spoiler visualizarMoniky.Pamella 16/11/2024
"Parece que tudo mudou e, ainda assim, nada é diferente."
O livro trata de um grupo de crianças que, por alguma razão, se encontram perdidos em uma ilha desabitada.
No início, eles tentam manter a civilidade estabelecendo regras, reuniões e chefia, mas com o passar do tempo, como numa comunidade qualquer, há divergências de idéias, o que leva a uma desordem na ilha.
Um ponto que acredito ser muito relevante para a virada na história é o fato de que Jack se voltou contra Ralph e não teve apoio, então saiu do grupo chorando porém, após algum tempo, vários meninos foram ao seu encontro e montaram o novo grupo que, mais tarde, seriam os chamados "selvagens".
Considerando que o autor participou da Segunda Guerra e o livro foi publicado 9 anos depois, me passa a impressão de que há uma analógia entre a razão humana e os atos selvagens cometidos durante a guerra.
Em nossa essência, somos animais e para não agirmos como tal é necessário uma boa quantidade de racionalidade que, dependendo do contexto, pode não ser muito difícil de manter. O "efeito manada" é o que diversas vezes transformou em realidade os pesadelos da humanidade pois, raramente, um só indivíduo tem poder para colocar em prática atos destrutivos.
A morte de Simon e Porquinho é responsabilidade de todos os meninos que abandonaram a razão e decidiram dar vazão ao instinto animal, sob o comando de Jack e Roger. Escolher seguir as ordens de um tirano é ser tão tirano quanto ele.