A Mão Esquerda da Escuridão

A Mão Esquerda da Escuridão Ursula K. Le Guin...




Resenhas - A Mão Esquerda da Escuridão


556 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |


Rejane.Viegas 09/09/2024

A mão esquerda da escuridão
Muito a frente do seu tempo! Pensar nas coisas que a Ursula escreveu a tantos anos e que se mostram ainda atuais da até medo, mas como ela falou, não é uma previsão do futuro e sim uma ficção.
Algumas partes do livro achei difíceis e um pouco arrastadas? muita descrição de lugares e nomes um tanto quanto difíceis, mas no geral eu gostei do livro e a experiência de ouví-lo em audiobook foi sensacional!
comentários(0)comente



Almir 06/09/2024

Um livro que quebra paradigmas
Gostei bastante deste livro. Sempre bom ter em mente que trata-se de um romance escrito há mais de 50 anos, numa época bem diferente. Daí se tem ideia do quão desafiador para os costumes deve ter sido.
Em algum momento do livro, já mais para o final, eu senti que a história se perde um pouco numa longa descrição de um acontecimento, o que tornou a leitura já não tão agradável. Porém, no conjunto, vale bastante pelo universo tão inusitado a que somos transportados, as questões que levanta sobre gênero, sexualidade, etc.
Por fim, também não acho que se deva preocupar em reter os complicados nomes de países e sentimentos na história, dá pra se manter no fio da meada mesmo sem se lembrar deles (são realmente bem difíceis)
comentários(0)comente



madujorge 31/08/2024

Entre ?nós? e ?eles?
Demorei para realmente embarcar nessa leitura. O único motivo pelo qual eu não desisti foi porque eu realmente queria me familiarizar com o universo literário da Ursula K. Le Guin.

Os primeiros capítulos são bastante lentos e se concentram em ambientar o leitor no universo do planeta Gethen, explorando sua cultura, política, gênero, e até sua biologia única. Essa imersão inicial é densa, mas é fundamental para entender a complexidade do mundo que Le Guin constrói.

Para aqueles que ainda não leram, recomendo seguir a ordem do Ciclo de Hain, especialmente se você deseja captar todas as nuances e entender a evolução de alguns conceitos. Tenho certeza de que a minha experiência teria sido melhor se eu tivesse feito isso e, por isso, planejo reler o livro na ordem correta.

Apesar do início denso, é uma história com uma jornada que é ao mesmo tempo emocionante e profundamente melancólica. O tempo inteiro experienciamos a percepção desse mundo (totalmente diferente do nosso) pelos olhos do protagonista, e mesmo com o entusiasmo de constantemente descobrindo algo novo e desafiador, sentimos também a necessidade de compreensão e conexão em um local onde tudo é incerto.

No fim, essa jornada nos leva a refletir sobre o que significa ser humano, as barreiras que criamos, a dificuldade de abrir nosso coração para o que nos desafia e, consequentemente, sobre a solidão.

Também existem muitos aspectos mais tangíveis no sentido político, cultural e social que podem ser traduzidos para a nossa realidade, mas a mensagem emocional ressoou mais profundamente em mim. É uma leitura que trás uma reflexão profunda sobre identidade, cultura e relações humanas.
comentários(0)comente



MayTCS 29/08/2024

A mão esquerda da escuridão
Só nos últimos capítulos entendemos o porquê do título, um jogo de palavras sagaz da autora
Não sei, uma história de superação, de frio e acima de tudo sobre a raça humana, que mesmo em um mundo diferente consegue cometer os mesmos erros e pecados
A experiência em audiobook foi muito boa, principalmente com os nomes e falas locais
comentários(0)comente



alvesrenata 26/08/2024

Narrativa minimalista e interessante
Neste livro há pouca ação. É um livro que se dedica a descrever como os povoados do planeta Inverno são governados e como os habitantes se relacionam e, principalmente, a descrever as paisagens e os climas de cada região do planeta a partir da visão do protagonista e do que acontece com ele.

A descrição das paisagens é bastante imersiva, você quase se sente dentro delas. A autora é bastante metódica ao descrever o mundo, seu calendário, seus mitos e os ambientes pelos quais o protagonista passa.
comentários(0)comente



Praga.Enzo 25/08/2024

Perfeito
Li aos pouquinhos para não acabar logo, mas acabou. ?
Fiquei encantada com a escrita da Ursula e curiosa para ler seus outros livros.
Claro que a abordagem do gênero tem suas limitações, mas seria anacrônico analisar a obra com os olhos do século XXI e com o entendimento que temos hoje.
Minha parte favorita, sem dúvidas, foi o percurso pelo Gelo. Ao ler sabia que muita gente poderia achar chato. Mas o subtexto por baixo da história que se passa, de duas pessoas sobrevivendo, me encantou.
A melhor leitura que fiz em 2024.
comentários(0)comente



TCN 16/08/2024

Uma ficção cientista de verdade
Primeiramente, tenho que dizer que amei a escrita da autora. A forma como ela coloca os acontecimentos faz com que, mesmo em momentos de nomes difíceis e acontecimentos bizarros, a gente fique preso querendo saber o que vai acontecer.
Não é viciante como um suspense, mas nós faz querer continuar lendo e 'vivendo' com os personagens.
comentários(0)comente



D. Cruz 15/08/2024

A mão esquerda da escuridão. 7 de 10
Essa mulher eh de outro mundo, simplesmente extraordinária.
A forma q ela imagina e cria os seres andróginos e suas peculiaridades eh espantosa.
Vale a leitura, assim como qlq coisa que ela já escreveu.
?Luz eh a mão esquerda da escuridão
e escuridão, a mão direita da luz,
Dois são um, vida e morte, unidas
como amantes no ?cio?,
como mãos entrelaçadas,
como o fim e a jornada?.
comentários(0)comente



Leh 12/08/2024

Muito bom!
Eu demorei muito a entrar no ritmo dessa história. A princípio a ambientação vai causar certa estranheza, mas logo já estava empolgada com esse mundo novo em que a Úrsula nos faz mergulhar. Quando as jornadas de Genly Ai e Estraven se uniram eu me entreguei de vez a história e fiquei obcecada. Chorei horrores com o final.
comentários(0)comente



Michele Alberton 09/08/2024

A verdade é que eu nem queria acabar esse livro, de tão bom! Li algumas resenhas e várias destacavam a questão dkd seres andróginos, e fiquei com a sensação de que isso não foi muito explorado, é verdade. Mas o que me pegou foi a história de amizade dos protagonistas. Foi linda demais!!!!

Dois alienígenas, afinal. Dois seres tentando criar um vínculo e lutando juntos para sobreviverem... as diferenças enormes entre eles, e mesmo assim o respeito e admiração mútuos surgindo aos poucos... e eu nem gosto desse tipo de história!!! Me peguei presa, totalmente presa no livro.

Genly Ai e Estravem se tornaram uns dos meus personagens favoritos! AMEI esse livro!
comentários(0)comente



Leticia.Moraes 01/08/2024

Inovador para a época
A história se passa em um planeta onde todos os seres vivos (equivalentes a humanos) não tem um seco definido, então quando chega próximo a época de reprodução o corpo de modifica naturalmente para gerar novos bebês. A questão é que chega um humano lá e quer implementar o Ekumen, e ele passa uns bons perrengues tentando convencer o grande líder e a população que as ideias do Ekumen vão ser boas pro planeta.
comentários(0)comente



Mila 27/07/2024

Achei o início do livro um pouco cansativo. Muitos termos novos e me senti perdida. Mas depois que assimilei esse outro mundo, o livro ficou viciante e devorei no final.
comentários(0)comente



GabrieleLuciani 26/07/2024

Puts, que livro bom. fico feliz de escrever isso porque até uns 30% foi difícil, mas depois que engatou eu não quis mais largar. é perceptível a dedicação da Úrsula na construção desse universo tão interessante ? que foi o que tornou a leitura um pouco cansativa pra mim por causa da riqueza de detalhes e informações que no início estavam um pouco avulsos pra mim, mas, depois que comecei a me localizar, fui devorada pra dentro do livro. gostoso demais. acho apenas que ela podia ter explorado a questão do gênero de maneira diferente... não sei. foi difícil imaginar os gethenianos como seres sem gênero, mesmo porque todos os pronomes eram masculinos. as vezes eu tinha a impressão de que não era o gênero que não existia, mas as mulheres... os homens continuavam ali... como se a masculinidade fosse natural, fosse neutra, e o machismo só não existisse porque a feminilidade não existe. mas tudo bem, isso não atrapalhou a leitura, mesmo porque a politicagem me entreteve MUITO. e eu nunca pensei que 1300 quilômetros de caminhada na neve pudessem ser tão interessantes, mas foram. feliz que, se minha amiga sol gosta de algo, eu acabo gostando também. muito bom gosto numa só carioca. hehe. acho que minha próxima leitura será os despossuídos. :)
comentários(0)comente



MEMOSR 25/07/2024

Desbinarizaram meu gênero
Li em um momento complicado de minha vida e, como se não bastasse, Le Guin complicou mais ainda. ?
comentários(0)comente



Jess 19/07/2024

Um livro maluco, mas cheio de reflexões
Esse livro vai falar sobre um homem que vai a um planeta desconhecido, em nome de uma organização interplanetária propor uma associação. Em meio a sua missão, ele acaba conhecendo mais profundamente o povo, seus costumes e desconstruindo suas ideia pré concebidas, especialmente sobre papéis de gênero, visto que nesse planeta todos são intersexo e só assumem um gênero ou outro nos seus períodos específicos de acasalamento.

Achei esse livro extremamente interessante, não só pelas discussões sobre gênero, mas também pelas relações políticas e as reflexões sobre ser um estrangeiro e ter que se adaptar onde não parece ser bem vindo. Fiquei meio triste com o final, mas vale muito a leitura.
comentários(0)comente



556 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |