Rosinha, minha canoa

Rosinha, minha canoa José Mauro de Vasconcelos




Resenhas - Rosinha, minha canoa


54 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4


Marcos 21/04/2020

Quem é louco?
Diga se não há algo de errado com o amor? Se fôssemos analisar sob o crivo severo da razão perceberíamos que amar é uma insanidade. Todavia, a razão já nos pregou muitas peças. Enquanto o amor... ah que delícia errarmos nesse mundo!

O que há de errado em conversar com uma canoa? Sim, ela fala e conta histórias. Ouvindo-a somos levados e a correnteza encaminha pelo inimaginável. A última coisa que poderíamos supor não é a fantasia e seus absurdos, mas sim a realidade e sua inverossimilhança. Sim, o real é horrível muitas vezes e não há catarse a ser quebrada.

Longe de ser um livro infantil, Rosinha minha canoa nos faz pensar sobre os padrões erigidos pela racionalidade e pela não aceitação do simples. Belo, mas com um quê assustador de 1984.
cris.leal 21/04/2020minha estante
Amei a resenha!


Marcos 26/04/2020minha estante
Obrigado!




Barbie 01/07/2010

Doce
O livro descreve e demonstra um Brasil animal, vegetal e mineral. Percorre paisagens e desvenda mundos internos de matas e florestas singelos, os quais encantam o leitor. É simpelsmente belo, assim como outras obras do mesmo autor. A parte que mais me tocou foi o nascimento de uma árvore, perfeita descrição, até arrepia.
Jose151 12/09/2023minha estante
nascimento de uma árvore ou o germinar de uma semente ?




Ana_Egg 03/08/2015

Melhor Livro!!!!!
#Sinopse:
“Rosinha, a Canoa, leva Zé Orocó pelas águas do rio Araguaia, nos sertões de Góias, transportando-o por um mundo onde quem manda é a mãe natureza. E o autor conduz-nos para um mundo onde quem manda é a emoção e a sensibilidade, na história do homem simples e incompreendido por uma sociedade que o acusa de ser louco e interna-o num hospício. O livro é um hino de amor e respeito à natureza, contando a trajetória de Zé Orocó, envolvido em "causos", histórias fantásticas e lendas, bem como a sua amizade com uma canoa. José Mauro resgata assim o encontro das coisas singelas e verdadeiras da vida.”

#Considerações:
O melhor livro que eu já li, tem uma narração tão ingênua quanto à conversa de seu Zé Orocó e Rosinha, sua canoa. Escrito com uma ternura e simplicidade que da vontade de esmagar o livro! É uma história muito envolvente que pode mudar a sua opinião sobre muitas coisas.
Um pequeno romance que se desenvolve e a “doença gravíssima” dita pelo Doutor que fora examinar seu Zé Orocó, faz com que ele (Zé Orocó) tome um rumo totalmente diferente ao que ele pensava, e que também o faz enlouquecer e perder sua personalidade de alguém sonhador e simples.
Em algumas partes do livro cheguei a chorar muito ao perceber a crueldade do ser humano e às vezes o preconceito com o “diferente” faz com que o leitor se apaixone pelo seu Zé Orocó e também se emocione com a narração ingênua e ao mesmo tempo muito forte.

Nota 5/5 – Embora esse livro valha muito mais do que 5 pontos 



site: http://www.wook.pt/ficha/rosinha-minha-canoa/a/id/12641588
Aline 18/12/2017minha estante
A pergunta eterna "quem era o louco da história".
Amo esse livro.




Predo21 02/07/2024

Uma canoa cheia de emoções
Eu não vou me extender muito nessa resenha pois tenho pouquíssimas palavras a dizer em relação a esse livro maravilhoso,então vamo lá: Só desse autor ter conseguido fazer eu ficar extremamente triste lendo sobre um veio e uma canoa torna esse livro uma das maiores obras de arte que já tive o prazer de ler na minha vida. Eu quase chorei em um monte de parte e fiquei extremamente feliz em outras. Então meus amigos, posso dizer que livro é LITERATURA ABSOLUTA!!
xelaoloc 02/07/2024minha estante
deu vontade de ler veii slk




Graça 24/01/2009

Um livro delicioso, contado com muito sentimento. Depois deste lí As Confissões do Frei Abobora, do mesmo autor, e fiquei encantada. Lí há muito tempo e com certeza repetiria a leitura. Um doce de livro.
comentários(0)comente



Simone 27/07/2009

Li esse livro na infância e reli novamente agora depois de adulta.
Realmente é um daqueles livros que deixam marcas, saudade.
Um livro que conta a vida de pessoas simples, de um homem humilde com um coração bom.
comentários(0)comente



Raquel Lima 27/07/2009

Um grande "ser humano" !
José Mauro escreve a ternura, a simplicidade, a beleza das coisas naturais. Consegue criar história a partir das plantas, das árvores, e torna a todos mais que humanos, talvez seja até humilhação, dizer isso, ele cria seres mais que especiais. Neste livro, Rosinha é linda, inteligente, sensível,fantástica, carinhosa...e canoa.Isso só muito no fim. Uma linda história.Sofremos com Zé Oroco, com a Madrinha Flor, com a Muie-Dama e nos tornamos espectadores fantástico de um mundo sem igual.
comentários(0)comente



Sudan 30/05/2009

Rosinha
Jovens e adultos vão se emocionar com a história de Zé Orocó. José Mauro nos transporta para um mundo de emoção e sensibilidade. Zé Orocó é um homem simples que navega pelas águas do rio Araguaia com sua canoa Rosinha.
comentários(0)comente



Maria Mota 21/12/2009

olha é tão poético! tão simples e ao mesmo tão profundo!não esqueço nunca aquela frase:o jaburu conversava um mundo de silencio é mais ou menos isso .vou reler ainda não desembalei todosos meus livros.Lindo pode ser que eu mude de ideia quando reler ,sei lá ler é um estado de espirito.
comentários(0)comente



Archaos 03/10/2010

etto;
O livro é simplismente maravilhoso. Ele abre seus olhos e muda alguns de seus conceitos. É lindo, triste e engraçado.
Não há palavras pra descrever o que esse livro é.
Leia.
comentários(0)comente



Adriana 11/10/2012

Minha infancia
Dos livros de minha infancia, esse tem seu lugar, pela beleza do livro.
Tào lírico, tão lindo, tão triste, Tão simples, tão verdadeiro!
comentários(0)comente



Vera 08/01/2013

Emocionante...
Um livro de linguagem simples e verdadeira. Escrito para pessoas sensíveis e inteligentes. Emocionante...
comentários(0)comente



Maria 03/11/2024

" Loucos são os outros homens que perderam a poesia de Deus"
Mais uma vez me surpreendendo com o José Mauro de Vasconcelos, ele fala muito sobre ternura, e em cada página desse livro é perseptivel a ternura com que foi escrito, é impressionante a delicadeza com que essa história é contada. O livro me prendeu do início ao fim, fiquei com o coração apertado e me emocionei durante muitas partes da história. Eu amei o final, achei que foi escrito de uma forma muito delicada e sensata.
comentários(0)comente



leosilva 07/02/2015

Cada cabeça uma sentença
Tem gente que ama, tem gente que odeia. Eu me lembro de ter terminado esse livro com a sensação triste (talvez até tenha chorado com o fim, mas agora não me recordo direito) e ao mesmo tempo esperançoso. Só sei que o texto de José Mauro é poético, fala com nossa alma, nos envolve. Uma leitura agradável e maravilhosa.
comentários(0)comente



Marcos Antonio 30/03/2016

Rosinha
A primeira vez que ouvi esse livro eu estava na 2 série primaria e a professora Rosa achou que seria importante ler esse livro para a nossa classe. Eu na verdade só me lembrava dos sentimentos dela com a leitura, as vozes que ela usava para interpretar a fala sertaneja. Lembro como ela pulava as partes que ela achava que não podíamos ouvir. Lembrava de como era chorava em varias partes do livro. E depois de tantos anos desejando ter esse livro e lê-lo.
Hoje pude sentir o que minha professora sentiu ao ler a história de Zé Orocó de sua alma limpa, o amor pela natureza e sua pureza de atos e pensamentos; a forma de achar que todas as pessoas são boas. E mesmo depois de tudo que sofreu continuou a amar.
comentários(0)comente



54 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR