O código do dragão

O código do dragão Lyoto Machida




Resenhas - O código do dragão


15 encontrados | exibindo 1 a 15


Eduardo.Menezes 23/06/2024

Campeão no ringue e na vida
Por ser um brasileiro descendente de japonês , Lyoto consegue trazer de uma maneira bem didática os princípios que herdou do seu pai no tatame. Livro muito bom para conhecer um pouco da cultura nipônica que influenciou as artes marciais, através do Karatê.
comentários(0)comente



Fe Miranda 03/06/2024

Abre mentes
Por um gosto pessoal meu percebo que não sou muito fã do estilo do livro como auto ajuda. Porém isso não significa a má qualidade do livro, pelo contrário. É um livro muito bom e que abre a sua mente para diversos assuntos trazendo inclusive experiências pessoais de vida do lyoto. É inegável dizer que você não sai comovido e diferente após a leitura
comentários(0)comente



Mayra 29/01/2024

Simples e direto
O livro é muito rico, mesmo sendo de fácil leitura e simples. Sempre admirei o Lyoto e nesse livro temos a oportunidade de conhece-lo e aprender com ele, segundo as virtudes do Bushido. Com certeza levarei pra vida.
comentários(0)comente



Davi.Paiva 28/01/2024

Médio, mas com todo o respeito.
Link Amazon: https://amzn.to/3OkgOAQ

Mais um livro que li na academia (durante 20 minutos diários de bicicleta, para ser mais exato).

Eu gosto de MMA. E também gosto tanto das lutas do Lyoto Machida quanto da pessoa dele, por levar o karatê ao UFC (geralmente os lutadores preferem kickboxing ou muay thai) e acabar ficando diferenciado nos golpes e na postura perante quem ele derrota. E somando com a minha paixão por leitura, foi bem legal saber que ele tem um livro de autoajuda (que é um tema bem fácil de ler. Ainda mais em uma academia).

O livro acaba virando um "3 em 1" porque tem um pouco da vida de Lyoto (biografia), autoajuda e também a filosofia japonesa no que tange o código samurai do bushido. Porém, neste último item citado, temos um diferencial porque o próprio Lyoto reescreve o código para o que ele aplica em sua vida.

O bushido original trabalha sete virtudes: integridade, respeito, coragem, honra, compaixão, sinceridade e lealdade. Já Lyoto prefere manter a quantidade, mas colocar outros sete princípios: autorresponsabilidade, simplicidade, determinação, disciplina, resiliência, respeito e humildade.

Isso gera impacto na obra?

Sim e não.

Primeiro porque é interessante ver como Lyoto realmente vive o que prega, pois no capítulo 4 (sobre disciplina) ele ensina o princípio Shu-Ha-Ri, que significa "manter-romper-sair" em uma tradução não tão literal. Em tal princípio devemos absorver o conteúdo que nos é passado (manter), quebrar as suas formas (romper) e sair dos paradigmas com uma nova abordagem daquilo que nos foi passado sem perder a sua essência (sair).

E segundo porque embora todos os capítulos sejam fáceis de entender e concordar, acho que ele derrapou no último, sobre humildade. Aturar humilhações de pessoas arrogantes para responder somente em espaços de disputa (o famoso "responder jogando") não muda as estruturas que faz estas pessoas ainda terem o poder de oprimir os outros. Aliás, considerei este capítulo como um todo ruim.

Por isso considero que "O Código do Dragão" seja um livro médio, mas com todo o respeito.

Recomendo!

Nota: no final na introdução o autor comenta que um dia cada leitor possa criar o seu próprio código de sucesso. Eu não sei se um dia eu poderia fazer o meu próprio bushido, mas eu sei que uma das virtudes nele com certeza será o Ubuntu.
Ana 28/01/2024minha estante
Curiosa para saber qual seria o seu próprio bushido.




Hernan.Declek 26/01/2024

Lyoto teve um grande Mestre
O livro conta apresenta os 7 valores samurais, como o Lyoto aplica na vida e como o leitor pode aplicar na vida. De fato os valores apresentados no livro são muito importantes mas as lições que o Lyoto aprendeu com o pai,Yoshizo Machida, são um ensinamento à parte. De como ser pai, mestre e educador. Sou fã do Lyoto e do Yoshizo Machida e espero que algum dia alguém fale de mim como o Lyoto fala do pai.
comentários(0)comente



whluiza 13/01/2024

"O código do dragão [...]"
Bastante informação em um livro bem curto. É muito interessante a forma que ele mistura fatos históricos com ensinamentos, e o que isso tem haver com as situações do nosso dia-a-dia. É divertido acompanhar os relatos sobre as situações da infância e como elas fizeram ele crescer e ter se desenvolvido emocionalmente de uma forma incrível. O livro nos dá a chance de perceber os nossos princípios como parte do nosso caráter e não só algo que nós seguimos, como se aquilo fosse o que nós somos ou o que poderíamos ser se nos déssemos a chance. Leve pra ler e muito enriquecedor. Recomendo muito!
comentários(0)comente



Sandrow 11/01/2024

Muito bom
Traz muitos ensinamentos dos samurais para inserirmos em nossas vidas. As histórias da vida do autor servem como exemplo para cada uma das virtudes que devem desenvolver.
comentários(0)comente



Tyler 03/12/2023

O Código do Dragão
"O Código do Dragão", escrito por Lyoto Machida, oferece uma visão única sobre a mentalidade e as estratégias por trás do sucesso no MMA. O livro destaca a filosofia do autor, suas experiências e insights valiosos para quem busca aprimorar suas habilidades no esporte e na vida. Lyoto compartilha sua jornada de forma inspiradora, proporcionando uma leitura cativante para os fãs de artes marciais e além.
comentários(0)comente



Victor 01/06/2023

Disciplina e respeito
Leitura leve e escrita fluida. Bom livro para conhecer/entender mais sobre o Bushido, como esse código auxiliou o Lyoto em sua carreira, e também nos mostra como podemos aplica-lo nos dias de hoje. Recomendo a leitura.
comentários(0)comente



emasbookshelf 15/08/2022

Os 7 Valores Samurai
Gostei do livro. Como karateca  foi muito interessante ler a história de vida do Lyoto e acompanhar a forma que essa arte marcial influenciou inclusive noa seus princípios de vida.
O foco do livro é nos 7 valores samurai, então aqui vai uma citação de cada um deles:

Autorresponsabilidade: "Quem ignora detalhes do cotidiano e delega-os a outras pessoas, fará o mesmo em situações mais importantes."

Simplicidade: "Acredito que todos nós viemos ao mundo com o intuito de servir. O resro - ganhar dinheiro, ser famoso - é consequência."

Determinação: "É provável que a paixão seja o melhor combustível para a determinação. Quanto mais você gosta de algo, mais facilmente se entrega."

Disciplina: "Creio que todos nasceram para ter sucesso. O que torna algumas pessoas excepcionais não é o talento, mas a dedicação em desempenhá-lo e desenvolvê-lo."

Resiliência: "Os momentos de crise são os melhores mestres."

Respeito: "Se o respeito é um valor do meu caráter, acredito que exercê-lo tem mais a ver comigo do que com os outros."

Humildade: "A pessoa talentosa não precisa se exibir, ela guarda suas forças para si. Dessa maneira, em um confronto, sempre terá o elemento surpresa para pegar o adversário desprevenido. Pensando assim, a arrogância é a verdadeira fraqueza, pois expõe a pessoa inutilmente."
comentários(0)comente



Sheilinha 15/03/2022

Livro simples, mas gigante no conteúdo!
Lyoto Machida mostra, através de suas palavras (muitas vezes vividas e experimentadas) que podemos seguir um caminho de respeito, disciplina, resiliência e outras virtudes que são baseadas no código de conduta do Samurai, o bushido. Que apenas de ser algo seguido por samurais que viveram há muito anos, no dias atuais podemos praticar tudo isso.

É um livro simples no sentido de linguagem e fácil entendimento. Para quem não é do meio das artes marciais vai entender perfeitamente, mas para que prática algum esporte de luta (como eu que prático karate), vai se identificar e mais ainda, vai compreender muito do que prática no dia a dia dentro e fora do dojo.
comentários(0)comente



Evandro.Calado 22/01/2022

Ótimo
Bom livro, relata detalhes totalmente desconhecido por mim, valeu a pena ler o mesmo. Recomendo a todos que buscam inspiração na vida.
comentários(0)comente



Thiago.Moretti 26/12/2021

Os relatos de vida, influência de seu pai, desafios e entender o que se passa dentro da mente de um Samurai moderno é de arrepiar!
Para praticantes de artes marciais acredito que o livro conversa ainda melhor com o leitor e de forma útil!
Me fez refletir em diversos momentos sobre auto responsabilidade, superação de medo e controle de emoção.
comentários(0)comente



Rodrigo Fernandes 14/12/2021

Bom e direto.
Confesso que não esperava tanto. Poderia ser apenas um produto "caça níqueis" de um lutador cujo ápice da carreira já havia passado, mas não é. São mensagens boas, fortes, simples e diretas. Exemplos, histórias, foco, determinação e estado de espírito inspiradores, de uma mente campeã. Me ajudou.
comentários(0)comente



15 encontrados | exibindo 1 a 15


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR