Contos Fluminenses

Contos Fluminenses Machado de Assis
Machado de Assis




Resenhas - Contos Fluminenses


65 encontrados | exibindo 46 a 61
1 | 2 | 3 | 4 | 5


Lindsey.Pohlmann 25/08/2022

Trabalho de escola né, li por mera obrigação não leria de novo. Realmente muito chato, não recomendaria a leitura para um amigo.
comentários(0)comente



maira178 25/10/2024

?
Na primeira coletânea de contos publicada por machado, são reunidos sete contos, sendo um inédito.

em "miss dolar", uma cadelinha encontrada por um amante dos animais incita o início de uma paixão; em "luís soares", vemos um homem que troca o dia pela noite ser forçado a se desfazer de seus hábitos em busca de uma fortuna; um jovem se apaixona pela misteriosa "mulher de preto" no conto homônimo; em "o segredo de augusta", um casamento pode ser a solução para os problemas financeiros de uma família; nas "confissões de uma jovem viúva", temos um relato de como a narradora se apaixona - enquanto casada com outro; "frei simão" mostra como o personagem acabou se voltando à religião.

já em meu conto preferido, "linha reta e linha curva", acompanhamos um casal em lua de mel, seu amigo desiludido no amor - que decidiu nunca mais se apaixonar - e uma jovem que resolve colocar à prova sua resolução.

nota: ????????,5
comentários(0)comente



R...... 17/07/2017

Edição L&PM Pocket (2003)
A primeira coletânea de contos de Machado de Assis, entregue ao público em 1870 com sete histórias. A edição que li tem texto de apresentação de Maria Tereza Faria e Roger Rouffiax. Nem imagino quem sejam mas gostei das considerações. As histórias são extensas, o narrador não é tão sagaz e há influências do romantismo em situações e frases afetadas - pontos ressaltados na apresentação pela dupla. Mesmo assim, os contos pioneiros de Machado são diferenciados e estão longe do melodrama. Outro aspecto citado, coisa que não conhecia, é que o autor era gago e teria sofrido de epilepsia.
Ah, no epíteto que deram ao escritor, coisa besta de intelectuais que nem sempre engulo, acho horrível o tal "Bruxo do Cosme Velho".
Hoje dei uma conferida em "Miss Dollar". É o primeiro conto na organização do livro, mas minha motivação foi por acreditar que tinha uma adaptação em quadrinhos em meu acervo. Tenho o costume de conferir o texto integral e passar para a HQ quando possível. Me enganei e a lembrança que tinha da história era de uma animação que conheci na TV Escola (disponibilizada no YouTube também). Curioso que curti o vídeo, mas a leitura não empolgou. Mostra um desenlace romântico inusitado e forçoso, onde a conveniência e aparência selam o destino, vindo dessa aceitação a felicidade. Miss Dollar é uma história romântica sem ser romântica. Coisa do padrão machadiano, apegado ao realismo e avesso à dramas melosos em devaneios. A relevância de Miss Dollar é o fato de ter sido o elo de apresentação para as personagens. Ué! não tinha registrado que é uma belíssima cadelinha?

Em 22/07/17

"Luís Soares" é mais um dos contos de revelação da sordidez velada na sociedade. Mostra um malandro acostumado à vida de parasita, decorrente da herança do pai, mas a renda acaba e ele se põe a bajular um velho tio de olho na herança. Até começa a trabalhar, com a maior pose de homem responsável. Nesse interim uma prima se apaixona por ele, mas tem herança curta que para o malandro renderia apenas um ano. Pobre da apaixonada moça rejeitada... Reviravoltas e ela herda uma fortuna, o que provoca a cobiça do Soares. Ah, mas a moça não é Clara dos Anjos para cair em lábia interesseira e sai fora do falso amor. Voltemos ao Machado, que genialmente critica os interesses egoístas, as falsas amizades e a falta de caráter. Ah, a história não acaba por aqui. Gostei!

Em 23/07/17

"A mulher de preto" - Machado é essencialmente o narrador descritivo de outro desenlace amoroso. É uma história de amor, novamente diferenciada. O lance não é a construção amorosa, mas a desconstrução de um pretenso enlace em respeito à amizade. Foi o que entendi.
Dois amigos, com visões específicas sobre o amor, estão numa situação em que um deles se apaixona por certa viúva, mas depois descobre que é a esposa do outro, injustiçada e apaixonada pelo marido. Em nome da amizade e respeito, vemos a ajuda na reconstrução de um abalado matrimônio, rejuvenescido com nova disposição.
O conto é um pouco longo, como todos dessa coletânea. Não me empolgou devido o autor se limitar apenas à descrição. Não é aquele Machado sagaz e irônico em interessantes observações, apenas o formal narrador.

Em 24/07/17

"O segredo de Augusta" aguçou a curiosidade e a leitura prazerosamente ocorreu em um estalo. Nas entrelinhas, o autor mostra interesses egoístas comuns nos enlaces matrimoniais da época. Várias máscaras caem. Augusta é uma bela balzaquiana que rivaliza com a filha de quinze anos (Adelaide) em beleza e jovialidade. Vive na futilidade do luxo e tem uma relação fria com o esposo e filha. Na falência dos negócios familiares, Vasconcelos (o esposo) tenta "empurrar" a filha para um casamento por interesses com rico pretendente, mas tem a surpreendente oposição da esposa. Revelações curiosas em relação ao pretendente e à oposição de Augusta - relacionados à mentira, busca de um golpe do baú e apego à vaidade da jovialidade, que seria abalada pela chegada de netos no início dos trinta. Esse Machado...

"Confissões de uma viúva moça" traz uma jovem viúva (Eugênia) contando sua desventura amorosa para uma amiga. No casamento era infeliz e tem um caso extraconjugal com o sedutor Emílio, dono de muita lábia e sedução. O esposo falece e o tal "Don Juan", vendo que seu caso poderia evoluir para casamento, trata de dar no pé, restando à viúva o arrependimento da traição. É isso.
Uma pequena observação, que provavelmente não signifique nada. Quando ela começa a contar sua história (no capítulo II) usa uma frase que me soou reconhecível em algum lugar (Era no tempo de meu marido). Ah, "Memórias de um sargento de Milícias" (Era no tempo do rei). Uma não tem nada de mais com a outra, mas certamente iniciam relatos de desventuras. Caricata em Manuel Antônio de Almeida e funesta em Assis. Algo bobo que me veio na leitura e quis registrar, ainda que sem valor.

"Linha reta e linha curva" não me empolgou e é desnecessariamente extenso (o mais longo do livro). Basicamente é sobre amigos, vendo-se um casal apaixonado e outro que se conhece, afasta-se e reata, com uma caracterização inicial de vanglória no solteirismo. Por aí... Achei tão chato que não prestei muita atenção.

"Frei Simão" é o último e lembra "O seminarista" de Bernardo Guimarães. O frei morre odiando a humanidade e depois sua história é revelada em suas anotações. Veja se não tenho razão... Um amor de infância (Helena) por moça criada pelos pais; imposição para o estudo sacerdotal; casamento forçado e em segredo da moça por vontade dos pais de Simão; informação falsa de seu falecimento; resignação e entrega do jovem para o sacerdócio; reencontro com a jovem à beira da morte; desespero e raiva contra as imposições e injustiças sofridas. Ah, diz aí se não lembra "O Seminarista"... Oras, se não! Será que o Machado tinha lido recentemente...
Ah, tenho uma surpresa! "O Seminarista" é de 1872 e "Contos Fluminenses" de 1870...

Fim da leitura.
Samara 24/07/2017minha estante
Ler mais de um livro ao mesmo tempo?


R...... 25/07/2017minha estante
Só quando tenho tempo e há a diversão da leitura, mas nem sempre é fácil como foi dessa vez. O que é de admirar mesmo são as pessoas que acompanham 4 ou 5 novelas no dia e sabem tudinho com detalhes, incluindo também a vida dos outros. E não é? KKKKK!


Samara 25/07/2017minha estante
Verdade kkkk, eu mesmo não consigo essa proeza, prefiro ser amante de apenas um livro :D




Thiaguinho 1995 17/07/2018

Um belo livro para passar o tempo
Essa edição é completa, bem editada, simples e barata.
Os contos, são sete se não me engano, são todos muito bons, alguns mais, outros menos.
Não pretendo dar spoilers, mas digo que os contos que mais me impressionaram foram ?Luis Soares? e ?Linha reta e linha curva?, os outros também são bons mas esses dois foram os meus preferidos.
comentários(0)comente



D. João Gabriel 09/02/2023

Contos românticos?
Primeira leitura do ano de muita qualidade. Os contos são um pouco longos, alguns eu até chamaria de novelas. Eu diria que o amor com obstáculos é o tema central de ?Contos fluminenses?. Leitura muito tranquila!
comentários(0)comente



Julio.Argibay 13/10/2018

Contos
Alguns contos de Machado tendo como cenário a Corte do Rio e a sociedade da época.
comentários(0)comente



Kah_Mello 22/02/2019

Contos e Romances
O livro conta com uma série de contos feitos por Machado de assis, é bem interessante, algumas historias conseguiram me surpreender, entretanto outras foram arrastadas. Estou comecando a ler os livros de Machado, já li Dom Casmurro e O alienista e percebi que o gênero literário que mais me cativou de Machado são os romances. Nesse livro de contos alguns são romances que te cativam mas que por serem pequenos não prendem a atenção por muito tempo.
comentários(0)comente



Blonde Venus 15/06/2019

Um Machado não tão ríspido
Excelentes contos, aqui não vemos o Machado em seu esplendor de realismo e ironias, mas ainda assim nota-se críticas aos comportamentos da corte do século 19. Temas amorosos foram muito recorrentes, e como era de se esperar retratados à altura.
comentários(0)comente



Biblioteca Álvaro Guerra 05/09/2019

Nas páginas deste livro, o leitor encontrará o mesmo observador da alma e das contradições humanas revelando um tom de moralidade típico dos contos clássicos. A obra apresenta considerações filosóficas recheadas de humorismo, graças ao estilo romântico predominante na época de sua escritura. Por meio dos 'Contos fluminenses' (1870), o leitor observará Machado de Assis dando os seus primeiros passos num gênero ainda pouco difundido no Brasil, na época de sua publicação, que viria a torná-lo o maior contista brasileiro de todos os tempos.

Empreste esse livro na biblioteca pública

Livro disponível para empréstimo nas Bibliotecas Municipais de São Paulo. Basta reservar! De graça!

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/853362302x
comentários(0)comente



Gustavo.Borba 10/01/2020

Rio antigo
#LivrosQueLi



Contos fluminenses, de Machado de Assis. Embora não seja a primeira experiência com a escrita de Machado, é seu primeiro livro. Os contos marcam sua época, retratam os costumes de seu tempo, marcadamente da elite branca do Rio de Janeiro, chamado à época de corte. Os contos são marcados por um clima de mistério, em que se deixa uma revelação para o final, ainda que nós, da atualidade, não tenhamos critérios para discernir qual seria a resolução, que aparece também como algo incompreensível para o nosso tempo, mas me parece que teriam feito sentido em seu tempo. Também percebemos que os contos relatam, de forma majoritária, questões de relacionamento amoroso. A leitura flui muito bem, até porque Machado escreve muito bem. O clima de mistério acentua a curiosidade, apesar dos desfechos não serem tão interessantes quanto se esperava. Não foi uma leitura maravilhosa, mas foi muito boa. Considerando tudo, é um bom livro.





#livros #ler #lendo #livro #euamolivros #euamoler #estantedelivros #leiamais #leitura #leituras #livrosemaislivros #lido #resenhadelivros #indicacaodelivros #lendolivro #lendoagora #resenhaliteraria #literaturabrasileira #literatura
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



~Elisabeth Darcy~ 31/08/2023

Bom pra quem tá afim de contos rapidinhos e clássicos. Os protagonistas sofrem com o amor, mas poucos deles o encontram.
comentários(0)comente



Yasmim Lovato 19/03/2024

O livro é totalmente diferente do que já li, traz um lado mais real sem o final feliz que esperamos, o que me surpreendeu muito. Independente disso, chamou minha atenção para novas leituras.
comentários(0)comente



Arlindo.Ramos 17/05/2024

Contos Fluminenses
Mais um livro de contos do mestre Machado de Assis lido. Como sou fã da escrita dele. Quero ler tudo.
comentários(0)comente



Raquel 28/12/2022

Contos Fluminenses
Primeiro livro de contos de Machado, publicado em 1870. Girando em torno do amor, muitas vezes difícil, impossível ou frustrado, os 7 contos desta coletânea são primorosos na escrita e, com suas expectativas e reviravoltas, nunca são banais e prendem a atenção do leitor.
comentários(0)comente



65 encontrados | exibindo 46 a 61
1 | 2 | 3 | 4 | 5