Café da Manhã com Sócrates

Café da Manhã com Sócrates Robert Rowland Smith




Resenhas - Café da Manhã com Sócrates


5 encontrados | exibindo 1 a 5


Robson.Vieira 26/02/2020

Sócrates?
Pensei que era um "livrinho" que tratava de filosofia, mas de um jeitinho leve e descontraído.
E é... mas não tanto (para simples mortais como eu!).
Filosofia não é o meu forte. Achei uma leitura cansativa.
Pra não dizer que fiquei no zero a zero, fiz anotações de alguns trechos bem interessantes para se refletir!
comentários(0)comente



Kinggustavo 15/12/2018

"Afinal, a palavra "filosofia" significa o "amor pela sabedoria", e ser sábio não é a mesma coisa que ser inteligente."
Café da Manhã com Sócrates é um convite à reflexão e à introspecção, uma análise de questões do dia a dia que, talvez, nunca tivéssemos parado para pensar mais sobre. A sensação que tive ao ler esse livro, como um admirador da filosofia, foi de proeminente surpresa, e diversas vezes me encontrei imerso em profundos debates filosóficos comigo mesmo. Digo isso, pois, é impressionante como o autor, a cada página, nos envolve em sua onda de ideias e indagações acerca de situações tão aparentemente frívolas, e que muitas vezes passam despercebidas por nós. Indagações essas que estão carregadas de significados e recheadas de pensamentos de grandes mestres.

Já dizia Sócrates: “Uma vida sem reflexão não merece ser vivida”, e isso significa que, como seres pensantes e detentores de um pensamento crítico, não devemos parar de questionar o mundo à nossa volta. Até mesmo quando se trata de assuntos cotidianos, rotineiros ou superficiais, podemos extrair sentido e absorver aprendizados que enriquecem a forma como percebemos o mundo e a nós mesmos. No caso do livro, destaco a diversidade de exemplos práticos utilizados pelo autor para iniciar ou exemplificar algum assunto, e a miríade de palavras novas que aumentaram o meu vocabulário. Fora todas as referências de cenas de filmes, séries, peças, músicas e livros.

Além dos questionamentos e percepções do autor, contamos com as observações não só de filósofos, mas de sociólogos, antropólogos, psicanalistas e escritores também. Aristóteles, Arquimedes, Max Weber, Maquiavel, Michel Focault, Georg Hegel, Karl Marx, Immanuel Kant, William de Ockham, John Stuart Mill, Francis Bacon, Claude Lévi-Strauss, Jacques Lacan, Sigmund Freud e Friedrich Nietzsche são alguns dos pensadores que prestigiaram essa obra com um verdadeiro banquete de diálogos.

Ainda que, com toda a empolgação ao longo do livro, tive algumas dificuldades para assimilar e compreender certas partes. Em determinados momentos achei a escrita complexa e confusa, e, apesar de ser um livro curto, levei mais tempo para concluir a leitura, que requer certamente bastante atenção. Também gostei dos tons de sarcasmo e do teor cômico presente nos capítulos, assim como a maneira que o autor utilizou para conectar o todo. Por fim, acredito que seja uma ótima pedida para quem gosta de refletir ou deseja conhecer um pouco mais sobre filosofia.
comentários(0)comente



Mota 15/10/2018

Uma incrível reflexão de si e do mundo ao seu redor.
As citações de pensamentos filosóficos te faz enxergar as diversidades do seu cotidiano e uma forma de refletir o modo em que você está inserido e se inserindo no mundo.
Também fazendo com que possamos enxergar as diversas maneiras de superar algum fato no cotidiano.
comentários(0)comente



Drezza 30/11/2010

Respostas para as nossas perguntas internas
Esse é um ótimo livro para quem curte filosofia e indaga tudo ao seu redor, você verá que se por várias vezes fez as mesmas perguntas que estão abordadas no livro do seu cotidiano. Como acordar, ir ao trabalho e enfrentar a selvageria dos coletivos, chegar ao trabalho, ir à academia, tomar banho, ir às compras, enfim, por várias ocasiões quando estiver lendo-o, você irá se perguntar: Realmente,já me perguntei sobre isso antes, e a revelação da questão cairá sobre você como uma luva. Pelo menos foi assim para mim.
comentários(0)comente



Batschauer 17/09/2010

Sinopse
Imagine-se sentado numa roda de grandes pensadores contando-lhes detalhadamente seus afazeres no mundo moderno. O que será que eles diriam sobre o fato de você usar o carro para ir até uma academia se exercitar? Ou sobre seu costume de aproveitar uma linda tarde de domingo no interior de um shopping center? Café da manhã com Sócrates é um desjejum filosófico que nutre o leitor com questões de psicologia, sociologia e política implícitas em tarefas cotidianas aparentemente irrelevantes. Dividida em 18 capítulos, que vão desde "Acordando", "Arrumando-se" e "Indo para o trabalho" até "Fazendo sexo" e "Dormindo e sonhando", a obra analisa com olhar atento e preciso esses hábitos relativamente simples da vida do ser humano.
comentários(0)comente



5 encontrados | exibindo 1 a 5


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR