The Secret History

The Secret History Donna Tartt




Resenhas - The Secret History


172 encontrados | exibindo 91 a 106
1 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12


Mariana 12/03/2023

Overrated
Conheci esse livro pelo TikTok e apesar de assustada com seu tamanho à princípio, debrucei-me sobre a história com expectativas altíssimas já que havia adorado Como Se Fôssemos Vilões e tenho que admitir que fiquei um pouco decepcionada.
Outras pessoas podem ter gostado mas o estilo de escrita não colou para mim, personagens falhados com os quais não consegui me apegar e sem a sensação do ambiente acadêmico. Senti a escrita prolongada demasiadamente e fui perdendo o interesse pela história ao longo da leitura, ao ponto que estava praticamente me forçando a terminar o livro.
Nem tudo foi ruim, tiveram alguns momentos que me deixaram em alerta e curiosa para saber o que realmente aconteceu (já que o livro é escrito em primeira pessoa e você se questiona até que ponto o Richard está contanto a verdade).
Mas de maneira geral senti que o livro foi uma imitação barata de Como Se Fôssemos Vilões e senti falta do aprofundamento na mitologia grega, que foi apresentado no início como um ponto chave da história e completamente abandonado depois.
Enfim, mais um famosinho do TikTok que foi por água a baixo para mim. Completamente superestimado.
chesww 21/03/2023minha estante
n tem como The Secret History ser uma imitação de If We Were Villains sendo q TSH lançou em 1992 e IWWV em 2017..


Mariana 23/03/2023minha estante
eu fiz um equívoco nessa parte, mas ainda continuo achando IWWV melhor e mais dinâmico




Lara 07/03/2023

Dando 5 estrelas porque a narrativa do livro é perfeita, mas confesso que tenho muitas perguntas não respondidas e me encontro confusa sobre muitos acontecimentos importantes.
comentários(0)comente



Juliana 05/03/2023

Não tem como passar por esse livro sem se sentir parte da história. The Secret History é narrado de um jeito que faz você sentir como se você estivesse ali, passando por aqueles eventos, talvez como alguém vendo tudo a distância enquanto escuta a fofoca ser contada por uma terceira pessoa.

É uma narrativa rica e imersiva, com personagens de moral duvidosa e momentos absurdos, mas que te deixam tão envolvidos que você só vai sendo levado pela onda e termina nervosa tentando prever como diabos tudo aquilo pode terminar.

Eu acabei o livro reprovando a atitude de um monte de personagens, mas ao mesmo tempo me apegando a eles e querendo saber mais. É a magia de uma história bem escrita: você não precisa concordar com os personagens pra gostar do livro. Ou melhor, os personagens podem ser odiosos e ainda assim você nutrir algo por eles.

E claro, o clima de mistério, de segredo, de conspiração; as mentiras, as verdades, as descobertas. Tudo é feito num ritmo tão bom que não tem nada óbvio, ou esperado, ou clichê. É impressionantemente bem feito. Foi um verdadeiro prazer ler esse livro.
comentários(0)comente



Nanda 05/03/2023

A beleza e o Terror
Esse livro sempre aparecia para mim, não importava o que eu estivesse fazendo, ele sempre aparecia. Um dia eu estava fazendo uma breve pesquisa para um trabalho e ele apareceu umas cinco vezes em poucos minutos, foi aí que eu tive a iniciativa de lê-lo.

Nas primeiras páginas, o Richard, me lembrava muito da Tereza da novela, personalidades semelhantes posso dizer. A estética do livro é tão "A Sociedade dos Poetas Mortos". A descrição de cada mínimo detalhe te teletransportava automaticamente para o cenário do livro. O Henry me ganhou desde o começo, com o seu ar misterioso, erudito, poético, melancólico, fascinante... simplesmente encantador.

Quando Julian indagou sobre o fato de "não gostarmos de admitir, porém a ideia de perder o controle fascina pessoas controladas como nós mais do que a maioria dos outros temas", e o Francis simplesmente respondeu com um dos maiores e mais fantásticos pontos de vista que eu pude já pude ler falado por um personage. Fiquei deslumbrada com cada palavra e como ele as usou perfeitamente bem. Uma das coisas que mais me encantou foi a riqueza do vocabulário, as citações, as frases em latim, os diálogos filosóficos, as anologias e os detalhes.

Em muitos momentos eu fiquei confusa e observadora como Richard, fascinada e curiosa como Henry, corajosa e desolada como a Camila, triste e preocupada como Francis e aterrorizada como Bunny. Esse livro me surpreendeu de todas as maneiras possíveis, seja no lado positivo e negativo. Cheio de altos e baixos, uma história cheia de reviravoltas.

Finalizo com essas duas frases marcantes:

"O que são os mortos, afinal, exceto ondas e energia? A luz brilhante de uma estrela morta?"

