anapmoscoso 25/10/2023
Cassandra é uma jornalista que, como muitos, mudou-se para uma grande capital em busca de uma vida que a pequena cidade onde cresceu não poderia fornecer. Aos 26 anos - idade que ela julga ser absurda -, entretanto, ela perde o emprego e, para completar, fantasmas de um passado não tão distante aparecem para tornar sua rotina um roteiro saído diretamente de uma comédia romântica. E, na visão dela, ela é a vilã.
Vou começar essa resenha colocando as cartas na mesa: por aproximadamente 80% da obra eu não fui muito fã da protagonista. Não por concordar com a visão dela sobre ser a vilã da história que estava sendo contada, mas sim porque, na minha opinião, ela se vitimizava demais. Dois anos antes dos acontecimentos narrados, Cassandra traiu seu ex-noivo com o irmão dele. Atitude péssima, concordo. No tempo atual, para sua surpresa e completo pânico, uma de suas melhores amigas - que apenas sabe que ela fora noiva, mas não de quem - aparece namorando seu ex. Cassandra, então, fica na dúvida sobre contar ou não sobre seu envolvimento com Ricardo - um mero relacionamento de seis anos, coisa pouca, nada demais - para uma das suas, repito, melhores amigas.
Antes de continuar, preciso frisar que Olhos de Gato não é um romance com triângulo amoroso. A autora gosta de chamar atenção para isso e eu também, porque se você me conhece ao menos um pouco sabe que não tem muitos plots que eu tenha mais raiva do que esse. Nossa protagonista não é apaixonada pelo seu ex, mas sim pelo irmão dele, Roberto, aquele com quem ela traiu.
Maria Anna Martins entrega mesmo uma comédia romântica em Olhos de Gato. Daquelas onde um problema que seria facilmente resolvido com uma conversa se torna grande demais porque a pessoa perdeu a coragem num primeiro momento e, depois disso, todos os outros momentos parecem errados por motivos que fogem do controle dos envolvidos.
Cassandra e Roberto, por mais errada que tenha sido a escolha tomada por eles lá atrás, não são pessoas más. A protagonista, como é mostrado ao longo da narrativa, não é a única das três amigas que guarda grandes segredos por medo de ser julgada por ações do passados. E, como em uma boa quantidade de romances clichês, uma conversa franca teria poupado a todos um bocado de estresse.
Essa é uma história sobre pessoas que, na tentativa de não magoar aqueles que amam, terminam tomando as decisões erradas, metendo os pés pelas mãos e magoando não apenas aqueles que queriam proteger, mas também a si próprios. Eu comentei lá em cima sobre não ter gostado da protagonista por boa parte do livro, mas isso não significa que o meu modo de lidar com uma situação semelhante me pouparia de sofrer as mesmas consequências que Cassandra.
Ambientada no Recife, Olhos de Gato é uma narrativa bem divertida. Uma leitura rápida, com personagens falhos que farão o leitor enrugar o nariz até perceber que, talvez, também tenha alguns erros tão, ou mais, graves no currículo. E, sendo uma comédia romântica, tem final feliz para todo mundo!
site: https://twitter.com/anaestalendo