spoiler visualizarlehghh 29/09/2022
the secret history
the secret history é simplesmente o tipo de livro que fica com você pelo resto da sua vida, assistindo filmes, lendo livres de premissa semelhante ou até conhecendo pessoas que lembrem remotamente os protagonistas você já se lembra dos personagens. seria facilmente um livro 5 estrelas apenas pela escrita linda e detalhada, reflexiva e clássica se não fosse pelas várias ocasiões irrelevantes como o momento em que o richard tem pneumonia ou as festas da faculdade, que parecem totalmente banais. a escrita que mostra como o richard constantemente descreve os momentos em que está com o resto do grupo como ?fever-like? e quase como parte de um sonho só mostra a romantização dele sobre todos os acontecimentos dali, inclusive sobre a morte do bunny, sobre a loucura da ocasião e a veneração dele em cima dos próprios amigos.
para mim a falta de credibilidade na narração do richard é um ponto positivo ? incrível na verdade, principalmente quando se trata de julian, que vendo por fora é claramente manipulador e escolhe cuidadosamente seus estudantes como pessoas sem figuras paternas para que ele as possa adotar, ter poder sobre elas. e a verdade é que a única coisa pela qual ele se importava era parecer superior, sábio, quase como um santo. a adoração de henry por julian é notável e a inveja que richard sente da relação dos dois é súbita mas está ali, da mesma forma como richard venera henry os outros o fazem ? com excessão é claro de bunny, porém henry consegue fazê-los pensar que um assassinato seria aceitável, acho que só mostra a necessidade incessante do richard de fazer parte do grupo das aulas de grego do professor julian a todo momento, e mesmo assim ele não consegue. ele não foi incluso nos planos futuros e com certeza era visto como um plano de fuga caso fossem pegos pelo FBI. todos os 5 não se interessavam pela vida de richard ou suas opiniões, eu sinto pena dele se qualquer coisa.
negativamente, todos os personagens com excessão do richard e francis são completamente insuportáveis, dramáticos e egocêntricos, com todo o complexo de superioridade ao ponto de criarem seu próprio mundo dentro de uma aula de grego, para isolarem-se das noticias atuais e dos ?inferiores?, o que fica claro especialmente com o henry, que se recusa a fazer os SATs por exemplo.
em geral, se todos os personagens fumassem menos e bebessem menos uísque e fossem mais suportáveis, mais cenas nas aulas e dos questionamentos entre richard e julian (que eram as coisas mais interessantes) eu teria gostado mais. entretanto, é impossível totalmente condenar o livro já que é tão marcante e mesmo depois de mais de um mês de tê-lo finalizado eu ainda me lembro de tantos detalhes e personagens, as frases e descrições, os detalhes e ambientação são incrivelmente únicos e imagino que tenham sido bastante baseados também no filme dead poets society, pelo professor e sua influência em sua turma.
odiei o plot do incesto, totalmente desnecessário e sem acréscimo nenhum à história, a não ser mais um motivo para o surto do bunny.
os mistérios do bacchanal e da morte do fazendeiro foram intrigantes, e a forma como a donna tartt resolveu mostrar não o mistério do assassinato e sim suas consequências foi muito melhor, mostrando principalmente como afetou o francis e o charles, mas claro ao fim afetou todos eles por terem seus anos jogados no lixo depois da desistência do seu professor, por outro lado muitas coisas foram totalmente entediantes e arrastadas, me fazendo querer terminar o livro de uma vez mas me sentindo mais obrigada a ler do que realmente com vontade, então por isso acho impossível dar 5 estrelas à the secret history, talvez se muitas coisas fossem tiradas do livro.
mas eu adorei! sempre 24/7 a todo momento pensando nas frases do livro e na vontade que eu tenho de criar um clube de grego com meus bests e ir matar fazendeiros de fazer um ritual maluco na nossa casa no campo.