Um certo capitão Rodrigo

Um certo capitão Rodrigo Erico Verissimo




Resenhas - Um Certo Capitão Rodrigo


165 encontrados | exibindo 121 a 136
1 | 2 | 3 | 4 | 9 | 10 | 11


Rízia 22/10/2012

Um certo capitão Rodrigo
Um certo capitão Rodrigo , obra de Érico Veríssimo , autor que se dedicou 12 anos à sua elaboração .
Os romances do gaúcho Érico Veríssimo podem ser divididos em duas fases : na primeira as personagens vivem problemas existenciais numa sociedade em crise ; já na segunda , o autor deixa de lado o presente e mergulha numa ampla obra cíclica , cujo objetivo é reconstituir as origens e os episódios da formação social do Rio Grande do Sul.
Um certo capitão Rodrigo narra a história de uma família do interior do Rio Grande do Sul que vive na época da guerra dos Farrapos , nome atribuído aos revoltosos . Rodrigo Cambará é um viajante e guerreiro que vai tentar a vida no interior , em uma cidade chamada Santa Fé .Lá ele se apaixona por Bibiana Terra e acaba casando-se com ela , apesar das desavenças . Desse casamento nascem três filhos , mas um acaba morrendo. Rodrigo Cambará agora vivia quieto , embora todos soubessem que mais cedo ou mais tarde ele não aguentaria mais aquela vida pacata e iria embora daquele lugar . E foi o que aconteceu logo que despontou a Farroupilha ; ele pegou seu cavalo , deixou sua família e se juntou à guerra . Tendo passado vários dias e com a vinda da guerra para Santa Fé , Rodrigo reencontra Bibiana , depois parte para uma invasão à casa do Coronel Ricardo Amaral , onde morre guerreando .
Érico Veríssimo é um dos meus autores preferidos pela linguagem de fácil entendimento que ele utiliza e sua forma de desencadear uma história ,que prende nossa atenção . Um certo capitão Rodrigo é só mais um de seus muitos livros que vale a pena ler .
comentários(0)comente



Sara Jamille 29/10/2012

Narrativa de um valente
Um certo Capitão Rodrigo narra a história de um homem com espírito aventureiro que chega à pacata cidade de Santa Fé e vive muitos conflitos.
Capitão Rodrigo Cambará é um homem muito corajoso e destemido, que não tem medo de batalhas, mas é também precipitado e com certos desvios de caráter. É um sujeito com enorme facilidade em despertar ódio em uns e amor em outros.
Logo que chega a Santa Fé apaixona-se por Bibiana, porém a mesma já era cortejada por Bento Amaral, o que gera um duelo entre os dois. Nesse duelo Rodrigo sai gravemente ferido, mas antes deixa sua marca em seu oponente.
Depois de conseguir casar-se com Bibiana o Capitão decide cuidar da venda em sociedade com o irmão de sua esposa. Porém com o passar do tempo ele sente falta de suas aventuras e começa a depravar-se na bebida e no jogo e ainda tem casos com muitas mulheres.
Cansado da vida parada e monótona decide ir juntar-se as tropas farroupilhas de Bento Gonçalves. O Capitão retorna tempos depois com o propósito de vencer os opositores ao movimento, porém tem um fim trágico e morre conflito.
comentários(0)comente



Thiago 30/10/2012

Um certo capitão Rodrigo
A narrativa se passa em Santa Fé no início de 1829, quando o capitão Rodrigo Cambará chega à cidade.
Logo no início, o capitão torna-se amigo de Juvenal, filho de Pedro Terra, que detestava Rodrigo.
Aconselhado pelo Pe. Lara, Rodrigo vai pedir ao Coronel Ricardo Amaral para continuar em Santa Fé, porém o coronel exige que o forasteiro vá embora.
Disposto a ficar na cidade, principalmente por estar interessado em Bibiana, Rodrigo se recusa a deixar a cidade e logo desentende-se com Bento Amaral que também é apaixonado por Bibiana.
No duelo, Rodrigo marca à faca a cara de Bento Amaral que usa sua arma de fogo e fere o capitão.
Entre a vida e a morte, na casa de Juvenal, Rodrigo recebe os cuidados do Pe. Lara, de Bibiana e também de Juvenal.
Casam-se Rodrigo e Bibiana. Desse casamento nasce três filhos, dos quais um morre.
Com a Revolução Farroupilha, Rodrigo desaparece de Santa Fé retornando apenas em 1936 para enfrentar os Amarais. A Revolução vence, porém Rodrigo morre e a história termina com Bibiana e seus filhos no cemitério em dia de finados.
A narrativa é de fácil entendimento, pois tem uma linguagem clara e objetiva, característica forte de Érico Veríssimo. A história é muito interessante e tem uma grande relação com a literatura e a história.
comentários(0)comente



Jefferson 24/10/2012

Um certo capitão Rodrigo
A obra de Érico Veríssimo, um certo capitão Rodrigo, fala da historia do capitão Rodrigo, um homem com outros modos: acostumado a jogos, muitas mulheres, bebidas e diversão.
Com seu carisma, Rodrigo conquistou quase todo mundo de Santa Fé, principalmente Bibiana e o Padre Lara. Pedro Terra, pai de Bibiana, após um duelo entre o Bento Amaral(filho do coronel de Santa Fé) e Rodrigo, pede a mão de Bibiana para Rodrigo. O casal viveu um conto de fadas até Rodrigo buscar conforto em outras mulheres e nos prazeres do jogo e das batalhas.
Rodrigo acaba morrendo guerreando contra o coronel Ricardo Amaral neto e sua família, depois da morte do marido, Bibiana continuou morando na casa onde foi feliz com ele e cuidou dos filhos, Bolívar e Leonor.
Érico Veríssimo narra uma historia de guerra e amor, da cultura da época e dá importância histórica ao que escreve, sendo assim, reconstrói o passado brasileiro da época em que viviam.
comentários(0)comente



Letícia 29/10/2012

Um certo capitão Rodrigo
A história conta da mocinha, Bibiana, filha de fazendeiro, que se apaixona pelo forasteiro, Capitão Rodrigo, que acaba de chegar mas, não é bem recebido e também se encanta por Bibiana. Ele é o tipo de homem que aos olhos da sociedade e dos pais da moça, não seria a pessoa mais ideal pra ela casar, pois é um homem que não gosta de uma só mulher, quer viver viajando, emfim, não queria a vida de casado, até conhecer Bibiana.
Capitão Rodrigo e Bibiana, protagonizam essa história envolvente, cheia de surpresas e que nos mostra um pouco do padrão de vida gaúcho, desde as guerras até as mulheres submissas.
comentários(0)comente



Ianca 05/11/2012

Um certo capitão Rodrigo
A narrativa se passa na cidade de Santa Fé no início de 1828 quando Capitão Rodrigo Cambará, homem de 30 anos que lutara em diversas guerras, chega à cidade.
Logo no início, o Capitão trava amizade com Juvenal, filho de Pedro Terra, que detestava Rodrigo, e conhece Bibiana, irmã de Juvenal.
Disposto a ficar na cidade, principalmente por estar interessado em Bibiana, Rodrigo se recusa a deixar a cidade e logo em seguida, desentende-se com Bento Amaral. No duelo, Rodrigo consegue marcar à faca na cara do rival que, humilhado, usa sua arma de fogo e fere gravemente o Capitão.
Entre a vida e a morte, Rodrigo é levado para casa de Juvenal que junto com sua irmã Bibana e o Pe. Lara cuidam de sua recuperação. Recuperado, Rodrigo casa-se com Bibiana, contra vontade de Pedro Terra.
Em seguida, une-se em sociedade com Juvenal e abre um armazém, mas Rodrigo logo se sente entediado e passa a beber e trair Bibiana. Nem o nascimento dos três filhos, lhe restaura. Sua filha Anita morre antes que ele chegue em casa porque, bêbado, se recusa a ir para casa quando avisado da doença da filha.
Com a Revolução Farroupilha em 1835, Rodrigo adere à revolução e desaparece de Santa Fé, retornando apenas em 1836 para enfrentar os Amarais que ainda continuam fiéis o império. A Revolução vence, mas Rodrigo é morto no ataque e o enredo termina com Bibiana no cemitério junto com seus dois filhos, no dia de finados.
comentários(0)comente



Júlia 27/10/2012

Um certo capitão Rodrigo
Um certo capitão Rodrigo é obra do autor Erico Veríssimo. Esse romance acontece em Santa Fé no RS por volta de 1828. O romance se dá quando o capitão Rodrigo Cambará aparece nessa cidadezinha do interior e causa certo alvoroço. Ele logo se interessa por Bibiana Terra, por quem Bento Amaral já é interessado, isso leva os cavalheiros á um duelo para decidir quem ficará com a moça e Rodrigo sai vencedor.
Rodrigo e Bibiana acabam se casando graças ao padre Lara, que convence o pai da moça Pedro Terra a liberar o casamento, mesmo sem sua total aprovação. Durante o casamento Rodrigo já fazia parte da tropa Farroupilha, mas deixa de lado durante sua temporada em Santa Fé, mas logo que as tropas foram reunidas por Bento Gonçalves para lutar contra o governo, ele se junta aos Farrapos e em meio à revolta ele morre.
Esse romance fala da revolta Farroupilha, de como os farrapos viviam, certos costumes da região sul do país, da chegada de imigrantes alemães. No começo, o livro é um pouco cansativo, mas do meio para o fim Erico Veríssimo transforma em cativante e encantador.
comentários(0)comente



Neilton 23/10/2012

Capitão Rodrigo: um grande exemplo de heroísmo
No livro Um Certo Capitão Rodrigo,Érico Veríssimo conta a história de Rodrigo Cambará,que gosta de aventuras, desafiando principalmente os Amarais.Ele é um homem corajoso, enfrenta diferentes perigos e se apaixona por Bibiana.Ela é traída muitas vezes por Rodrigo com outras mulheres.
A história se passa na Guerra dos Farrapos,onde Rodrigo admira Bento Gonçalves,líder dos farroupilhas.Acima de tudo, o capitão Cambará tinha um bom coração, se metendo em brigas para ajudar os indefesos, apesar de não acreditar muito em Deus. Quando chegou a Santa Fé, logo ganhou a desconfiança de Pedro Terra, pai de Bibiana, ms teve a amizade de Juvenal Terra, seu cunhado, do Padre Lara, companheiro inseparável.
Rodrigo morre ao tentar invadir junto com os companheiros o casarão dos Amarais, onde queria também terminar a marca do R, inicial do seu nome, na cara de Bento Amaral. O capitão Rodrigo Cambará sempre manteve a sua honra, sendo um grande guerreiro e também um herói.
comentários(0)comente



Raqueline 29/10/2012

Um certo capitão Rodrigo
Erico Veríssimo é um dos principais autores do século XX. Em sua obra'Um certo capitão Rodrigo' o autor relata um pouco sobre a Revolução Farroupilha e da vida cotidiana das pessoas da época.
Rodrigo chega a cidade de Santa Fé, como é um forasteiro a gente da cidade tem certa empatia pelo mesmo, principalmente Pedro Terra. Rodrigo se apaixona por Bibiana filha de Pedro Terra e trava um duelo com Ricardo Amaral filho de Bento Amaral, o dono da terra.
'Um certo capitão Rodrigo' é uma excelente narrativa que engloba, romance, aventura e tragédia.E trata muito bem da vida e aventuras do capitão Rodrigo Cambará, um homem valente, arruaceiro e preocupado com o bem estar de todos. Rodrigo é um herói com características únicas que conquista a todos e representa muito bem o típico homem gaúcho da época.
comentários(0)comente



Klarisse 29/10/2012

Um Certo Capitão Rodrigo
Um Certo Capitão Rodrigo é uma obra interessantíssima do gaúcho Érico Verissimo. O livro narra as aventuras de Rodrigo Cambará ao chegar em Santa Fé, mas além disso é um relato de como era o Brasil Regincial, como era a situação do sul do país e os fatores que fizeram desencadear a mais longa revolta do periodo regencial, a Guerra de Farrapos.
É um livro maravilhosocomposto de uma linguagem facil de ser absorvida, personagens com características impares e um pano de fundo histórico para deixar a história ainda mais emocionante. Vale a pena ler essa obra que tem tanto valor para a literatura brasileira e ajuda a conhecer melhor a história de nosso país.
comentários(0)comente



Caio 29/10/2012

Um certo capitão Rodrigo: Vale a pena ler
Na obra ‘Um certo capitão Rodrigo’, Érico Veríssimo mostra um pouco de como era a vida no sul do país na época da Revolução Farroupilha.
Capitão Rodrigo Cambará é um forasteiro que cega à cidade de Santa Fé. Algumas pessoas da cidade tem um certo receio de se aproximarem principalmente por ele ser um forasteiro.
Ao longo da história ele se apaixona por Bibiana Terra, filha de Pedro Terra que já não gostava muito do capitão, Bento Amaral, filho do chefão Ricardo Amaral, era o pretendente de Bibiana, como o capitão estava apaixonado por ela, eles arrumaram um duelo.
O romance de Érico Veríssimo, também tem partes de aventura, emoção e tragédia. Vale a pena ler, já que o autor dá características únicas ao protagonista e mostra como era diferente aquela época.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Rangel 30/10/2012

Um certo Capitão Rodrigo
Um certo capitãõ Rodrigo,é´uma obra de um dos escritores brasileiros mais populares do seculo XX.Érico Verissimo relata a história do Capitão Rodrigo Cambará na vila de Santa Fé.
A história começa com a chegada de Rodrigo Cambará´ao povoado de Santa Fé,onde ele quase arruma uma briga logo de cara devido ao seu jeito.É agitado,mesmo sabendo que não era bem visto pelo coronel da região,ele permanece em Santa Fé e se casa com Bibiana Terra,mãe de seus três filhos,Anita,Bolivar e Leonor.
Mas com um tempo Rodrigo se cansa da vida e do casamento,passa a trair Bibiana e para de trabalhar para
jogar carta e beber.Rodrigo morre na tentativa de invasão da casa do coronel de Santa Fé,morre baleado deixando sua mulher e seus três filhos,Bolivar,Leonor e Anita.
o livro é´muito bom,se apresenta com uma grande facilidade de leitura uma história de conflitos,traição,amor e guerra,relatando um pouco das histórias brasileiras.
comentários(0)comente



laira30stoplan 11/02/2013

Nao julgue o livro pela capa.
Quando li o livro estava na oitava serie e ja havia criado um certo preconceito com o livro pois odiei os anteriores(quincas borba, memorias postumas de bras cubas) mas eu me emocionei o lendo e recomendo.
Ele é lindo.
comentários(0)comente



Camila 21/04/2013

Ótimo livro,intenso,rico e interessante. Se passa no Sul do Brasil, no início do século XIX, e mostra os constantes conflitos da época, a guerra de Farroupilhas, as brigas pela posse de terra,a forte influência da Igreja, o poder dos coronéis.. e o melhor: sob um âmbito literário, consequentemente mais humanístico e não apenas como História,uma vez que mostra o sentimento da sociedade da época sob diferentes pontos de vista, revelando motivações e anseios.
E hoje, dia 25 de Novembro de 2010, fazendo essa resenha mediante o caos instaurado no Rio de Janeiro, não posso deixar de ver essa situação de forma análoga... Pois,infelizmente, o filme se repete (as guerras continuam),apenas com personagens, tempo, interesses e meios diferentes.

Um homem impossível!
comentários(0)comente



165 encontrados | exibindo 121 a 136
1 | 2 | 3 | 4 | 9 | 10 | 11