Senhor das moscas

Senhor das moscas William Golding




Resenhas - O Senhor das Moscas


2641 encontrados | exibindo 601 a 616
41 | 42 | 43 | 44 | 45 | 46 | 47 |


jonathanrausch 20/08/2022

Uma obra prima, sem dúvidas
De um autor que foi premiado com Prêmio Nobel a gente espera encontrar uma obra arrebatadora ou conclusões que, no mínimo, irão mudar nossa visão acerca do mundo, nem que seja um pouquinho e, a depender do público, é isso que acontecerá a quem ler este livro.
É um livro que fala sobre selvageria humana, democracia, autoritarismo inerte em nosso eu selvagem, ou seja, nas condições ideais para o seu desenvolvimento. É uma leitura interessante mesmo para o séc. XXI por trazer pessoas que eram da civilização e acabam destituídos de seus costumes e leis, e fazer isso utilizando de crianças torna o livro um tanto polêmico para as décadas anteriores, como mostra o lado das crianças que estão além do brincar, que há alguma verdade por trás de certos comportamentos e utilizam do brincar só como desculpa para a maldade. Como sabemos, há violência no brincar masculino a partir de certo ponto, e a destituição da civilização realmente pode permitir que o brincar seja ainda mais cruel.
Sobre o plano de fundo da história ser distópico, achei que não tinha tanta necessidade, mas o autor quis entrar na onda por ser moda na época (como ainda é hoje). A história poderia começar de maneiras distintas e com crianças que ainda assim não teriam relação anterior entre si.
Em suma, vale a pena a leitura, ainda mais pelos personagens cativantes, de qual Porquinho é o meu favorito.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Perla 26/07/2022

Uma reflexão social
O livro começa inocente com as crianças perdidas em uma ilha, mas, com o passar do tempo, o convívio fica insustentável. São crianças que ainda não tem o discernimento de moral, obrigação de tarefas ou cuidar do outro.
Momentos angustiantes. Livro recomendadíssimo!
comentários(0)comente



Dika 16/08/2022

Prêmio Nobel de literatura
Um grupo de meninos sobreviventes em um acidente aéreo numa ilha, nenhum adulto.
Ralph é eleito o chef, mas Jack não fica satisfeito e assim começa a discórdia e a disputa.
Texto bastante descritivo.

Numa sociedade onde nao há regras (leis) e respeito ao indivíduo, instala-se a barbárie.
comentários(0)comente



Bel 26/07/2022

O que aconteceria se um grupo de meninos ficassem presos em uma ilha ? Um outro tipo de sociedade ali se instaura e muda a vida de todos. Entre a civilidade e a selvageria, é o que nos mostra esse clássico.

É o tipo de livro que nos faz refletir em como o ser humano pode se comportar em momentos sombrios...
comentários(0)comente



Isis.Alonso 04/08/2022

Perfeito
Os monstros somos nós. Sem alguma energia maior, nossa própria gana e violência toma conta e não podemos segurar, assim, desvinculando o homem da humanidade
comentários(0)comente



victor.victor.victor 26/07/2022

Um pouco decepcionado
Gostei, achei BOM, mas... um pouco superestimado ?

Só ouvi falar maravilhas sobre a escrita do W. GOLDING, mas... foi ela que mais me incomodou nesse livro.

A ambientação ou a ação dos personagens são descritas com palavras simples, mas de compreensão complicada. Pelo menos, pra mim.

A definição que não saía da minha cabeça é OBTUSA.

Quanto a história, não me causou tanto impacto como imaginei. Após a página 100 foi mais agradável. O final é eletrizante, mas insuficiente.

Nesse mesmo estilo ainda prefiro "Ensaio Sobre A Cegueira", esse sim conseguiu extrair todo o potencial da sinopse (e muito mais)...
comentários(0)comente



Ca Vie 26/07/2022

Nada de mais
Talvez a violência esteja tão presente no nosso dia a dia que nada nesse livro tenha me surpreendido.
comentários(0)comente



Paula.Juca 28/07/2022

Quanto aprendizado para uma leitura
Essa leitura começa bem despretensiosa mas vai ganhando força, peso e horror ao passo que vamos avançando na narrativa. A história se passa numa ilha em que foi "deixado" um grupo de meninos, aparentemente salvos da guerra que acontecia da Inglaterra. Conforme a narrativa avança, vemos como esses meninos típicos "ingleses" se despojam de seus costumes e bons modos e se entregam a total selvageria, manipulados por um mal que eles mesmos criaram... É loucura mas um grupo de crianças chegam às raias da loucura animalesca, sem a presença de uma ordem e longe de um adulto (que representa a vida humana, social e cívica) o caos reina. Indico fortemente a leitura, mas paralelo a isso pesquise os acontecimentos históricos do período e a vivência do próprio autor da obra. Fará total diferença na compreensão da obra.
comentários(0)comente



Samanta 05/08/2022

Um verdadeiro estudo da sociedade
Pra começar, agora eu sei o que precisa ter um livro pra ganhar o Nobel de Literatura.

Publicado em 1954, Senhor das moscas conta a história de um grupo de garotos que se vê isolado em uma ilha deserta, após a queda do avião que os levava, fugidos dos horrores da segunda guerra.
Inicialmente a idéia de uma ilha deserta, sem a supervisão dos adultos, era super animadora. Porém a realidade da vida nesse lugar inóspito não demoraria a aparecer.
O grupo se organiza e elegem um líder, Ralph, um garoto super carismático, engraçado, porém isso não agrada nada ao Jack Marridew, um menino mais arrogante, que já era líder do coral da igreja. Como o Jack era mais forte, deixam ele responsável pela caça, junto com um grupo de garotos maiores, e é daí que surgem todos os problemas desse livro. Vale mencionar o Porquinho, um garoto rechonchudo, asmático, que não enxergava direito, mas que era a voz da sabedoria e do bom senso, porém era super subjugado pelos demais.

O livro trata do conceito da "inevitabilidade da violência? que está na essência do homem. Me trouxe muito a mente outro clássico, Ensaio Sobre a Cegueira. Ele faz refletir sobre como situações extremas podem despertar nosso pior lado, como se esse fosse um caminho necessário a sobrevivência. Ainda mais quando se está isolado da sociedade, em um ambiente hostil. Mas não é "só" isso. O livro perpassa por temáticas como o totalitarismo, o sadismo que surge com pequenos poderes sobre os mais indefesos (!), ou que estão em desvantagem, fala sobre a essência do homem, seus desejos, impulsos... Enfim, um estudo social completo. Só leiam e depois reflitam e depois surtem e rezem pra que nunca haja um apocalipse zumbi.
comentários(0)comente



Rafael 28/07/2022

Que livro meus senhores ??
Uma das melhores leituras que já tive! Recomendo para todos os amantes de aventura.

Esse livro tem a capacidade de envolver o leitor logo nas primeiras páginas. Não deixa nada a desejar na história.
comentários(0)comente



Rebeca257 03/08/2022

Um clássico muito necessário!! Que livro pesado, as cenas de perseguição e briga dão uma aflição de ler... Foi uma leitura diferente do que to acostumada mas o livro é muito bem escrito, gostei muito.
comentários(0)comente



Juliana 26/07/2022

Baal-Zebub
O Senhor das Moscas é uma daquelas obras que a gente não para na esperança de que tudo vai ficar bem, no entanto, a verdade é que de folha em folha, página por página, tudo vai ficando cada vez mais obscuro e tremendamente reflexivo.
Foi uma leitura muito importante para mim, de modo que me transportei para a história e vivi cada detalhe ali escrito? horrendo, impactante, destroçador de cabeças e etc. O livro me faz questionar a mim mesma, a humanidade e as capacidades geniais de um escritor tão peculiar.
Meus personagens preferidos são o Porquinho (pig) e o Simon, duas figuras importantes nesse desenrolar entre manter a civilidade ou se tornar um selvagem.
Será que Hobbes estava certo: O homem é o lobo do homem?

Recomendo essa leitura e depois dela, leiam algo mais leve. Leiam contos de fadas! ?
comentários(0)comente



Lehsga 04/08/2022

O final foi meio triste, mas é interessante ver a "evolução" dos meninos na ilha, os medos e a selvageria tomando conta deles... Enfim, recomendo.
comentários(0)comente



2641 encontrados | exibindo 601 a 616
41 | 42 | 43 | 44 | 45 | 46 | 47 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR