Um Certo Capitão Rodrigo

Um Certo Capitão Rodrigo Erico Verissimo




Resenhas - Um Certo Capitão Rodrigo


165 encontrados | exibindo 106 a 121
1 | 2 | 3 | 8 | 9 | 10 | 11


pribt 31/03/2019

Apaixonante
Só tenho algo a dizer a escrita de Érico Veríssimo é apaixonante.
A construção das personagens é riquíssima. Eu li o livro e era como se eu conhecesse as personagens pessoalmente, física e moralmente.
Capitão Rodrigo é um daqueles personagens que povoam seus pensamentos mesmo depois de meses de ter lido o livro.
Eu acho que merecia um remake para TV... Já tenho até meu elenco de atores montado para cada papel...kkkk
Digo 04/09/2019minha estante
Manda aí o elenco!! :D


pribt 04/09/2019minha estante
Laura Cardoso como Ana Terra, Tiago Lacerda como Capitão Rodrigo, Alessandra Negrini como sua esposa.
Osmar Prado como o dono da pensão que ele se hospedou as primeiras vezes..




Leila de Carvalho e Gonçalves 02/08/2018

Verborrágico E Sedutor
?Um Certo capitão Rodrigo" é um dos episódios que integram "O Continente", primeira parte da obra-prima de Érico Veríssimo, "O Tempo e o Vento", que aborda a formação do estado do Rio Grande do Sul.

Aqui é narrada a vida do famoso capitão, desde sua chegada ao povoado de Santa Fé, onde formou família, ao desposar Bibiana , neta de Ana Terra e Pedro Missioneiro, protagonistas de dramas anteriores.

Esse relacionamento centraliza a ação e é o de maior importância dentro da saga. Independente do desprezo pela vida doméstica e da infidelidade do galdério, Bibiana carrega essa paixão pela vida afora, numa "sublime confissão de amor e afeto".

Além de verborrágico sedutor, Rodrigo passou a personificar a imagem do próprio gaúcho. Dotado de extremo carisma, ele é um bravo e indômito fanfarrão que conduz a vida "sem rei nem lei". Amante dos prazeres de cama e mesa, possui um surpreendente sentido ético, combatendo à tirania na defesa dos fracos contra a opressão.

Esse capítulo possui unidade temática, fato que permitiu sua publicação em edição avulsa pela Editora Globo em 1971 e ele acaba de ser reeditado, estando disponível também em e-book.

Eis uma boa oportunidade para conhecer, em poucas páginas, todo o talento de Érico. Tenho absoluta certeza de que sua leitura despertará o interesse pelo desenrolar da história.

Concluo com o bordão do protagonista: "Buenas e me espalho! Nos pequenos dou de prancha e nos grandes dou de talho!"
antonioneto25 17/11/2018minha estante
???




spoiler visualizar
comentários(0)comente



Mr. Jonas 03/02/2018

Um Certo Capitão Rodrigo
Quando Rodrigo Cambará surge no povoado de Santa Fé, em outubro de 1828 - a cavalo, chapéu caído na nuca, cabeleira ao vento, violão a tiracolo -, parece chamar encrenca. Com a patente de capitão, obtida no combate com os castelhanos, é apreciador de cachaça, das cartas e das mulheres. Homem de espírito livre, não combina com os habitantes pacatos do local, mantidos no cabresto pelo despótico coronel Ricardo Amaral Neto. Mas depois de conhecer Bibiana Terra, nada convence Rodrigo a arredar o pé da aldeia. Nem a aspereza de Pedro, pai de Bibiana, nem a zanga de coronel, que não vê com bons olhos os modos do capitão. Nem mesmo o fato de a moça ser cortejada por forasteiro. Rodrigo, porém, está apaixonado, e quer casar-se. Como ele mesmo diz, não tem medidas, 'é oito ou oitenta'. Para o capitão Cambará, é matar ou morrer, num descomedimento que sugere o descortinar de uma crise anunciada. Descrente dos valores prefixados sejam eles impostos pelo governo ou pela Igreja, Rodrigo é insubordinável: 'Se Deus fez o mundo e as pessoas, Eçe já nos largou, arrependido'.
comentários(0)comente



Jessica.Pitombo 26/10/2017

Um certo capitão Rodrigo
Simplesmente apaixonante do início ao fim!
Érico Verissimo é um mestre ?
comentários(0)comente



Bárbara.Vanis 04/10/2016

Um certo capitão Rodrigo.
Um dos meus livros preferidos dos grandes autores. A leitura é apaixonante, não dá pra parar de ler.
comentários(0)comente



Joyce 26/08/2016

Muito bom!
O livro é simplesmente ótimo!! Recomendo,sem mais.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Morfindel 15/04/2016

Reviravolta
Me afeiçoei ao jeito do Capitão Rodrigo, que pena que ele caiu tanto depois de casado, mas teve sua glória no final.

Ótimo livro.
comentários(0)comente



Nélio 29/11/2015

Um grande livro! Um ótimo autor! A série completa - O tempo e o vento - é grande, para se ler de uma vez, mas a cada parte dela que leio fico mais encantado com a escrita do autor...
comentários(0)comente



Pqna 13/11/2014

Retratando a história do Brasil em meados dos anos 1830, um capitão que se arrisca para conseguir integridade da cidade onde se hospedou. Vivendo várias aventuras, romances enfim.
Uma leitura ótima
comentários(0)comente



Felipe 23/08/2014

Rodrigo Cambará, personagem marcante da literatura brasileira
Li por obrigação da escola, mas meu, fazia tempo que a escola não me obrigava a fazer uma coisa tão boa quanto ler esse livro, o que começou como uma obrigação logo no início do livro demonstrou que iria ser muito mais do que isso, mesclando ficção e realidade, Veríssimo usa a Revolução Farroupilha em uma obra incrível com uma história mais incrível ainda e um final inesperado, Rodrigo nos faz passar entre amor e ódio com suas atitudes, não poderia ser mais genial,não vejo a hora de ler as outras partes de o Tempo e o Vento !!!
comentários(0)comente



karoll 29/03/2014

Simplesmente lindo e intrigante. Não tem como não ler um livro cheio de romance e intrigas com um final tão... Esperado e inesperado, pois assim como tudo começa, assim termina.
Perfeito!!!
comentários(0)comente



Ana Laura 14/11/2013

Encantador!
Confesso que iniciei a leitura de Um Certo Capitão Rodrigo com certo receio de que não iria gostar. Afinal, já havia lido Ana Terra anteriormente e dei 4 estrelas, pois senti que... faltava algo. Além disso, a maioria de nós tem algum "preconceito" com autores nacionais.
De cara já digo que Um Certo Capitão Rodrigo não é aquele livro que vai te fazer ficar noites em claro para terminá-lo. Com certeza é ótimo em conteúdo, e com ele pude entender melhor a Guerra dos Farrapos, tão importante na história do meu amado estado. Com certeza Erico Verissimo pesquisou muito sobre o contexto histórico no qual ocorre a vida de Rodrigo, pois este é apresentado de forma clara e, por falta de palavra melhor, bastante compreensível.
Um Certo Capitão Rodrigo é o 3° livro da coleção O Tempo e o Vento, a qual narra a história da família Terra, gaúchos natos, por quase oitocentos anos.
Para que possam compreender melhor a história do livro em questão, farei uma rápida menção ao Ana Terra, 2° livro da coleção.
Ana Terra era uma moça que sofreu a vida inteira, perdeu a família e a casa onde morava e teve de se mudar para, na época, um novo povoado que estava sendo formado, chamado Santa Fé. Antes de mudar-se, Ana dá a luz a seu filho, chamado Pedro Terra.
No começo de Um Certo Capitão Rodrigo, Santa Fé já é um povoado desenvolvido - que mais tarde passa a ser considerado uma vila - e Ana Terra já começa morta.
Já na primeira página do livro, Rodrigo Cambará, um encrenqueiro desconhecido, chega ao povoado e bate na porta da vendinha do Seu Nicolau. Lá, ele começa a puxar papo com Juvenal Terra, filho de Pedro Terra. Os dois têm personalidades extremamente diferentes: Rodrigo é um mulherengo que cresceu em cima do cavalo andando pelo mundo e lutando em várias guerras, sempre contra o governo. Já Juvenal, assim como todos os homens de Santa Fé, era mais conservador - tinha sua mulher, filhos, uma casa e um emprego digno e comum. Logo de início, Rodrigo se sente fortemente atraído por Bibiana Terra, irmã de seu novo amigo Juvenal. Obviamente, Juvenal não aprova nem um pouco o possível relacionamento que quem sabe poderia vir a surgir entre os dois.
Mas tudo muda no Dia de Finados. Bibiana vai até o cemitério visitar o túmulo de sua avó Ana, quando repara em um desconhecido que a mirava incansavelmente. Rodrigo. Acontece que ela também acaba se sentindo atraída por ele. Rodrigo percebe isso, e logo propõe a Juvenal a ideia de os dois abrirem uma vendinha juntos, e também o informa de seu interesse de casar com sua irmã. Para isso, Rodrigo conta com a ajuda do Padre Lara, que acaba virando seu amigo e conselheiro.
Com uma narrativa boa, personagens que não poderiam ser melhor encaixados no contexto histórico no qual a trama ocorre, e uma história cheia de conteúdo, Um Certo Capitão Rodrigo é um livro excepcional.
Mesmo tendo que lê-lo por causa da aula, se soubesse que era tão bom assim leria por vontade própria. Desta vez, Erico Verissimo me cativou e surpreendeu.
comentários(0)comente



165 encontrados | exibindo 106 a 121
1 | 2 | 3 | 8 | 9 | 10 | 11


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR