Carolina 25/04/2023
Uma Vida Histórica
São Bernardo só queria ficar quieto no seu canto, contemplativo em sua cela, junto dos seus no mosteiro, mas... a vida o arrastou para os mais variados lugares e fê-lo envolver-se em diversas questões políticas e religiosas que verdadeiramente necessitavam do seu arbítrio.
Como o santo interferiu muito nos problemas de seu tempo, sua vida foi se mesclando aos acontecimentos históricos da época em que viveu - como eleições papais ou as cruzadas, por exemplo. Dessa forma, a biografia de São Bernardo torna-se "transpessoal", pois ultrapassa o domínio particular de sua identidade individual.
O santo parece ser extrovertido, e eu não acho que Deus crie personalidades assim para ficarem quietas o tempo inteiro. Santos extrovertidos normalmente precisam fazer grandes viagens e/ou realizar inúmeras coisas - eles costumam aparecer muito, diferente dos introvertidos que ficam mais ocultos. Ao menos me parece existir esse padrão.
O sonho da mãe de São Bernardo narrado no início do livro, já é uma indicação de que ele não passaria despercebido, mas pelo contrário, faria barulho e incomodaria [aqueles que precisavam ser incomodados rs].
Durante a leitura, fui selecionando minhas citações preferidas, depois postei todas no grupo "Históricos de Leitura - CCR" aqui no Skoob.