Livros da Julie 31/01/2021Desventuras românticas em uma cidadezinha do interior-----
As confissões do Sr. Harrison foi o segundo livro do mês de outubro da leitura coletiva promovida pelos integrantes do Clube de Leitores da Editora Pedrazul. Também é o terceiro livro que li de Elizabeth Gaskell (vejam as resenhas de Prima Phillis e O chalé de Moorland aqui, na @livrosdajulie).
Após se formar em medicina, William Harrison aceita o convite do Dr. Morgan, primo de seu pai, para trabalhar com ele na pequena cidade de Duncombe. Devido à profissão, que lhe dá um bom status social, Harrison passa a ser considerado um bom partido por todas as mulheres solteiras da cidade, que não são poucas. Convites para chás, jantares e festas surgem a todo momento, forçando-o a uma vida social mais intensa do que gostaria. Na verdade, ele preferiria dedicar todo o seu tempo livre a chamar a atenção da filha do vigário, Sophy Hutton, por quem está enamorado. Entretanto, uma série de mal-entendidos ameaçam seus planos românticos.
Confesso que depois da última experiência com um livro da editora fiquei mais atenta para eventuais falhas na tradução. Felizmente, o tanto que pude identificar não chegou a me desanimar nem atrapalhou a fluidez da leitura, ajudada pela maior agilidade da história.
A autora aproveita o romance para tratar de forma simples, mas otimista, do tema da evolução da medicina e da aceitação de novas práticas e tratamentos pela população e pela antiga classe médica.
Gaskell não se intimida em incluir um ou outro momento de tristeza nessa história leve e bem-humorada. Ela nos mostra que os dias são feitos de alegrias e de decepções, de encantamento e de sobriedade. Tudo faz parte da vida. O importante é que se mantenha a esperança e que se persevere na direção dos seus sonhos.
site:
https://www.instagram.com/p/CHngRAiDcuI/