Inferno

Inferno Dante Alighieri




Resenhas - A Divina Comédia - Inferno


88 encontrados | exibindo 61 a 76
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6


Isabela 29/10/2020

Inferno - Dante Alighieri
"DEIXAI TODA A ESPERANÇA, Ó VOS QUE ENTRAIS"
Dante é o protagonista e o autor de O Inferno. E escreveu A Divina Comedia quando estava em um momento conturbado: tinha sido expulso de Florença e, principalmente, a morte de Beatriz. Então quando ele diz que:
"A meio caminhar de nossa vida
fui me encontrar em uma selva escura
estava a reta minha via perdida"
Dante estava sendo literal.
O Inferno de Dante mostra a caminhada do autor pelos 9 circulos do Inferno. Dante, como deixou claro varias partes do livro, não estava morto. Era o unico ser que não estava condenado, por isso conseguiu passar pelos 9 circulo do Inferno, tendo como Guia o poeta Virgilio, que apesar de morto estava no Limbo, que a pedido de Beatriz guia Dante até a saida do Inferno.
Durante a viagem pelo Inferno, Dante reconhece algumas pessoas e tem uma conversa com elas. O Inferno é divido em circulos, de acordo com a gravidade do seu pecado. E quanto mais grave mais dentro do dominio do "Anjo Caido" e pior é o seu castigo.
Eis a divisão: primeiro circulo: os Ignavos. Logo depois vem o Limbo: lugar das almas virtuosas que não sofrem pena mas que não podem ser beatificados por não terem recebido o batismo. O segundo circulo é dos Luxuriosos, o terceiro dos Gulosos, o quarto dos Avaros e Pródigos, o quinto dos Iracundos e Rancorosos, o sexto circulo já entra nos dominios de Lucifer que são os Hereticos, o setimo é dos Violentos que é dividido em 3 partes: a violencia contra o proximo (homicidas e assaltantes), contra si mesmo (suicidas), e contra Deus (blesfemios). O oitavo circulo é quem comete Fraude (sedutores, hipocritas, rufiões e traficantes) e por fim, o nono circulo do Inferno que é governado pelo próprio Lucifer, está a traição (contra parentes, hospedes, patria e benfeitores).
"Quem poderia, ainda que em despojada
fala, narrar do sangue e das feridas
que ora eu vi, mesmo vezes recontada?" (Canto XXVIII)
comentários(0)comente



aguialiteratura 20/10/2020

Inferno - Difícil leitura
Finalmente! Leitura difícil!
O autor vale-se das condutas, em vida, de personalidades históricas e mesmo de seu convívio para justificar as penas as quais estas são submetidas no inferno.
Penas cruéis e aterrorizantes impostas aos pecadores revelam o quão perturbada era a mente de dante.
Inferno mescla crenças católicas e gregas.
Como dito anteriormente, a leitura é muito difícil, mas ao mesmo tempo enriquecedora, uma vez que recorri ao dicionário e a consultas referentes a mitologia grega e romana.
Na verdade, Inferno é um grande poema pela forma como foi escrito. Não achei o livro desinteressante no todo, mas confesso que o término de sua leitura o fiz mais por curiosidade e persistência.
Quem quiser aventurar-se, aventure-se.
comentários(0)comente



Rodrigo 02/09/2020

Deixa, o vós, que entrais, toda a esperança.
Não poderia ter escolhido frase melhor para a porta do inferno, afinal a esperança é, em minha humilde opinião, um dos sentimentos mais fortes e necessários do ser humano, se nós passamos por algum momento ruim na nossa vida é por ter a esperança que em algum momento isso tudo irá melhorar. A esperança é capaz de salvar vidas, ou melhor, mantelas em funcionamento baseada somente num pensamento ilusório e quase sempre sem fundamentos, de que em um futuro tudo será diferente, chega até ser engraçado esse otimismo, mas isso não significa que esperança é sinônimo de otimismo, longe disso.

Enfim, eu poderia ficar vagando por horas aqui, mas em resumo essa primeira parte da divina comédia, o inferno de dante, é, além de muito boa, necessária. Dante, diante de um momento da sua vida onde ele não vê mais retorno, é acompanhado por Virgílio em uma jornada até o inferno ( purgatório e paraíso tbm mas isso fica pra próxima ) e lá somos apresentados a 9 círculos do inferno que estão distribuídos os pecadores. Gostei bastante como Dante faz uma certa "brincadeira" com os pecados cometidos em vida e como é o castigo relacionado a esses no inferno.

Para não me alongar mais, o livro apresenta uma séries de visões, desde a teológica até a politica ( por sinal pense em um cara para ter inimigos, o inferno estava cheio de conhecidos de Dante, um pouco vingativo talvez ). Também não se trata de uma leitura fácil, porém não chega a ser impossível, basta um pouco de esforço e muita paciência. E para conseguir dominar e entender todas as referências citadas por Dante, você terá que se tornar um historiador ( nem é meme, o cara conhecia muita coisa ) .

Observação importante, na visão de Dante, em nenhum momento é citado no inferno um circulo ( ou em casos que esses são divididos, uma parte dele) para pessoas LGBT, em compensação temos lugares para agressores contra a mulher, contra a família, hipócritas e etc. Interessante não é ? É claro que você poderia dizer que talvez se enquadrasse em violência contra natureza, mas além de termos um debate sobre o que seria a natureza, visto que a homossexualidade existe também no reino animal, acredito também que Dante seria mais especifico com isso, afinal ele não me parecia do tipo de alguém que deixaria isso passar ( falo parecendo que fiz mestrado no estudo de Dante né ? uau ).

Ah, é só não dou 5 estrelas porque ainda sim não entendi muitas partes do livro, logo pretendo relê-lo quando tiver mais maturidade, então a 1 estrela a menos é devido minha incapacidade mesmo e não necessariamente pelo livro :).
Lucca 02/09/2020minha estante
Que critica sensacional! Preciso ler urgentemente este livro


mika 02/09/2020minha estante
meu deus a resenha tao grande que da pra marcar como lido aqui no skoob pq ta quase um livro. mas lacrou primo


Rodrigo 02/09/2020minha estante
Essa leitura agrega muito, pegue um dicionario e uma xicara de cafe que a leitura sera otima.


Rodrigo 02/09/2020minha estante
KKKKKKKKKKKKKK, ai paola pq vc e assim, mas obg prima e que me empolgo em algumas resenhas ?




Sammy 12/08/2020

Referências, Conhecimento Geral e Estudo...
Além de um estupendo vocabulário necessário.

A Divina Comédia [Inferno] é mais que uma simples obra literária... obviamente é um clássico, mas há de haver uma certa seletividade por quem a lê. Falo por tema e leitor, esse livro é um amontoado de referência bíblicas, mitológicas, gregas, romanas, italianas, literárias, filosóficas e políticas. Logo compreendo não poder usufruir de toda obra, tanto por referências como em menor parte por vocabulário mesmo assim deixo claro a minha satisfação pela obra e o bom acletismo de Dante em tantos incongruentes por ele abraçados.
comentários(0)comente



Henry 09/07/2020

Dantesco!
Dante Alighieri conseguiu de forma magistral quebrar a máxima: “Religião e Política não se discutem.” Ele não apenas discutiu sobre, como também, mostrou que é possível uni-las, isso é praticamente a “cereja do bolo.”
Outra coisa muito forte, é a influência que a literatura do Dante deixou, mesmo depois de muitos anos. Por exemplo, a ideia de que Dite( É assim que Dante chama o diabo no seu livro) governa o inferno, e é até chamado de o Rei do Inferno. Outrossim; quando ele fala que os demônios torturam os danados - que para lá foram - e tantas outras formas dantescas, foram e são utilizadas em sermões, sendo que nada daquilo(a maior parte)não está afinado com o diapasão bíblico. O que se pode resumir do livro em termos práticos é aquilo que Salomão disse: O que é já foi; e o que há de ser também já foi; e Deus pede conta do que passou(Eclesiastes 3.15). Bem, a leitura não é tão fluída como se pensa, visto que, sempre fica faltando uma “melodia”, mas isso é questão da própria língua. Essa é a segunda versão que leio, e de longe, foi a melhor.
comentários(0)comente



