Converter as pessoas em espíritas? Não, porque há espírita que é boa pessoa, do mesmo modo que há espírita de má índole. O objetivo do Espiritismo é a formação do ser humano de bem, não é o ser humano que vive bem, mas o ser humano que vive o bem. Mas, afinal, qual é sua profissão, sua orientação sexual, seu partido político? Não importa.'
"O ser humano de bem é alguém que quer viver o bem. Ser um religioso é um instrumento."
"Benevolência para com todos. Indulgência para com as imperfeições. Perdão das ofensas.
Esses são os três pilares da relação com Deus, relação comigo, relação com o outro. Se você equilibrou isso e se você está no caminho, bem-vindo à formação do ser humano de bem."
"(...) missão não é privilégio, não é imunidade à dor, nem é destaque. Missão é trabalho, encargo. E quanto maior a missão, maiores os sofrimentos e decepções ligados a ela. E por quê? Porque a missão, primeiramente, depura o missionário, o faz progredir e, simultaneamente, não menos importante, cumpre uma função nos desígnios de Deus."