"A beleza raramente é suave ou reconfortante. Pelo contrário. A verdadeira beleza sempre nos assusta."
comentários(0)comente



flora 24/02/2023

Indescritível
Ler esse livro foi uma experiência diferente de todas as que eu já tive na vida. Apesar de ser um pouco lento, é impossível ficar desinteressante. A história é contada de um jeito muito intrigante e os personagens são únicos. Acho que todo mundo deveria ler esse livro pelo menos uma vez na vida.
comentários(0)comente



Mariana113 19/02/2023

Okay
Eu consigo entender como esse livro é o pilar do dark academia, mas sinti falta de algumas coisas: não senti apego a nenhum dos personagens, achei que eles são do tipo que não vão ser lembrados depois de um tempo que você terminou a leitura. a progressão dos eventos poderia ser mais interessante e, principalmente, a mitologia grega, que é o assunto que eles estudam, deveria ser mais presente. às vezes mal dá pra sentir que eles estão em um ambiente acadêmico, esse povo não tem aula, bicho!
comentários(0)comente



bruno 16/02/2023

"death is the mother of beauty"
Tinha começado esse livro a um tempo atrás, li o primeiro capítulo e não continuei. Após a minha leitura de "como se fôssemos vilões", comecei a ficar com medo pois não tive uma boa experiência com o livro, e eu via muita gente comparando os dois. Entretanto, fui surpreendido positivamente.

O livro segue Richard que, após ter sido transferido para uma faculdade de elite, consegue entrar em um grupo super seleto de 5 alunos que estudam sobre a Grécia antiga, cujo curso é ministrado por um professor super pitoresco, e em decorrência disso ele acaba se envolvendo em uma cadeia crimes e descobrindo segredos obscuros dos seus companheiros.

Fiquei encantado pela escrita da Donna Tartt, quero ler tudo que ela já escreveu, a escrita ao mesmo tempo em que é cansativa, ela é imersiva, poética, detalhada e fluída. Confesso que os capítulos gigantes (alguns com mais de 150 paginas) me incomodaram, pois a certa altura eu não aguentava mais.

Gostei bastante da construção de personagens, como todos tinham nuances, ao mesmo tempo que tinham partes boas tinham ruins e também como ela conseguiu mostrar que não importava o que o Richard tentasse, ele sempre seria um outsider(?). Senti que o Richard era usado como um peão para eles conseguirem o que queriam. A ambientação não fica para trás, a descrição dos cenários, do clima, da sala de aula foram feitas magnificamente.

Gostei da forma com que ela tratou a dependência emocional e a deterioração da saúde mental do Richard quando seus amigos passaram um tempo fora (tal qual a bella em lua Nova kkkkkk). E assim, tratando sobre depressão sazonal e mostrando como ele foi afundando-se aos poucos de uma forma extremamente incômoda e sufocante.

Estava um pouco cético em como um livro em que logo na primeira página vc já sabe quem vai morrer e quem matou, fosse me interessar, porém eu estava surtando mais do que se eu não soubesse. Impossível lagar esse livro sem descobrir como aconteceu e o porquê de ter acontecido, e a partir desse momento vemos o pior do ser humano.

O livro ser narrado em primeira pessoa me deixou cheio de questionamentos, como, até que ponto o Richard estava envolvido em tudo? Será que ele estava contando a verdade? Até o título me deixou pensando isso, a história secreta seria a que ele contou, ou tem alguma coisa escondida aí?

Sobre o final, gostei muito, fiquei bem surpreso, pois ele foi por um lado completamente diferente do que eu esperava. Porém achei bastante pertinente com a história e dá pra vc tirar várias interpretação dele.

Portanto, amei o livro, fiquei obcecado por ele kkkkk. Tive uma ótima experiência de leitura e consegui aproveitar cada momento. Gostei muito da dualidade dele, a ideia que que algo que é completamente bonito é também de alguma forma extremamente feio em sua entrelinhas. Acredito que o propósito final da história é mostrar que devemos ser críticos com as coisas que são romantizadas e que em tudo há hipocrisia!!!
skuser02844 16/02/2023minha estante
Que resenha de milhões


skuser02844 16/02/2023minha estante
É meu amigo tá gente???


skuser02844 16/02/2023minha estante
Lacra mesmo


Lucelia16 16/02/2023minha estante
Eu amei tanto esse livro que nem soube fazer uma resenha depois kkkkkkk


Lucelia16 16/02/2023minha estante
Pretendo ler O pintassilgo tbm, deve ser ótimo


bruno 17/02/2023minha estante
falo mesmo, gi kkkkkkk


bruno 17/02/2023minha estante
eu tava assim Lucelia, passei dias pensando no que eu ia escrever, parece que quando lemos um livro que gostamos muito não sabemos o que falar, nada que pensamos parece ser o suficiente pra descrever a experiência. também quero muito ler o pintassilgo, pretendo ler esse ano ainda, quero também ler o outro dela o the little friend, mas só depois.


Sabrina758 17/02/2023minha estante
Que resenha, meus amigos! Mais empolgada ainda pra ler essa obra-prima.


bruno 17/02/2023minha estante
já tô pronto pra gente comentar muito quando vc for ler!!!




Mari 14/02/2023

Sem nem o que dizer, só sentir
A escrita é bem lentinha, não vou mentir. Mas ambientação é muito bem construída. Acontece muitas coisas que eu não sei como expressá-las, algumas nem processei direito ainda. É um livro pesado, com temas pesados.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Dora 22/01/2023

No início eu me apaixonei pelos cenários nostálgicos e sombrios da universidade e desse grupo de alunos. Me fascinei com o estudo do grego e das discussões filosóficas. As descrições da ambientação e sentimentos me deixaram em paz de espírito e tudo ia bem.
O assassinato foi interessante mas acho que eu esperava mais. Mais detalhes ou uma cena mais prolongada. E o fato de que aconteceu na metade do livro, deixou os outros 50% entediantes de serem lidos. Acho que várias das páginas e cenas que vemos depois da morte do Bunny são desnecessárias e o livro poderia ter menos capítulos.
De qualquer jeito, foi uma leitura diferente mas estranhamente refrescante. Ler livros de quem realmente sabe e gosta de escrever é uma experiência deliciosa.
comentários(0)comente



iara 17/01/2023

the secret history
simplesmente perfeito. cada detalhe desse livro merece ser analisado. as relações entre o grupo da greek class, as relações sócio-econômicas, o que te leva a matar alguém... todos os personagens são complexos e culpados. lives up to the hype
comentários(0)comente



luh lantsov 08/01/2023

Beauty is terror. Whatever we call beautiful, we quiver before it.
• gatilhos: abuso emocional, abuso sexual, racismo, homofobia, incesto, assassinato, gordofobia, alcoolismo, crueldade com animais, uso de drogas, anti semita, luto, incesto, uso de armas, estresse pós-traumático, slut-shaming, tentavas de suicídio, violência, trauma, menção a estupro.

uau, como eu começo?? tem que ter estômago pra ler esse livro. é um livro perturbador, cheio de gatilhos mas é muito bem escrito e MUITO viciante, eu não conseguia parar de ler esse livro. absolutamente todos os personagens desse livro tem problemas, fazem e pensam coisas completamente absurdas, juro, muitas vezes tive que olhar pra parede e dizer ?o que foi que eu acabei de ler??? quando você pensa que o livro já tá no auge do absurdo donna tartt vem e prova que eles são capazes de muito mais infelicidades. não gosto dos personagens pois pra mim eles são várias red flags ambulantes ?
queria morar naquela cena deles passando um tempo na casa da tia do francis, naquelas cenas todos eram felizes e não tinham problemas ?
queria falar muito mais mas agora realmente não dá pq ainda tô digerindo tudo (e olha que acabei faz uns dias já)

?spoiler:
GENTE O FINAL
aquele incesto da camilla e o charles (tenho certeza que o charles abusava a camilla), o julian completamente perturbado também, o henry no final? gente aquele final foi MUITO inesperado. vejo tanta gente romantizando esse livro e os personagens, endeusando o henry e o francis, gente???????
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



isis 29/12/2022

MONEY POWER GLORY- LANA DEL REY
?You say that you wanna go
To a land that's far away
How are we supposed to get there
With the way that we're living today?
You talk lots about God?

São quase quatro da manhã e pouco me resta a dizer sobre esse livro, meus pensamentos se perderem ao longo dos meses de leitura porém alguns raciocínios ainda prevalecem!! Nunca li um livro cujo protagoniza me interessava tão pouco, sua personalidade é puramente baseada no que ele queria ser e nunca foi e para mim resume bem o livro, não tenho pena de ninguém, absolutamente ninguém, para mim eles apenas merecem cada dor que é escrita.

De fato muito bem escrito mas não vale as 600 páginas de enrolação, não sei se é por que eu não manjo muito de história grega mas nada pareceu me fazer muito sentido, a única coisa que te mantém lendo as vezes é curiosidade genuíno de onde esse TREM vai parar. E o fim foi a parte que mais me prendeu, foi a única parte que me fez amar o livro mas não vale ficar
bom nas últimas páginas ta!!! enfim fodase todos os homens da terra q parecem esse protagonista por que provavelmente iria acabar os beijando e depois me arrependendo.
comentários(0)comente



lia capella 28/12/2022

me incomoda um tanto que eles fazem um bacanal e conhecem o próprio Dionísio e isso não vira uma questão central no livro
não porque isso é uma fraqueza na narrativa, mas porque depois disso eu fiquei o resto da leitura todo torcendo pra eles fazerem outros rituais gregos e não aconteceu, mas tudo bem
o livro 1 é muito mais interessante/melhor e queria que o Julian e as aulas aparecessem mais porque foram os melhores momentos
também senti o final um pouco corrido
a prosa é magnífica, fascinante e muito envolvente, poética
comentários(0)comente



172 encontrados | exibindo 91 a 106
1 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR