A leste do Éden

A leste do Éden John Steinbeck




Resenhas - A Leste do Éden


74 encontrados | exibindo 46 a 61
1 | 2 | 3 | 4 | 5


Dinho 01/02/2012

O bem e o mal
"East of Eden" foi escrito em 1952 por John Steinbeck, e publicado pela Editora Viking Press. A primeira edição teve duas impressões, uma de 1500 cópias assinadas pelo próprio Steinbeck e a outra para o público em geral. No Brasil se chamou "A Leste do Éden" e foi publicado em 2005 pela Editora Record com tradução de Roberto Muggiati.
Relata a trajetória de Adam Trask e da ocupação do Vale de Salinas na Califórnia no século XIX.
Adam Trask perde a mãe ainda bebê e o pai, Cirus Trask, se casa novamente com uma jovem de 17 anos com quem tem outro filho, Charles. O tempo passa e os irmãos disputam entre si o amor e a atenção do pai. Adam Trask ainda adolescente foi enviado ao exército pelo seu pai Cirus Trask, contra a sua vontade. Muito tempo depois, Adam sai do exército e decide voltar para a casa do pai e morar junto com seu meio-irmão. O pai morre e deixa para os filhos 50 mil doláres. Os dois eram totalmente diferente, Adam era bondoso e Charles tornou-se um homem isolado e que vivia apenas para cuidar da fazenda. Com a volta do irmão, os dois passam a viver juntos e descobrem um novo tipo de felicidade até a chegada de uma moça, extremamente machucada e encontrada à soleira da porta, chamada Cathy de passado obscuro. Adam comove-se com o estado da moça e cuida dela até sua recuperação total. Os dois casam-se e deixam a fazenda que fica para Charles. Com a parte de sua herança, Adam vai para o território de Salinas, onde compra uma grande propriedade. Cathy engravida e vive com Adam até o nascimento dos gêmeos. Quando as crianças nascem, ela abandona Adam, atira nele e foge. A partir daí, o drama de Adam começa, e ele passa a viver isolado e amargurado.
Os filhos Aaron e Caleb, nomes que foram inspirados em Caim e Abel, sobrevivem graças a ajuda de um empregado chinês da fazenda chamado Lee e de um outro fazendeiro chamado Samuel Hamilton.
Como Adam e Charlie, Caleb e Aaron eram totalmente diferentes e revivem o drama de Caim e Abel na segunda parte do livro.
Steinbeck nos mostra a trajetória de todos os personagens, do nascimento até as suas mortes e considerava "East of Eden" sua maior obra, mesmo tendo escrito "As Vinhas da Ira".
O título deste romance tem valor simbólico. O leste do Éden é a região onde Caim, filho de Adão e Eva, se refugiou depois de ter matado seu irmão, Abel. É a busca do paraíso.
A obra fala dos imigrantes europeus que foram para os EUA em busca do jardim do Éden(paraíso), simbolizado na obra pela família Hamilton, que na vida real, Samuel Hamilton era avô materno de Steinbeck.
Uma obra prima, vale a pena ler e reler.
comentários(0)comente



Jessica.Agustuni 02/01/2018

No ínicio n dei nada pra esse livro, pois no começo a narrativa estava um pouco pesada. Porém, avançando a leitura percebi que o livro era envolvente, não consegui largar mais.
É uma história um tanto mistériosa, de uma menina completamente doida.
O psicológico da personagem lembra um pouco "a órfão ".O final
É um pouco decepcionante, mas há surpresa e expectativa o livro todo.
O personagem que mais gostei foi o lee, ele faz o papel meio que paterno da história.

Amei esse livro ??
comentários(0)comente



Mel 28/06/2011

Bem contado e detalhado, o livro remete a história bíblica de Caim e Abel, representados aqui pelos irmãos Caleb e Aaron.
A narrativa apresenta bem as raízes familiares, no que diz respeito a comportamentos e padrões, e é possível entender o perfil de cada personagem, e consequentemente, suas atitudes e reações.
O autor do livro também é personagem da trama, descendente da família vizinha de Adam Trask - o pai dos gêmeos, Caleb e Aaron -, apesar de aparecer pouquíssimas vezes. O foco está na vida de Adam e seu irmão Charles, e posteriormente, à chegada de Cathy e a vida de Adam após seu casamento com ela, nascimento dos gêmeos, separação, e a vida dos irmãos.
Outro personagem marcante é o chinês Lee, criado de Adam, e praticamente o responsável pela criação dos meninos depois que Cathy vai embora.
Eu indico, o livro traz muitas reflexões acerca da historia bíblica, do sentimento de culpa, de rejeição etc. Muito bom.
comentários(0)comente



Rub.88 26/01/2019

Poderás?
O romance é um épico que narra à vida de duas famílias no Vale de Salinas, Califórnia, onde o autor nasceu. Parte da estória é uma biografia dos seus familiares.
Tudo começa com uma descrição minuciosa da geografia para captar a dificuldade selvagem do terreno e o tipo das pessoas que pretendiam se estabelecer ali. O governo sedia terrenos para quem se aventura-se a ficar com que os espanhóis deixaram depois que os índios foram dizimados.
Imigrantes e migrantes correram para ganhar lotes e labutar sem experiência no chão ressequido e sob um céu de temperamento imprevisível.
O primeiro grande personagem do livro é Samuel Hamilton. Venho da Irlanda para constituir família numerosa. Foi à única coisa que foi bem sucedido. Ele era um desses sujeitos que todos respeitam, gostam e admiram por sua felicidade contagiante e habilidade infinita em resolver problemas. Porem, no mesmo nível que era um gênio inventivo na construção de utensílios práticos e consertava de tudo durante uma conversa divertida, também era um desastre em finanças. Nunca fez dinheiro com os seus inventos, nem com a mão de obra a terceiros ou na sua fazenda poeirenta. Uma negação para o lucro. Vivia ele, os filhos e as filhas e a mulher, Liza, figura pequena e inflexível que acreditava em todas as palavras da bíblia, negando que houvesse se quer uma contradição entres os livros sagrados, quase na miséria.
A outra família da estória tem Adam e seu irmão Charles, de Connecticut, que são filhos de um General de fabula auto imposta Cyrus Trask. Como soldado Cyrus durou poucos minutos na guerra de secessão norte americana. Levou um tiro na perna e teve que amputar. Mancou pelo resto da vida como herói de suas próprias estórias. As façanhas que contava eram tão extraordinárias que só sendo onipresente em todo o conflito para poder executa-las. E com esses relatos notáveis se fez conhecer, com texto e cartas publicadas, tudo muito bem escrito e com logica que adquiriu estudando bem o assunto e não por experiência própria, e acabou sendo chamando a capital do país para o serviço militar de alto nível. Mentirosos chegam longe se forem convincentes. Mas Cyrus, no fundo da sua mente, sabia que foi sempre um soldado bucha de canhão e então quis que seu filho seguisse rigidamente a carreira militar e assim o treinou desde criança. Adam foi obrigado a isso, e a consequência de fazer algo a contragosto quase destruir sua jovem vida. Charles não teve esse treinamento de caserna e se ressentia do pai e do irmão. Ele ficou obcecado por agradar Cyrus e de ser sempre uma ameaça a Adam. Cuidava da fazenda, obstinado e amargo.
O General morreu, enterrado com honras de estado, deixando uma fortuna de origem dúbia para os filhos. Eles tentaram viver juntos na fazenda enquanto decidiam o que fazer com o dinheiro. As rusgas entre eles cresciam e diminuíam. Adam pegava a estrada quando a coisa perigava a violência e Charles começara a caçar pedras pelo terreno da fazenda. E quando limpava tudo comprar mais terras para continuar com isso. Adam sempre voltava depois de uns meses de vagabundagem.
Mas o que acabou de vez com relação conturbada dos irmãos foi à chegada dela.
Ela teve vários nomes durante o romance, como fugitiva que era. Para descrevê-la teria que olha-la de frente e eu não quero fazer isso. Muito perigoso. Durante uma vida simples se pode encontrar muitos tipos de pessoas, e se tiver sorte nenhum delas será parecido com ela. Toda a definição da palavra preconceito que encontrei em dicionários tem um conotação ruim. Preconceito é um mal por si só, ponto. Eu imagino se alguém me visse de longe, sim eu mesmo, numa rua escura, debaixo de um foco de luz, encostado num poste jogando uma moeda para alto ou olhando o vazio, se essa pessoa iria querer mesmo assim passar por aquele a caminho. Eu não a culparia se ela fizesse meia volta. E acredito que tem algo que tilinta dentro de algumas pessoas quando presente perigo numa situação ou em alguém. E esse personagem despertava isso em alguns e fascinação em outros.
Assim que ela chegou arrebentada a socos e ponta pés na soleira da fazenda dos irmãos Trask, cada um deles viu algo. E um estava certo a primeira impressão. Acolhida e tratada ela começou a traçar seus planos. No fim, curada, mas com cicatrizes e um passado devidamente oculto, ela vai gravida para o Vale de Salinas com o sorridente Adam.
Tudo que falei até agora é um terço desse extraordinário romance.
As décadas passam. Os filhos de Samuel Hamilton vencem ou são derrotados pela vida do começo do século 20. Ela, a maldita, tem gêmeos que abandona com o frágil Adam e com um empregado sino americano chamado Lee que esta longe do estereotipo que possa sugerir.
Tem toda uma discussão filosófica sobre a origem do mal e hereditariedade. A perda da ingenuidade norte americana com a entrada mais pesada na era industrial e na especulação monetária durante a grande guerra mundial.
Os valores da sociedade se modificando com ascensão e crescimento populacional da região de Salinas.
Em todos os livros que li do John Steinbeck o tema é a batalha do pequeno grande homem contra a grande e pequena realidade. É a resistência. É o se manter de pé até cair, não de joelhos, mas tombar para a morte. Eu tinha lido A Leste de Éden há uns 15 anos atrás. Nessa releitura pude ver que a estória fala mais do que tudo na convivência nunca inteiramente pacifica entre irmãos. As verdade e mentiras que contamos para proteger instintivamente quem é do nosso sangue. E isso não significa que não queremos, em algum nível de consciência, derrama-los também. O perdão é a única dadiva sincera que alguém pode dar a outra pessoa. Mas seremos capazes de fazê-lo...
comentários(0)comente



Mikaela 07/02/2022

Timshel!
Uma jornada épica que narra a história dos Estados Unidos ao passo que apresenta a trajetória de duas famílias, Trask e Hamilton, durantes três gerações.
É o enredo de Caim e Abel sendo recontado no Vale de Salinas, uma condição que parece se repetir na linhagem da primeira família: dois filhos, um amado e outro rejeitado pelo pai. O ciclo poderá ser quebrado? Para John Steinbeck isso é possível desde que o homem faça sua escolha, afinal cabe a ele tomar uma decisão.

"Mas a palavra hebraica, a palavra timshel ? ?poderás? ? esta palavra oferece uma escolha. Poderia ser a palavra mais importante do mundo. Indica que o caminho está aberto. (...) Veja, existem milhões em suas seitas e igrejas que sentem a ordem do ?tu o farás? e põem todo o seu peso na obediência. E existem milhões mais que sentem predestinação no ?deverás?. Nada que possam fazer interferirá com o que vai ser. Mas ?poderás?! Ora, isto torna o homem grandioso, lhe dá uma estatura igual à dos deuses, porque na sua fraqueza, no seu pecado de matar o irmão ele ainda tem a grande escolha. Pode escolher o seu rumo e lutar e vencer."

Um livro que de tão diverso e profundo em suas indagações sobre a condição humana carece de uma releitura por minha parte no futuro.
comentários(0)comente



jefftavaresjuni 26/12/2019

"And now that you don't have to be perfect, you can be good."

A leitura mais marcante (e demorada) de 2019 foi sem dúvidas 'East of Eden' (A Leste do Éden), de John Steinbeck, premiado com o Nobel de Literatura em 1962.

Em suas 602 páginas, este livro traça a saga de duas famílias - os Hamilton e os Trask - no Vale do Salinas, na Califórnia (EUA), compreendendo um período que passa pelas últimas décadas do século XIX até o fim da Primeira Guerra Mundial.

Trata-se de um romance clássico, com narrativa linear e um narrador onisciente em terceira pessoa. Sendo assim, o que torna 'East of Eden' memorável obviamente não é um estilo inovador, mas sua linguagem magnífica - admirável tanto estética quanto tecnicamente por sua capacidade de descrever com precisão, detalhes e elegância o ambiente físico onde a história se desenrola e as ações dos personagens - e, sobretudo, as personalidades inesquecíveis de seus personagens.

Steinbeck trabalha com destreza, através da construção de seus personagens, temas e sentimentos profundamente humanos como a moralidade (o bem e o mal), inveja, ciúme, ambição e ganância, além de bondade, altruísmo, desprendimento e sabedoria. Dentre eles, sobressaem Samuel Hamilton e o chinês Lee por seu caráter reflexivo e perceptivo, dotado de uma excepcional capacidade de analisar a alma humana; Adam e Aron Trask por seu carisma e comovente ingenuidade; Caleb Trask (em quem o autor personifica a ambiguidade de caráter tão característica do ser humano, capaz de atos e pensamentos ora esplendidamente generosos e ora abjetamente atrozes); e Catherine 'Kate' Trask, a personagem mais cruel e calculista com a qual já tive contato em qualquer forma de arte, seja literatura, cinema, teatro, roteiro para TV etc.

Este é certamente um livro que eu leria novamente.
comentários(0)comente



GePaula 18/02/2020

EXPECTATIVAS...
Já havia lido de John Steinberg, AS VINHAS DA IRA e HOMENS E RATOS. Impactantes não só pelos ricos personagens que parecem tão reais mas, principalmente pelo estilo de escrita do autor. O livro correspondeu às minhas expectativas. Ele escreve com maestria sobre os homens do seu tempo e é fiel as suas histórias.
Indico.
(Gersonita Paula)
comentários(0)comente



Marcelo 20/04/2020

Que livro maravilhoso!!!! Criamos uma relação de amor e de ódio com os personagens que encontra seu ápice no final deste livro. Não imaginava que fosse ser tocado tão profundamente por está história e que ela me fizesse derramar lágrimas ao termina-la. Fica a recomendação máxima de leitura e a surpresa com esse autor que conseguiu escrever um livro ainda mais poderoso que Vinhas da Ira que era até então meu preferido.
comentários(0)comente



marcosm 15/07/2020

Timshel
Que livro é esse!? Maravilhoso!
Que personagens, que história... Amei!

E não consegui conter as lágrimas na última página.
comentários(0)comente



Sylvia76013 20/09/2020

Maravilhoso!
Este é o segundo livro de John Steinbeck que eu leio, o primeiro foi As Vinhas da Ira... Fiquei impressionada com ambas as histórias, estou viciada nesse autor!
comentários(0)comente



Pedro Matias 12/01/2021

Um Clássico
A Leste do Éden conta a história da Região de Salinas, intermediado pela história dos EUA. Nesse processo, acompanhamos o desenvolvimento da família Trask e da Família Hamilton (baseada na família do próprio autor, Steinbeck). O livro, com várias alegorias bíblicas, faz, por meio das histórias desses personagens, uma reflexão sobre a condição humana e sobre o que buscamos na vida. O final é dos melhores da literatura ocidental.
comentários(0)comente



Têco 24/07/2011

Livro muito forte, dramático, de psicologia e espiritualidade absurdas, se torna muito intenso nas últimas 100 de quase 700 págs. Melhor livro que já li junto com Dom Quixote. Talvez o melhor livro de literatura de todos os tempos.
comentários(0)comente



Carla.Ligia 15/08/2021

Um livro pra vida
Que livro maravilhoso. Uma saga familiar intensa, cheia de sofrimento e alegrias. Quando terminou eu precisava mais páginas, porque ainda queria estar com aqueles personagens mais um pouquinho. Superrecomendo.
comentários(0)comente



Edméia 22/11/2021

* Timshel !
Tradução : Roberto Muggiati.
Editora : Record.

*Minhas impressões :

Eu fiz a minha assinatura no Kindle Unlimited e fui dar uma olhadinha no catálogo que a Amazon disponibiliza para e-books nesta assinatura. De repente, olho para a capa deste livro e algo me disse que seria uma leitura boa ! De fato ! Ameiiiiiiii o livro e quero ler mais livros deste autor !!! (Vou favoritar esta leitura na minha página no Skoob ! https://www.skoob.com.br/usuario/1575421 ).
"A Leste do Éden " fala sobre a vida de duas famílias : os Hamiltons e os Trasks !
*Samuel Hamilton e Liza vieram da Irlanda já casados e sem filhos para morar em King City nos E.U.A. e Adam Trask se casou com Cathy e decidiu iniciar uma nova vida na mesma cidade ! Antes , porém, tomamos conhecimento da vida de Adam , Charles, seu irmão e o pai deles ! Também ficamos sabendo sobre o jeito de ser de Cathy e como eram os pais dela !
Na verdade, neste livro, John Steinbeck narra a história da família do avô materno dele ! Samuel Hamilton foi o avô do autor !!!
Temos aqui uma narrativa REALISTA ! A vida é assim ! Somos assim ! É isso.
Fiquei gamada em dois personagens : Samuel Hamilton, homem dinâmico, alegre, brincalhão, generoso, amante dos livros, bom chefe de família, marido fiel, pessoa criativa e o chinês Lee , homem de uma bondade in-dis-[*****]-tí-vel e de uma sabedoria admirável !!! É impressionante como com humildade e discrição ele manda e comanda a vida de todos na casa dos Trask !
Odiei a personagem Cathy ou Kate como ela virá a ser chamada depois !!! Trata-se , na minha modesta opinião, de um tipo de DEMÔNIO que se encarnou num corpo de mulher !!! A maldade dela dá arrepios na gente !!! Principalmente porque constatamos que realmente existem MUITAS Cathies e Kates em nossas vidas e que, há momentos que realmente pensamos e desejamos e planejamos as coisas na nossa vida como ela !!!
Os gêmeos Aron e Cal em determinado ponto da história dominam o cenário e é interessante percebermos como eles representam o drama familiar de muitas famílias que nós conhecemos na nossa vida real !!!
Bom, de zero a cinco, dou nota CINCO para este livro e posso afirmar com total segurança que será o meu livro do ano de 2021 !!! Sem sombra de dúvida, foi e será a melhor leitura minha deste ano !!!
Agora, vamos para a próxima leitura de um livro disponível na minha assinatura do Kindle Unlimited : " A Jornada de Ruth " do escritor Donald McCaig (tradução de Marilene Tombini, editora Record). Também é um escritor que eu desconheço !

*Guaratinguetá , Novembro de 2021.

*Timshel é uma expressão em hebraico que significa : "Tu poderás !" (Vemos isso aqui no livro quando Adam , Samuel e Lee discutem uma passagem bíblica que narra a morte de Abel provocada pelo seu irmão Caim !!! ).

site: www.mesadeestudo.blogspot.com
comentários(0)comente



Andy 03/01/2022

Foi facilmente a minha melhor leitura de 2021. Acho que ninguém escreve como John Steinbeck, o significado que ele coloca em cada palavra que põe no texto, parece que torna a obra maior do que o conjunto das partes que ela engloba. É inteligente, interessante, e uma jornada bem instigante de descobrir. Espero ler mais obras do autor em breve!
comentários(0)comente



74 encontrados | exibindo 46 a 61
1 | 2 | 3 | 4 | 5


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR