Ianca 05/11/2012
Um certo capitão Rodrigo
A narrativa se passa na cidade de Santa Fé no início de 1828 quando Capitão Rodrigo Cambará, homem de 30 anos que lutara em diversas guerras, chega à cidade.
Logo no início, o Capitão trava amizade com Juvenal, filho de Pedro Terra, que detestava Rodrigo, e conhece Bibiana, irmã de Juvenal.
Disposto a ficar na cidade, principalmente por estar interessado em Bibiana, Rodrigo se recusa a deixar a cidade e logo em seguida, desentende-se com Bento Amaral. No duelo, Rodrigo consegue marcar à faca na cara do rival que, humilhado, usa sua arma de fogo e fere gravemente o Capitão.
Entre a vida e a morte, Rodrigo é levado para casa de Juvenal que junto com sua irmã Bibana e o Pe. Lara cuidam de sua recuperação. Recuperado, Rodrigo casa-se com Bibiana, contra vontade de Pedro Terra.
Em seguida, une-se em sociedade com Juvenal e abre um armazém, mas Rodrigo logo se sente entediado e passa a beber e trair Bibiana. Nem o nascimento dos três filhos, lhe restaura. Sua filha Anita morre antes que ele chegue em casa porque, bêbado, se recusa a ir para casa quando avisado da doença da filha.
Com a Revolução Farroupilha em 1835, Rodrigo adere à revolução e desaparece de Santa Fé, retornando apenas em 1836 para enfrentar os Amarais que ainda continuam fiéis o império. A Revolução vence, mas Rodrigo é morto no ataque e o enredo termina com Bibiana no cemitério junto com seus dois filhos, no dia de finados.