KeniaCandido 23/07/2024
Muito Bom!
Finalizei a leitura do livro Contos Fluminenses, o primeiro livro de contos de Machado de Assis publicado em 1870. Quem acompanha o blog ou Instagram do Consumidora de Histórias, conseguiu acompanhar a resenha de cada conto que pertence ao livro, separadamente. Os contos tratam de diversos assuntos. Entre eles estão: Casamento por interesse, ganância, loucura, egoísmo, entre outros.
Na história Miss Dollar, o leitor conhece uma cadelinha fujona que conseguiu unir um casal.O narrador criou um tom divertido para apresentar a história de Margarida e Dr. Mendonça. Gostei, porque tinha anos que li Machado de Assis. Depois que o fantasma do receio de interpretar os contos de maneira errada evaporou, posso dizer que o conto Luis Soares, foi bastante interessante e o primeiro conto favorito do livro. Luis Soares é um personagem que gastou seu dinheiro até ficar pobre e depois mostrou ser capaz de tudo para ficar rico novamente. Que personagem oportunista!
A amizade ficou em primeiro plano no conto A Mulher de Preto. Não vou entrar em detalhes, mas Dr. Estevão preferiu sufocar sua paixão pela Madalena para continuar tendo a amizade do deputado Meneses. Se ficou com curiosidade, terá que ler o conto para descobrir o fato importante que fez Dr. Estevão abrir mão de sua grande paixão. Outro conto que conseguiu destaque entre as minhas leituras do livro Contos Fluminenses foi O Segredo de Augusta, que trouxe a história da família Vasconcelos e como a senhora Augusta achava sua filha Adelaide muito nova para casar com qualquer homem, mas na verdade, o real motivo era outro.
Foi a primeira vez que li o conto Confissões de uma Viúva Moça e a história proporcionou um gosto meio adocicado enquanto eu descobria os sentimentos da personagem Eugênia. Entretanto Eugênia também é uma mulher carregada de culpa e insatisfações em torno do seu falecido marido que não enxergava o casamento como algo romântico. Em Linha Reta e Linha Curva, a história trouxe um jogo de sedução e conquista. Claro que o conto contém um segredinho que não vou contar para não estragar a experiência da leitura. Para finalizar, o livro termina com o conto Frei Simão. Outro conto que ficou entre os contos preferidos do livro. Frei Simão conta a história de um homem que dedicou a vida à Deus depois de uma triste notícia.
Abaixo pode conferir a lista dos contos. Cada um ganhou uma resenha separadamente no blog Consumidora de Histórias.
Miss Dollar
Luís Soares
A Mulher de Preto
O Segredo de Augusta
Confissões de Uma Viúva Moça
Linha Reta e Linha Curva
Frei Simão
Recomendo muito a leitura de todos os contos deste livro, pois Machado de Assis cultivou vários gêneros literários: poesia, teatro, romance, conto, crônica... A edição que li foi publicada pela Editora Globo Livros, mas vale lembrar que as obras do Machado de Assis estão em domínio público. É uma ótima oportunidade para você ler e conhecer as obras literárias de Machado de Assis, pois ele é um dos maiores representantes da literatura brasileira. Enfim, os arquivos estão disponibilizados no Portal Machado de Assis. Em breve trago mais contos de Machado de Assis.
site: https://consumidoradehistorias.blogspot.com/2024/07/contos-fluminenses-machado-de-assis.html