Lucas 15/09/2014
Sensacional
O livro é esplêndido. Mario Puzo construiu uma história densa, e ao mesmo tempo, instigante. Quando você percebe, já se foram 100/120 páginas. Creio que essa sensação de que a leitura "rende" se deve ao tamanho dos capítulos, normalmente grande. A história se divide em 9 partes e 32 capítulos.
Já tinha visto o primeiro filme, e, logicamente, já conhecia a história. Mas o livro é muito mais esclarecedor em dezenas de pontos, e quando terminei o livro fiquei com a sensação de algo como se o filme "coubesse" dentro do livro; até porque, a primeira cena do filme é descrita no livro várias páginas depois do início e a última cena do filme não ocorre no final do livro. Tenho certeza que quem nunca viu o filme, irá se maravilhar com o livro e quem já o viu, achará o livro ainda mais fantástico.
A grande genialidade do livro se resume na técnica de escrita de Puzo. Não há diálogos de forma exagerada, mas quando eles ocorrem, são extremamente inteligentes, e, ás vezes, grandes. Prova disso é o capítulo 20, onde se percebe toda a inteligência de Don Vito, seu poder de persuasão e a escrita singular de Puzo. Em todos os momentos da história, você acaba percebendo o quanto Don Vito e Michael se distinguem dos demais, por meio de suas decisões, questionamentos e ideias.
É um livro recomendadíssimo, mas é importante citar que ele trás dezenas de palavrões e situações pesadas. Isso não abala a qualidade do livro, de forma alguma (até porque, é uma história de máfia, não podíamos esperar poesia nas entrelinhas). Quem não leu, faça-o sem problemas; quem já leu, maravilhe-se pelas partes geniais (meu livro está cheio de marcadores, nas partes mais emocionantes); e quem vai ler, prepare-se para um dos livros mais perfeitos já feitos.