Marcelo217 27/02/2023
Hermético
Livro que utilizei como teoria para meus estudos e pesquisa sobre a morte. O livro tem uma aparência inofensiva, mas engana muito em seu conteúdo. Imaginei que a leitura iria ser menos sofrida do que foi.
O autor utiliza em grande parte do livro o apoio de diversos autores (como Lévinas, Handke, Kant, Heidegger, etc.) para desenvolver o pensamento sobre a morte, sua relação com as pessoas e suas respectivas concepções. A morte e suas implicações são abordadas de diversas formas, mas feita de uma forma muito densa. Há muita informação, muita referência e muita associação das ideias e dos teóricos. Não é uma leitura para se fazer corrida e pela extensão do texto, senti falta um pouco da voz do autor que, na maioria do tempo, só apresentava as ideias dos teóricos e adicionava uma ou outra ideia rebuscada ou uma conclusão filosofada
Eu, particularmente, tenho dificuldade em absorver problemáticas quando há esse tipo de discussão abstrata. Mesmo o autor trazendo vez ou outra uma obra literária para elucidar as concepções da morte, senti falta de mais aplicações e exemplos, pois o assunto sempre se desemboca em percepções muito complexas. Todavia o livro me trouxe novas perspectivas sobre as ações humanas e como elas são convencionadas. A violência, a refenidade e a concepção de luto me fizeram ter outra visão sobre a morte. Em suma, um livro extenso, de compreensão condicionada, mas com uma carga gigantesca de reflexão.