Annie 06/11/2011A Bandeja, por Ana Nonato.Resenha completa em: http://seismilenios.blogspot.com/2011/11/resenha-bandeja-qual-pecado-te-seduz.html
Espaço
Alterna-se entre a casa (cidadezinha) da personagem e a faculdade (cidade grande). Também há o sonho da mesma que rege alguns capítulos.
• Caracterização: Uma caracterização de acordo com o foco da personagem; inteligente pelo fato de ser sucinta na necessidade. Quanto maior a importância do espaço no enredo, maior a caracterização dele, e assim inversamente.
Tempo
Este século.
• Caracterização: Não é o aspecto mais importante do livro, mas sempre está muito bem determinado nas ações das personagens, vestimentas, aparatos tecnológicos, fala... É consequência dos outros aspectos.
Personagens
Como o livro é narrado em 1ª pessoa, na maioria das vezes as outras personagens são vistas de um modo mais subjetivo de acordo com Angelina, a personagem-narradora. Nas outras vezes, a personagem adquire uma visão mais objetiva (a autora está ali, disfarçada) e neste caso as mesmas são descritas de um modo mais conciso e próximo à realidade de cada uma.
Um dos grandes diferenciais deste livro realmente é a personagem principal, Angelina, e seu crescimento pessoal durante o livro. A fé, com certeza, é a pauta principal por trás de tudo, é uma constante comparação e rege muitos momentos da personagem. Analogamente, pode-se compará-la com Eriana, do livro de mesmo nome escrito por Marcelo Paschoalin, já que sua fé é tão forte sem ser cega quanto; a diferença é que Angelina, em alguns momentos, não consegue "passar" nos testes que a vida e sua fé lhe impõem. E como é um livro que tem por regente a fé cristã, um ponto positivo é que Angelina aprende que nunca é tarde para aprender.
Coerência entre espaço, tempo e personagens
São muito coerentes entre si, principalmente espaço e personagens. Tempo está sempre junto deles, não destoa.
Enredo
É um enredo muito interessante. O cunho religioso é a parte mais e menos importante do livro ao mesmo tempo; mais importante por ser a inspiração do mesmo, mas menos importante porque não quer doutrinar o leitor (e este é um ponto EXCELENTE, um diferencial) e sim fazê-lo se questionar acerca de suas crenças, de como é a sua fé, se ele a tem... Acompanhando o crescimento de Angelina e o desenrolar da história, o próprio leitor se coloca no lugar das personagens e se pergunta se as suas ações seriam iguais ou diferentes. Acima de tudo, este é um enredo que possibilita a reflexão; muito bem escrito.
Capa e Sinopse
A capa é totalmente condizente com a história (principalmente com o sonho de Angelina); a sinopse é boa, mas acaba por revelar um pouco mais do que deveria.
Estrutura física
Muito bem diagramado e estruturado, os materiais de capa e páginas são muito bons. Fundo branco do papel pode cansar a visão do leitor.
Título condizente com a obra, erros nulos de português, tamanho excelente das letras.
Gostou da obra?
Eu confesso que não gosto muito de obras com cunho religioso principalmente pelo fato de que estes livros, na maioria absoluta dos casos, pretendem doutrinar seu leitor. A Bandeja é diferente, pretende apenas uma reflexão acerca de sua fé, e não importa que a personagem seja evangélica, como ela mesma diz: o que importa é a fé e seus valores. Há uma frase que explicita bem a que o livro quer chegar:
Deus é único; múltiplos são os caminhos de se chegar a ele.
Eu creio que esta frase é a expressão máxima do que o livro é. Foi uma experiência marcante, como eu nunca tive igual, e tive muito orgulho de esta produção ser NACIONAL, mais uma prova da qualidade de nossos escritores. Só há três autores que conheço que conseguiram imprimir a religiosidade em suas obras sem desrespeitar o leitor: J.B.Barone, Marcelo Paschoalin e Lycia Barros. Estes, sim, têm zelo por seu leitor sem abandonarem suas convicções.
Avaliação
- Enredo (original, sem grandes variações de intensidade, permite a reflexão): 5 (ótimo)
- Capa e sinopse (esquema de cores e conformidade excelentes): 4 (muito bons)
- Estrutura Física (bom material de capa e letras. Cor branca das páginas é uma desvantagem): 3 (boa)
- Espaço (caracterização excelente e inteligente): 4 (muito bom)
- Tempo (é atual, facilmente identificado pelo leitor): 3 (bom)
- Personagens (complexidade, crescimento de Angelina): 5 (ótimas)
- Fluxo narrativo (há uma variação, mas não altera de forma significativa): 4 (muito bom)
- Aspectos linguísticos (não há inconformidades): 5 (ótimos)
Nota: 4,1
Recomendações
A todos que queiram uma reflexão profunda acerca dos valores sem se preocupar com a compatibilidade entre suas crenças e as do livro. Não se recomenda a crianças por passagens sexuais (embora bem veladas) e profundidade reflexiva provavelmente acima da compreensão das mesmas.