La casa de Bernarda Alba

La casa de Bernarda Alba Federico García Lorca




Resenhas - La casa de Bernarda Alba


11 encontrados | exibindo 1 a 11


Marina 04/04/2021

García Lorca era um gênio. Na sua obra, tudo estava milimetricamente pensado, desde o nome das personagens, até mesmo as cores do cenário (que vão escurecendo ao longo da peça) e toda a sua simbologia.

"La casa de Bernarda Alba" é uma peça de teatro em 3 atos que se lê bem rápido. Nela, conhecemos Bernarda, uma mãe que cuida das suas cinco filhas (Angustias, Magdalena, Amelia, Martirio e Adela) com mãos de ferro. As meninas estão em idade para casar, ou já passaram da idade, e após a morte do marido, Bernarda decide que as filhas terão que passar 8 anos de luto.

O problema surge quando a filha mais velha, Angustias (a única com dinheiro, pois era filha do primeiro marido de Bernarda), recebe uma proposta de casamento e as duas filhas mais novas, Martirio e Adela se apaixonam pelo noivo da irmã (que, por sua vez, acaba tendo um caso com Adela).

Nisso, todo esse sistema de controle exercido por Bernarda entra em conflito, já que Adela, a mais nova, desafia a autoridade da mãe e também a sociedade, exigindo viver esse romance.

A obra traz várias questões interessantes, como o papel da mulher na época (Espanha, inícios do século XX), a relação de poder entre as mulheres (como por exemplo, a dinâmica entre Bernarda e La Poncia, sua empregada mais antiga), a resistência de hábitos ultraconservadores, a necesidade de liberdade sexual que as mulheres sentiam (simbolizada, na obra, pela água e a sede das irmãs) e etc.

Logicamente, a obra trata de diversos outros assuntos, pois está cheia detalhes. Chama a atenção a alternância entre o cômico (dos primeiros atos) e o trágico final (que permite várias reflexões).

Essa é a última obra escrita por García Lorca, finalizada pouco antes da sua morte por fuzilamento.
comentários(0)comente



Rodrigo 10/07/2022

Quebra de paradigmas
Uma leitura que nos faz refletir sobre o papel da mulher na sociedade espanhola. Sobre como o empoderamento feminino traz consequências para as que não aceitam imposições e desmandos.
comentários(0)comente



MF (Blog Terminei de Ler) 12/10/2020

O drama familiar como representação do sentimento coletivo
Voltando a ler em espanhol… “A casa de Bernarda Alba”, peça em 3 atos do escritor espanhol Federico García Lorca.

Na trama, Alba é uma matriarca que se torna viúva e impõe um luto obrigatório de 8 anos de reclusão ã família, controlando com mão de ferro as filhas Angústias, Madalena, Martírio, Amélia e Adela. A “harmonia” do lar é perturbada quando a irmã mais velha, Angústias, se torna noiva, sob desconfiança das demais de que o pretendente esteja interessado apenas no dote, herdado por ela por ser a filha de um casamento anterior de Alba e, talvez, por isso, goze de mais liberdade que as outras filhas do segundo casamento.

Escrita durante a Guerra Civil espanhola, a peça permite uma analogia com o clima de tristeza, opressão e desalento daqueles dias. O próprio Lorca acabaria vítima desse contexto, sendo assassinado. A edição que tenho em mãos é argentina e traz um prólogo interessante. Leitura recomendada!
comentários(0)comente



Bruna Costa 18/06/2022

A casa de Bernarda Alba é como um sistema, uma síntese que reúne uma ideologia classista e conservadora, denotada por um controle opressivo e silenciador imposto pela matriarca às filhas. A ausência de personagens masculinos é muito significativa ao passo em que representa o machismo como opressão que extrapola a presença de uma figura masculina e que se personifica na figura de uma mulher autoritária, Bernarda Alba, a matriarca.
comentários(0)comente



Aline.Silva 21/06/2023

Uma família de mulheres em uma época e sociedade em que as mulheres eram submetidas as mais diversas atrocidades.
comentários(0)comente



Adriana Scarpin 30/04/2024

Comecei a ler As Virgens Suicidas do Eugenides e descobri que precisava ler A Casa de Bernarda Alba do Lorca antes, e como não dá pra ler a peça do Lorca sem ler Os Sete Gatinhos do Nelson Rodrigues então vamos a ele em seguida.
Enfim, todos esses autores têm uma visão muito masculina das mulheres que fogem completamente da realidade, isso não torna os livros ruins, só adotam uma perspectiva falocentrada demais.
Por outro lado há toda uma representação política oriunda da tensão pré Guerra Civil Espanhola que começaria no mesmo mês em que Lorca terminou de escrever a peça, a mesma opressão reacionária sentida pelas mulheres na casa de Bernarda Alba estava sendo sentida pela esquerda espanhola naquele momento.
comentários(0)comente



Rosabela 23/09/2019

Primeiro livro que li em espanhol
comentários(0)comente



Andressa.Assis 10/03/2020

Leia Hoy
É um livro bem interessante, de fácil leitura, que conta a história de uma família que não possuu um laço muito forte e que disputam por quem ficará com a maior parte da herança e consequentemente com o galã. O final vai te surpreender. Recomendo! ;)
comentários(0)comente



Gi.Lipas 22/05/2021

Bom para a época
Li por causa da escola e contei como leitura mesmo, li em espanhol e por ser uma linguagem vem de época deixa bem difícil de entender tudo, as cenas não são muito claras e realmente dá para ver a visão machista da época no livro
comentários(0)comente



mias0 17/12/2023

Este fue un libro que leí en español para una asignatura en la universidad, por lo tanto voy a comentarlo también en español.

Hacía mucho que no leía una obra de teatro y fue una buena experiencia leer La casa de Bernarda Alba. La manera que García Lorca escribe hace al lector quedarse prendido en la historia. Una historia con tantas camadas que me dejó sorpresa en diversos puntos, en principal por las cuestiones de género y clase social. Es una lectura que valió la pena.
comentários(0)comente



Cristiane 12/04/2024

Impressionada com o requinte do drama de García Lorca, o retrato de um texto todo escrito para mulheres na década de 1930 é surpreendente e ainda traz a crítica aos valores da sociedade de seu tempo.
comentários(0)comente



11 encontrados | exibindo 1 a 11


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR