PDF - Contos Fluminenses
" O Bruxo do Cosme Velho" - assim chamado devido ao bairro onde morava no Rio de Janeiro - escreveu cerca de duzentos relatos, que podemos incluir no gênero conto, o que revela uma produção considerável, tendo em vista as demais tipologias literárias desenvolvidas pelo autor.
Nessas páginas, o leitor encontrará o mesmo observador de almas e das contradições humandas revelando um tom de moralidade típico dos contos clássicos. Será brindado com considerações filosóficas recheadas de humorismo, embora um pouco superficial, graças ao estilo romântico predominante na época de sua escritura.
Por meio dos Contos Fluminenses ( 1870), o leitor observará Machado de Assis dando os primeiros passos nun gênero ainda pouco difundido no Brasil, na época de sua publicação. Mais tarde Machado viria a ser considerado o maior contista brasileiro de todos os tempos.
Contos Fluminenses
O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível
O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.
Vídeos Contos Fluminenses (3)
ver mais
Contos Fluminenses (Contos), de Machado de Assis
Contos Fluminenses do Machado de Assis é apenas um
O discurso nas personagens femininas | Especial CC
Resenhas para Contos Fluminenses (93)
ver mais
Desbravando o gênero conto mais detidamente, temos aqui, talvez, os primeiros passos mais consistentes do Machado contista. Ainda que tenha publicado contos desde bem cedo, penso por exemplo, em “O País das Quimeras” publicado em 1862, com apenas 23 anos; é só em 1870 que irá organizar em livro alguns de seus contos. Com exceção de “Miss Dollar" (conto inédito), os demais contos foram publicados entre 1865 e 1869.
Me explicarei sobre o contexto biográfico aqui delineado. Pois, é at...
leia mais