O Poderoso Chefão

O Poderoso Chefão Mario Puzo
Mario Puzo




Resenhas - O Poderoso Chefão


576 encontrados | exibindo 166 a 181
12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 |


Francisco 17/10/2022

Família Corleone: cosa nostra e omerta
O livro segue Vito Andolini, um imigrante oriundo da aldeia de Corleone, na Sicília que ao chegar em Nova York consegue construir um grande império criminoso cuja fachada é o negócio de importação de azeite, mas cuja faceta real são extorsões, jogos, bebidas durante o período da Lei Seca entre algumas outras, com exceção de prostituição e tráfico de entorpecentes.

Don Corleone tem quatro filhos: Freddie, Santino (Sonny), Constanzia (Connie) e Michael. Este último é o caçula e menos indicado a suceder Don Corleone por sua inaptidão para o trato com pessoas, sua mansidão e por buscar uma vida como um cidadão comum na sociedade.

A história se passa entre 1945 e 1955, com a apresentação de personagens secundários como Johnny Fontane e Peter Hagen sob a finalidade de demonstrar o alcance do poder político e econômico de Don Corleone para resolver problemas para tais personagens e muitos outros ao longo de todo o livro, por essa razão conhecido entre os amigos como "The Godfather", ou seja, "O Padrinho".

A história compreende desde o surgimento do império criminoso de Don Corleone à ascensão de Michael como Don após a morte de seu pai. Ao longo desta nos deparamos com as disputas da Família Corleone com outras famílias criminosas como os Tattaglia e os Barzini pelo controle das atividades criminosas nas ruas de Nova York, com traições, assassinatos e vinganças.

De um modo geral, trata-se de um livro interessantíssimo: bem escrito e com uma história envolvente. No entanto, algo que pode incomodar alguns eventuais leitores é o fato de que alguns capítulos são destinados a personagens secundários. Contudo, isso decorre de que Puzo nos traz esses capítulos para demonstrar o alcance da influência da Família Corleone, além disso, o autor já tinha em mente uma continuação: "The Sicilian". Nesse contexto, é uma leitura mais que recomendada.
comentários(0)comente



LyaA. 03/10/2022

Imensuravelmente melhor do que a adaptação, cheio de detalhes que situam muito bem o leitor na história. Demorei um pouco para ficar interessada na história, mas depois da metade esse livro me fisgou muito
Obs: Verifiquem os gatilhos e classificação indicativa antes de ler
comentários(0)comente



Bruno Gordiano 01/10/2022

Clássico
Leia esse clássico, super recomendo.

Tem suas partes complicadas mas que não tiram a genialidade do escritor.

Falar sobre máfias é Hollywood é esplendoroso. Fica com um gostinho de querer saber mais. A família Corleone é um dos melhores núcleos da literatura universal.
comentários(0)comente



Luiz 24/09/2022

Recomendo a leitura.
História frenética, faz com que você leia em menos de uma semana.
Recomendo a ver o filme tbm, após a leitura do livro.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Bruna3810 01/09/2022

Ganhei o livro de presente, até então nunca havia me interessado pela história. Nunca vi o filme e muito menos procurei saber sobre o livro.
Livro clássico que vale a pena ser lido, nos explica um pouco sobre a relação da máfia com a polícia da época, da relação matrimonial e um pouco da cultura mafiosa.
a leitura flui, é muito interessante o desenrolar da narrativa e a forma como o autor dá espaço a personagens secundários. De início as histórias paralelas me incomodavam um pouco, mas com o decorrer da leitura ia me cativando e quando acabava e voltava para a história principal, chegava a ficar meio tristonha.
Você passa a torcer pelos vilões, o que te faz se questionar a todo momento.
comentários(0)comente



Maria13835 30/08/2022

Impossível não amar o Don Corleone
O livro é excepcional e, de longe, um dos melhores que li. Há uma riqueza absurda em questão de escrita e de tradição italiana. A família como objeto de maior valor.

Ao longo da história, todos os personagens são construídos de modo que, por mais que soem insignificantes em dado momento, logo se percebe que são imprescindíveis para história. Que são importantes para a jornada. Muitas pessoas são assim na nossa vida.

Don Corleone possui um jeito peculiar de enxergar as pessoas, uma humildade e respeito que torna compreensível toda essa devoção espontânea. Don Corleone é lealmente amado, admirado, respeitado. É impossível não amar Don Corleone e todas as suas contradições. Sua inteligência. Seu modo cordato de agir, ainda que tenha tanta sensibilidade. Acredito que essa seja a maior distinção entre ele e os chefes das grandes famílias de NY.

Gosto de quem Michael se tornou. "O homem possui só um destino" e, assim como o livro é perfeitamente amarrado em cada detalhe, percebo que desde o início o destino de Michael estava traçado. Seguiu os passos do pai e demonstrou um força que ele mesmo desconhecia.

O detalhe mais interessante foi que a última história, a última narrativa, foi a de Kay. Dentre todas as histórias, finaliza-se com o anseio da esposa de Michael. A última linha, por mais singela que seja, demonstra que não importa se o que reafirmou o poder de Michael como o novo Don tenha sido uma imposição brutal de força, o respeito das outras famílias ou influência política em todo país. Ele é um homem de poder e, principalmente, de respeito. Isso é estabelecido. Contudo, o que marca seu lugar legítimo como Don Corleone é a transformação de Kay em Sra. Corleone. É a reza de cada dia.

"Ele me pediu que eu lhe dissesse (a Kay) que você é o Don dele".
comentários(0)comente



Fabrício 28/08/2022

Ótima experiência
Mesmo conhecendo a obra dos três filmes, a leitura é bastante confortável, ampliando todo o ambiente onde se passa, e firmando e explicando melhor cada personagem.
comentários(0)comente



Vinicius.Escorce 25/08/2022

Melhor que o filme
Deveriam fazer uma serie dividida pelos 9 livros. Uma obra de arte. Entretanto, acho que a experiência teria sido melhor sem ter visto o filme antes.
comentários(0)comente



Debora.Alves 23/08/2022

Uma leitura que não poderá ser recusada
Não há ninguém no mundo que não tenha ouvido falar sobre O Poderoso Chefão. A grande maioria das pessoas conhece a história por conta da adaptação cinematográfica do livro, lançada em 1972, e dirigida por Francis Ford Copolla.

O Poderoso Chefão não é só um marco na literatura e no cinema: é um marco em toda a cultura pop. É um clássico atemporal que será sempre lembrado por várias gerações.

Decidi ler esta obra prima por conta dos filmes da trilogia: sou fã de O Poderoso Chefão. No livro, fica bem explicado coisas que passam rapidamente pelo filme: como Sonny descobriu que Paulie traiu a Família Corleone, coml foi o relacionamento de Michael com Apollonia, etc.

Apesar de ser um ótimo livro, só não gostei das partes que não tinham relação com a Família Corleone. Teve um capítulo inteiro só sobre o problema da vagina da Lucy. Fala sério!

Mas, tirando algumas partes desnecessárias, é uma leitura obrigatória para os fãs de Vito Corleone. Este livro é um dos poucos casos em que o filme consegue ser melhor, mas isso não tira o brilho da história criada por Mario Puzo, que também foi o roteirista do filme.
comentários(0)comente



Bribslucas 20/08/2022

Incrível
É a sensação de ver os filmes de novo! Bom acompanhar cada personagem e história.
Tenho algumas ressalvas em relação a forma que as mulheres se apresentaram, mas não compromete a obra. Muito bom.
comentários(0)comente



Juliano Almada 19/08/2022

Clássico
O livro é exatamente isso que falam aqui nas demais resenhas, um clássico que remonta para a história da formação da sociedade estadunidense no entre e pós-guerra. Sim, tem seus defeitos em alguns capítulos que não acrescentam a história ao final, mas acabam se perdendo diante da personalidade e um estranho carisma da Família Corleone.

Deixe um pouco de lado a energia "frio e calculista" e aproveite a história fantástica que o Padrinho tem para contar.
comentários(0)comente



leobupi 10/08/2022

uma hiperpoderosa familia mafiosa
Nunca vi os filmes então comecei a ler este livro sem saber praticamente nada da historia. Dentro do livro há 9 historias que se combinam e entrelaçam para contar a história dos Corleone. Adoro o conceito hiperpoderoso da família mafiosa, contatos com policia, judiciário, políticos e artistas que permitem aos lideres fazer com que qualquer coisa aconteça.
Achei pouco explorada a rotina de uma família mafiosa e as historias eram tão curtas que chegavam a quebrar o ritmo de leitura, alguns personagens são quase descartáveis, enquanto outros pareceram não receber todo o brilho que mereciam.
De uma forma geral o livro é bom, mas eu imaginava muito mais
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



WeltonLuis 18/07/2022

Don Vito Corleone é um italiano que constitui família, negócios e principalmente poder em Nova York. Através de negócios escusos e de relações baseadas em troca de favores, Corleone estende seu império a toda sua família, mesmo combatendo diversos inimigos.
comentários(0)comente



576 encontrados | exibindo 166 a 181
12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR