Senhor das moscas

Senhor das moscas William Golding




Resenhas - O Senhor das Moscas


2641 encontrados | exibindo 511 a 526
35 | 36 | 37 | 38 | 39 | 40 | 41 |


sophsdaybyday 03/02/2023

Ingleses x Vikings
Senhor das Moscas é um livro que me pegou de surpresa. Alguns garotos, sozinhos, numa ilha. Sem adultos, sem regras. O que poderia dar errado?
Durante o livro vemos o jeito que os meninos começam a parar de raciocinar como uma sociedade e viram bárbaros. Me lembra a série viking, só que dessa vez estamos do lado dos ingleses (espero).
Senti falta de personagens melhores, como os personagens são incrivelmente chatos, mas não há muita coisa para reclamar. Sim, o Nobel foi merecido, parabéns Golding.
comentários(0)comente



Athena15 06/06/2022

Ainda digerindo
Eu não sei colocar em palavras os múltiplos sentimentos que esse livro me trouxe. É um livro onde nos questionamos se tudo é real ou um sonho de tão confuso que parece no início, mas no final (e que final!) todo faz sentido. Eu achei que no início seria uma leitura cansativa, mas foi ao contrário, me surpreendi muito.
comentários(0)comente



Valentim 03/02/2023

Leitura indispensável
O tipo de livro pra nunca mais esquecer. Talvez eu fique algumas semanas refletindo, tentando digerir todas essas páginas.

De crítica só a linguagem que não é das mais fáceis de compreender, precisei repetir alguns trechos, mas nada que interfira no entendimento.
comentários(0)comente



iara 06/06/2022

Interessante
Crianças perdidas numa ilha que se organizam com regras e liderança para sobreviver. Nada muito diferente, mas uma discussão interessante
comentários(0)comente



Rafael 06/06/2022

"— Quando a gente está caçando, às vezes sente que não está caçando, mas... sendo caçado; como se tivesse alguma coisa atrás de você o tempo todo no meio da selva."
Nota: 3,5/5 estrelas

Quando você tira a civilidade do ser humano, o que resta? Responder essa pergunta é a missão principal de Senhor das Moscas, mostrando crianças voltando ao estágio primitivo do homem ao se verem em um local desprovido de regras sociais e comportamentais. E por mais que William Golding faça isso brilhantemente, essa foi uma leitura díficil em vários aspectos.

Mesmo sendo um livro curto - só 216 páginas -, demorei vários dias para finalizá-lo, porque além da escrita bastante densa e propositalmente confusa em alguns momentos, o início é bem lento. Unido à isso, a maior parte dos personagens, mesmo sendo crianças, são desprezíveis. Claro que era a intenção do autor, então acaba sendo um ponto positivo, mas é difícil se apegar a qualquer um além de Porquinho e Simon, os únicos "conscientes" no meio de tanto sadismo.

É apenas nos três últimos capítulos que a história tem um giro de 360º e o caos domina a ilha. A partir daí são acontecimentos bizarros, nojentos e eletrizantes, nos fazendo ter pena até mesmo de personagens antes odiáveis. O momento com o tal "Senhor das Moscas", então, despensa comentários.

Agora entendo o porquê da hype sobre Senhor das Moscas e acho válida a leitura, mas não nego que esperava gostar mais. Dos dois filmes, vi apenas o de 1990 e somente a mudança em relação ao "Senhor das Moscas" me incomodou, mas fora isso achei uma adaptação condizente com a obra.
comentários(0)comente



nick 07/06/2022

UAU!
Eu de verdade amei cada detalhe desse livro meudeus! Fiquei triste pelas mortes mas muito feliz por no final ter ?dado? certo com o Ralph. Da pra ver o quão maluco o ser humano pode ser :(
comentários(0)comente



iammoremylrds 03/02/2023

uma ótima leitura além de conter diversas reflexões sobre o ser humano e de como ele vai se moldar a natureza(ou não), a essa nova estrutura de sociedade, como sobreviver a ela e se readaptar, trazendo dilemas dos contratualistas
comentários(0)comente



Fabiana.Salgado 09/06/2022

Intrigante!
"As pessoas nunca são oq vc pensa delas". Um livro que traz uma versão sombria do ser humano, com narração emocionante e muito tensa. Há tempos queria ler esse clássico, e com sua peculiaridade foi uma leitura importante.
comentários(0)comente



CalceViridi 12/06/2022

Chocante
Devo admitir que é uma história que não me prendeu muito, principalmente por ter umas partes mais paradas. Contudo eu me surpreendi bastante com a história e gostei de como as cenas importantes são narradas. Uma parte importante de citar também é a natureza é o ambiente da trama, que acaba acrescentando bastante na história, dando aquele ar de tenção, suspense, etc.
É um livro que eu recomendo se você não tiver problema com algumas cenas fortes.
comentários(0)comente



yas 02/02/2023

Bom
Livro bom, mas não atingiram minhas expectativas. Por se tratar de um clássico, esperava mais dele.
comentários(0)comente



elizandra 02/02/2023

o fim da inocência
achei o início do livro mais arrastado do que esperava, demorou pra efetivamente começar a acontecer algo, era preciso construir os personagens, e foi bem delimitado a necessidade de organização, de se ter um líder, de votarem, de se reunirem pra decidir sobre os abrigos, tarefas, alimentos, a fogueira, e como isso foi se desgastando ao longo da narrativa.

em certos momentos fiquei confusa com quanto tempo tinha passado e como estava o desenvolvimento da relação dos meninos, mas isso contribuiu pra ter mais noção do quanto eles estavam perdidos também.

confesso que imaginava caos canibalismo seita confusão cenas lamentáveis gritaria... já estava desanimando mas os capítulos finais foram intensamente bons, as coisas escalaram muito rapidamente ao mesmo tempo que coerentes com os acontecimentos que foram construídos ao longo da história.

deixo uma citação que gostei muito do final, que resume bem tudo que rolou e me pegou bastante após a maratona do fim:

"Ralph chorou pelo fim da inocência, pela escuridão do coração humano e pela queda no ar do verdadeiro e sábio amigo chamado Porquinho."


"ah, e nossa, britânicos fazendo isso esperava mais"
* revirando os olhos *
me poupe meus amores
comentários(0)comente



jems.wife 30/09/2022

um livro que não vale a pena
A escrita do autor, com certeza, acaba com a motivação de qualquer um para continuar a ler esse livro, ele descreve tantas coisas desnecessárias que acaba ficando cansativo, e algumas partes chegam até ser nojentas, não recomendaria esse livro a ninguém, em certo ponto, no começo, você fica curioso para saber o que aconteceu e o que irá acontecer mas tudo isso se dissipa a cada frase lida, como eu disse: uma leitura extremamente cansativa.
comentários(0)comente



Luciara 28/09/2022

Um grupo de crianças se perdem numa ilha. Seu avião cai, e elas precisam sobreviver até o resgate chegar. Ralph é inserido como líder, a concha é símbolo de poder para convocar futuras reuniões e decisões em conjunto, Jack o provedor, mas que tende a ser uma liderança opositora no decorrer do tempo. Brigas, tentativas de ordem e caos estão presentes nesse livro. E diversão, não se pode esquecer disso, visto que são criancas que no geral, estão tentando entender o que está acontecendo.
Há muito tempo eu planejei ler esse livro, mas sempre pensei que me faltasse cérebro pra isso...
Essa leitura é de certa maneira bem filosófica. Uma literatura sobre a natureza do ser humano sem a sociedade. Muito Hobbesiana até... visto que Hobbes, diz que a natureza do indivíduo é de guerra. "O homem é o lobo do homem". E penso eu, que Golding trouxe isso pra sua obra. E se vê muito essa narrativa em filmes, séries e outros livros de sobrevivência. Sem a lei, a ordem, ou que representa o tal da "civilização" os individuais perecem sobre uma natureza dominante. Se vê isso em lost, em the walking dead, em the wild e aqui em senhor das moscas. Talvez a criatura que Simon vê, o tal "senhor das moscas" fosse a própria natureza desses seres ali perdidos, pois ele mesmo diz: ?Você sabe, não é? Que eu sou parte de vocês? Bem perto, bem perto, bem perto! Que é por minha causa que nada adianta? Que as coisas são do jeito que são?? (p. 147) Eu só queria que essa "entidade" estivesse mais presente fisicamente, e não apenas nos comportamentos daquelas crianças
comentários(0)comente



Gabs.Fitz 08/07/2022

Hm kk
Na época de lançamento o livro deve ter sido inovador, mas lendo décadas depois não é nada surpreendente.

Fiquei decepcionada pois esperava muito mais quando comecei, já que todos eram crianças, mas ao passar da metade li na base da raiva apenas para saber como terminaria - sem nada além do esperado no desenrolar da história. Gostaria de ter parado ali.

O fato de serem crianças pouco mudou a forma que a história se deu, a não ser os personagens insuportáveis tal como as crianças podem ser. Do nada todas se tornaram burras? Não vou me estender se não será spoiler.

É a minha 32° leitura de 2022, início de julho e eu acho bem difícil algum personagem superar a escrotidão do Jack até o final do ano.
comentários(0)comente



Roberta365 27/09/2022

Este livro foi comentado na minha aula de redação, e só por uma resenha, já tive interesse de lê-lo.
"Senhor das moscas" é o romance que mostra, de uma forma terrível, como o ser humano pode ser consumido por seus instintos naturais e selvagens.
É chocante, mas ao mesmo tempo muito real.
comentários(0)comente



2641 encontrados | exibindo 511 a 526
35 | 36 | 37 | 38 | 39 | 40 | 41 |