Ricardo 23/05/2024
O senhor das moscas, William Golding
Uma ilha deserta, apenas meninos, sem adultos. Com esse cenário, os sobreviventes da queda de um avião precisam se organizar para seguirem sobrevivendo na ilha, e para chamarem a atenção de um possível resgate.
Ralph, de 12 anos, eleito o líder do grupo, representa o líder ordeiro, assistido pelo inteligente Porquinho. Jack era outro líder natural, que perdeu a eleição e acabou montando uma tribo, que atraiu praticamente todas as crianças da ilha. Jack se tornou selvagem, cruel e brutal.
Para alguém que já assistiu Lost, são evidentes as inspirações da série em Senhor das moscas. Queda de avião, ilha deserta misteriosa, momentos de lazer, fuga dos problemas, diferentes lideranças, conflitos políticos, monstros, mortes.
O livro, por sua vez, tem um coronel Kurtz para chamar de seu, lembrando o horror e selvageria de Coração das trevas (Joseph Conrad).
Senhor das moscas é uma história sombria, sobre o mal que habita em todos nós; sobre priorizar instintos imediatos, animalescos, em detrimento da razão e dos valores morais; sobre o que somos capazes de fazer em um mundo sem regras e punições estabelecidas; sobre revolução e tirania. Um retrato pessimista da humanidade.