Invasão Bárbara 05/11/2023
O Duplo - poema petersburguense
Golyádkin é um funcionário público de baixa classe dedicado exclusivamente ao trabalho. Até seu médico recomendar que ele passe a viver em sociedade, faça amizades, vá à festas e saia para beber.
Pela falta de habilidade, o funcionário acaba sendo sincero demais nos encontros e esbanjando dinheiro por achar que é assim que uma pessoa sociável age. Ao ser desconvidado para um banquete, por o considerarem importuno, ele protagoniza uma cena constrangedora: invade o evento, tenta obrigar a anfitriã a dançar e faz discursos dramáticos emocionados sobre não ser aceito. Depois de expulso, (em um parágrafo de 9 páginas) planeja cometer suícidio, mas é impedido por uma estranha figura que fica cruzando seu caminho, sempre indo na direção contrária: ele próprio.
O segundo Golyádkin começa a interferir na vida do primeiro: arranjando emprego no departamento e frequentando os mesmos lugares. Logo, o segundo recebe uma promoção e faz amigos, deixando o primeiro cada vez mais melancólico e paranoico pelos dois serem idênticos e, mesmo assim, o outro ficar com toda a glória.
O Duplo foi o grande fracasso do Dostoiévski. Não é ruim, o problema é a trama ser parecida com a de O Nariz, conto do Gógol lançado em 1836, dez anos antes. Os desfechos são diferentes, no entanto, em vários momentos parecia um copia e cola.
Contudo, uma característica do autor, herdada do Puchkin e que tornou a leitura muito prazerosa, é o narrador em 3ª pessoa falando de si, pedindo desculpas por não saber descrever algum acontecimento ou tomando as dores pelo herói. Era sempre divertido quando isso acontecia.
E também vemos em O Duplo, antes do Notas do Subsolo, a primeira semente do que viria a ser a polifonia narrativa criada pelo Dostoiévski (usada em Os Irmãos Karamazov), isto é, diversas vozes e pontos de vistas dentro de uma obra para mostrar a sociedade de uma forma ampla. Temos aqui dois Golyádkins, um antissocial bom e um sociável perverso, tendo que coabitar espaços e vivenciar experiências semelhantes.
site: https://www.instagram.com/invasao_barbara/