alineaimee 22/11/2011Ponto Final - Crônicas sobre os anos 1960 e suas desilusões é uma coletânea de artigos que o jornalista Mikal Gilmore publicou na revista Rolling Stone. Para essa reunião, o autor fez um recorte que abrangesse artistas icônicos no que se refere à transformação cultural dessa época: os escritores Allen Ginsberg, Hunter Tompson e Ken Kesey; o psiquiatra famoso por suas pesquisas com lsd, Timothy Leary; músicos como os Beatles, Bob Dylan, o Greatful Dead, Johnny Cash, Bob Marley, Pink Floyd, Led Zeppelin, The Doors, entre outros.
Suas narrativas descrevem os bastidores dos trabalhos mais importantes da década, revelando não só o brilhantismo e originalidade dessas pessoas, mas também o alto preço que pagaram por seu pioneirismo. Sanidade, saúde, segurança, liberdade, e em alguns casos, a própria vida - foi o que lhes custou a abertura de novos caminhos em arte e a sua assinatura na história. Gilmore dá especial atenção à importância do uso de psicodélicos no processo criativo desses artistas, sem, no entanto, omitir as trágicas sequelas que deixaram nesses gênios.
Quanto ao estilo, o autor soube dosar a objetividade, a elegância e o coloquialismo do bom jornalismo com um pouco da própria paixão e história pessoal, tornando os textos envolventes sem cair na pieguice.
Ponto Final, ao analisar e avaliar obras que instauraram a contracultura e demonstraram a força da juventude, compõe um prato cheio para admiradores dos anos sessenta e da arte popular contemporânea.