Amanda S 26/01/2024
O Hilário "Pior Cão do Mundo"!!
O livro é uma autobiografia de John Grogan, jornalista, e sua vida com Marley, o cão inadestrável.
John e Jenny, sua esposa, adotam Marley no início do casamento, como uma espécie de "teste" antes de terem bebês. O que eles não esperavam, é que este labrador, raça conhecida por serem bons para treinamento (alguns podem ser usados como cão-guia, inclusive), fugiria completamente à regra!
Marley é o verdadeiro caos em formato de cachorro, um furacão que destrói tudo em seu caminho, porém extremamente carinhoso e leal.
Ao lado dele, o casal passará por tristezas terríveis e perigos, mas também diversos momentos engraçados e de união, assim como também o gradual aumento da família.
O livro é uma verdadeira montanha-russa de emoções, das risadas às lágrimas (literalmente)!
Considerações:
*Recomendo esta leitura especialmente pra quem esteja planejando adotar um cachorro e para casais que estejam iniciando uma vida juntos. Ou simplesmente para quem quer uma leitura que te faça gargalhar e chorar!
*Classificação: como há alguns relatos sobre questões conjugais (nada explícito) e sobre violência urbana, eu diria que é um livro para leitores acima dos 13 anos...
*O início do livro, com aquele clima de um casal empolgado em começar a vida a dois, me fez lembrar de duas músicas da Legião Urbana: "Antes das Seis" e "O Mundo Anda tão Complicado"!
*Por vezes fiquei com uma certa "antipatia" contra o John durante a leitura. Seja pelos "sonhos de nobreza" que ele assume ao registrar o "nome completo" do Marley (quase com vergonha por vir de uma família de diferentes origens étnicas), seja por alguns comentários meio machistas, e até por certas técnicas mais agressivas para treinar Marley. Sei que ele era um cachorro difícil, mas não tem como não ficar incomodada...
*Deixei pra escrever esta resenha só após rever o filme, para comparar. O filme não é uma má adaptação, porém passa por um processo de simplificação e romantização típico de Holywood. Como já era esperado, o livro é muito mais profundo e realista. Para quem se interessa, vale a pena ler o livro, mesmo que já tenha assistido o filme!
*O John do filme é muito mais "bobo" do que no livro (típico dos papéis de filme "sessão da tarde" do Owen Wilson) e o personagem "Sebastian" do filme, o "amigo pegador" e repórter de sucesso, não existe no livro.
*Ao contrário do filme, o livro também aborda outras questões pra além da vida em família e com o cão: a questão da violência urbana e dos atentados na vizinhança da primeira casa da família (brevemente abordado no filme) são muito mais aprofundados no livro, assim como também é abordado o sentimento americano pós 11 de setembro, dentre outros assuntos igualmente profundos.
*Ri e chorei muito mais lendo o livro do que assistindo ao filme!