Murasakibara12 08/05/2020

Inferno e seus pecados
Creio que a parte mais interessante desse clássico é a correlação dos pecados e das penas, de forma que mesmo sendo algo mítico passa uma sensação de veracidade. A introdução de cada canto e as notas são a luz angelical na escuridão do inferno.
comentários(0)comente



Alvaro 03/05/2020

Clássico.
Inferno, escrito inteiramente em versos, é um clássico. Guiado por Virgílio, Dante atravessa os nove círculos do Inferno em direção ao Purgatório. Em cada círculo, alguns divididos em valas, os pecadores (separados por suas faltas) cumprem suas penas. Um cenário de grande sofrimento vai se descortinando não viagem de Dante. É uma obra de difícil compreensão (tive muita dificuldade), mas que todo mundo deveria ler um dia.
comentários(0)comente



Val | @livre_se_clube 28/04/2020

Inferno de Dante
Clássico dos clássicos, a primeira parte de A divina comédia de Dante Alighieri surpreende pela beleza dos cantos e pelo simbolismo de imagens fortíssimas das almas danadas no inferno. De propósito moralizante, esta primeira parte nos apresenta os círculos e divisões do abismo onde foram lançados os pecadores e seus respectivos castigos. Embora fortemente marcada por imagens horrendas e pelas duras críticas à igreja, Inferno é um livro belo, sim, muito belo do ponto de vista formal, poético, sonoro e pela presença de inúmeras referências históricas e políticas de seu tempo.
comentários(0)comente



Soybean 21/04/2020

Dante
Em alguns momentos que estamos acompanhando Dante pelo seu passeio nos círculos,tive medo até de pensar nas minhas ações em vida,é um livro que te faz pensar nas suas ações e refletir "poxa eu acho que vou para tal circulo" rsrsr
Ãtalo 21/04/2020minha estante
Pensei extremamente o mesmo quando li.




Ler para Recomeçar 20/04/2020

Jornada
Um passo de cada vez consegui descer todo o inferno. Não foi fácil, mas estou muito orgulhosa de mim.
comentários(0)comente



Bolachilds 16/02/2020

Melhor
Dos 3 livros, da divina comédia, este com certeza é o que mais chama a atenção. A leitura é um pouco difícil, porém é mais facil do que a dos seus sucessores.
comentários(0)comente



Cris 13/02/2020

Um clássico é sempre um clássico!
Pensei que seria impossível ler e compreender "A Divina Comédia", mas, até que deu para aproveitar a leitura. Claro que se eu entendesse de mitologias ou tivesse um aprofundado conhecimento em filosofia degustaria mais. Bem, vou deixar algumas reflexões e pensamentos para os estudiosos de Dante rs...sou apenas uma vã leitora curiosa acerca dessa história aclamadíssima por anos e anos.

Aqui, Dante Alighieri e Virgílio ?passeiam? pelos 9 ciclos do Inferno e expiam os pecados das almas condenadas. Acompanhado pelo amigo a mando de Beatrice, Dante poderá encontrar o caminho da sua salvação rumo ao Paraíso.

Não lerei a continuação, Purgatório, por ora quero refrescar um pouco meus miolos que trabalharam demais em conjunto do dicionário...
comentários(0)comente



Leyd 12/11/2019

É icônico para uma obra literária sobreviver por 700 anos e o trabalho de Dante alcançou esse status: a maioria das pessoas pelo menos sabe do Inferno, mesmo que não o tenha lido.
Inferno de Dante , o primeiro terço do que veio a ser conhecido como a Divina Comédia é o começo da odisséia espiritual de Dante. Ele acorda um dia no meio de sua vida para descobrir que está perdido em uma floresta escura e cercado por perigos mortais. Contra toda a esperança, o resgate vem na forma do antigo poeta Virgílio, que foi comissionado pelo Céu para levar Dante de volta ao verdadeiro caminho. Virgílio, a quem Dante muitas vezes se refere como seu mestre no texto, deve conduzir Dante através dos nove círculos do Inferno, onde ele começará a aprender a sabedoria que leva de volta à vida, que em última análise será encontrada somente em Cristo.

Cada círculo no Inferno é o lugar de descanso final das almas que morreram em seus pecados, as punições em cada nível sendo perfeitamente adequadas ao pecado que definiu a vida terrena da alma. As torturas são graficamente descritas por Dante em sas palavras. A descrição de cada círculo é única e imaginativa, mas horrível. Cada punição realmente retrata o pecado, como os exemplos dos adivinhos que tiveram seu pescoço virado para as costas, ou daqueles que cometeram assassinato fervendo em um rio de sangue, e de Judas que foi mastigados pelo próprio Satanás.

O poema tem 34 cantos, cada canto é escrito em uma forma referida como terza rima(terceira rima), que consiste em um esquema de rima entrelaçada de três linhas, que foi usado pela primeira vez pelo poeta Dante.
Embora a crença medieval na punição infernal possa ter perdido seu poder de nos aterrorizar, ainda respondemos à jornada épica de Dante com temor quando nos deparamos com suas páginas em chamas. .
comentários(0)comente



Nivia.Oliveira 08/11/2019

Choro e ranger de dentes
Agora entendo porque A Divina Comédia se tornou inspiração para pinturas, livros e filmes. Os 33 capítulos para cada volume não são em vão: a perfeição da perfeição.
Da trilogia é necessário começar de baixo, do Inferno, passando pelo Purgatório para alcançar o Paraíso.
Dante inspirado na Bíblia, no século XIV, está repleto de dúvidas: onde se localiza o inferno? Como é? Quem o merece? Nada como uma viagem esclarecedora.
Quem ousariam criar um roteiro para o Inferno? Ah eu me predisporia a essa jornada tendo como guia Virgílio (autor de Eneida). Apesar de ter tido alguns pesadelos após a leitura noturna...
O livro está repleto de personalidades pecadoras vítimas de si mesmos. Como é fácil para nós estarmos de fora apenas julgando...E para entender as diversas alegorias mitológicas é necessário um dicionário específico.
Dante nos mostra que Deus nos deu a liberdade de escolha então a decisão é nossa de viver no céu ou no inferno. Portanto o inferno é uma situação, que como meros mortais nos colocamos por não resistir aos pecados.
Dostoiévski já dizia que inferno é não poder mais amar nem ser amado. Onde está o inferno então senão dentro de nós?
Mas não criemos pânico. Como é uma “comédia”, o final será feliz. Partamos para a segunda etapa da viagem.
comentários(0)comente



Erika 04/08/2019

Deixai toda esperança, ó vós que entrais.
Dante Alighieri pega uns caminhos errados pela vida e Beatriz, seu grande amor, chama Virgílio para guiá-lo para a luz, e o leva para um passeiozinho pelo inferno, passando pelo purgatório e finalmente ao paraíso.

Nesse primeiro passeio, conhecemos o inferno, que é dividido em 9 círculos que vão se afunilando, cada um abrigando almas que cometeram um tipo de pecado diferente, acometidos por penas distintas. O primeiro círculo contempla pecados mais leves, enquanto o nono, pecados mega trevosos.

Não estou acostumada com versos, fui obrigada a ler duas vezes cada canto, e posso dizer que foi a leitura mais difícil da minha vida. Mas foi uma experiência sensacional. A descrição que Dante faz do inferno e todo o cuidado que ele tomou com cada verso (a edição que li é bilíngue. Não li o original, claro, apenas observei esse detalhe rs.) são incríveis.

Fiquei com muito receio de não entender bulhufas, mas é uma leitura totalmente possível. Pede só um pouco mais de concentração e paciência. É desejável ter um certo conhecimento de mitologia e história (que não tenho), mas tudo bem, deu tudo certo. A edição que li também ajudou muito. Cada canto apresenta um resumo do que está por vir. Temos as notas, e o Google, amém.

Desculpem a resenha rasa, não sou apta a fazer nenhuma análise, apenas o relato de uma iniciante nas grandes obras, feliz por ter dado o primeiro passo.
comentários(0)comente



88 encontrados | exibindo 61 a 76
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR